sexta-feira, março 23, 2012

A volta do Shazam!



Creio que o Capitão Marvel da DC, doravante chamado de Shazam, seja vítima da maior sacanagem que já fizeram com um personagem dos quadrinhos em todos os anos de existência dessa indústria! Com o reboot da DC e o anuncio das 52 novas revistas os fãs desse personagem viram ficar mais distante o sonho dele aparecer novamente com uma série digna.

Para quem não sabe do que aconteceu com o Capitão Marvel, resumidamente, foi o seguinte: O personagem era da Fawcett Comics, suas histórias rapidamente rivalizaram em popularidade com as do Superman. O fato do novo herói ser um adolescente que se transformava num adulto super poderoso fazia com que o público se identificasse mais com ele do que com o azulão. Após processos judiciais e brigas editoriais a DC conseguiu os direitos de publicação do personagem, mas não queria que o mesmo continuasse a ameaçar o trono do homem de aço. Então a editora começou a ridicularizar o personagem na tentativa de reduzi-lo e mostrar que ele não chegava aos pés do Superman. A editora então cancelou o título do personagem e só esporadicamente lançava algo relacionado.

Uma das aparições recentes do herói!

Inexplicavelmente, mesmo a DC fazendo de tudo para que o personagem não continuasse popular, ele nunca caiu no limbo na memória dos fãs. De modo que tudo o que a DC lançava com ele vendia muito! Principalmente as ótimas mini-séries!


O volta Shazam após o reboot


Um tempo após o anuncio do reboot, os fãs perguntaram se haveria espaço para o Shazam neste novo universo. A resposta DC foi positiva, porém todos ficaram sem saber se seria algo digno do personagem ou mais uma galhofa.

Porém a resposta definitiva começa  ser dada agora. Esse semana finalmente foi publicada a Justice League #7. Nela, a partir de agora, teremos histórias curtas do Shazam para incluí-lo no novo universo da DC.

E como foi?

Bem, é algo introdutório mas muito promissor. A história começa muito bem, mostra o processo seletivo do novo hospedeiro para um grande poder! Várias pessoas ao redor do mundo são abduzidas magicamente, levadas a um palácio mágico em ruínas. Lá um homem muito velho faz perguntas a essas pessoas e no final faz com que digam a palavra: Shazam!

Mais um candidato reprovado!

Nenhum dos candidatos testados se transformam no grande herói. Porém, nada disso passa despercebido aos olhos do Dr. Sivana. Antes um grande cientista, resolveu abandonar a ciência e se entregar a magia e vem pesquisando o mito do Adão Negro.

Dr. Sivana pesquisando sobre as abduções mágicas!
Dr. Sivana e o mito do Adão Negro

Em seguida vemos o jovem Billy Batson, um órfão que está prestes a ser adotado por um simpático casal. O garoto se apresenta como uma criança extremamente doce, bem comportada e carente. Então os novos pais do garoto vão resolver os detalhes da adoção e deixam o orfanato por alguns instantes. Tempo suficiente para Billy mostrar que é um malandrinho e que não é nada do que mostrou para os leitores até agora.

A primeira transformação de Billy Batson!

Ao sair para caminhar pelas ruas da Philadelphia o garoto é abduzido magicamente, porém ao pronunciar as palavra mágicas ele se transforma no poderoso Shazam!

Finalmente a lenda retorna!

E é isso, a história é curta. Mas só por mostrar um antigo vilão de modo mais sério e "realista" e por trazer o grande Shazam de volta aos quadrinhos, já vale muito a pena comprar essa edição da Justice League. Os fãs sabem que o personagem tem um potencial inexplorado pela DC e que pode vir a ser um dos grandes sucessos da editora. Creio que todos esperamos que agora ele seja levado a sério e que tenha uma série digna!

2 comentários:

Cortissa disse...

Fala, Bob! Estou retribuindo sua visita ao Cortissa. Muito bacana o seu blog! Não sabia desta sacanagem da DC com o Shazam. Quando eu era moleque tinha um gibizão cujo título era justamente Superman X Shazam (ninguém vencia no final). Tomara que ele ganhe uma revista decente. Abraço!

Bob Mota disse...

Opa, essa sacanagem com o Shazam é bem conhecida. E o melhor é que nunca tentaram disfarçar isso! Tomara que isso não aconteça mais. E obrigado pela visita!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...