terça-feira, fevereiro 14, 2012

Star Wars: Dawn of the Jedi - Falta 1 dia



Então, a Dark Horse anunciou ano passado que uma de suas novas séries de Star Wars para 2012 seria o Dawn of th Jedi. Traduzindo livremente seria algo como, O Alvorecer dos Jedi. Uma história que fala sobre o início dessa classe de guerreiros tão peculiar.

Esta nova história em quadrinhos se passará, pela primeira vez este tempo será explorado, 25000 anos antes da nova trilogia. Irá mostrar o início de tudo, como os Jedi surgiram, qual o seu planeta natal, como criaram o sabre de luz, etc. 

Eu achei muito válida essa experiência, tínhamos apenas algumas informações soltas. Os livros falam algo sobre o passado desses guerreiros, e produtos como o Jedi Path são bastante completos, mas não temos nada falando exatamente sobre a época anterior a criação dos sabres de luz. É um ponto da mitologia criada por George Lucas que ainda não tinha sido explorado.

Para todo aprendiz de Jedi

A Dark Horse no início desse mês lançou o "guia oficial" dessa nova série, uma edição zero, que introduz o leitor a este novo universo e este que vos escreve conseguiu um exemplar. 


 A Era do Alvorecer

Esta é uma era de lendas, uma era antes da descoberta das viagens hiperespaciais, antes da fundação da velha república, e antes das filosofias dos Jedi e Sith serem codificadas.
Este é um conto sobre a grandiosa e mítica sociedade, estabelecida e nutrida por poderes anciões inimagináveis e misteriosos, em rota de colisão com um império fundado sobre as trevas e morte.
Estas são as raízes de ambas as Ordens dos Jedi e dos Sith.....O Alvorecer dos Jedi.
(Trecho traduzido da edição zero do Dawn of the Jedi).

A história começa no planeta de Tython, no Deep Core da galáxia. Um ambiente rico na Força, por isso vários povos diferentes que podiam sentir essa presença se uniram nesse planeta. Migraram para ele. Eles então ficaram conhecidos como Tythans. Dentre os representantes desta população existe um povo que se dedica ao estudo da Força, eles são conhecidos como Je'Daii e criaram uma ordem organizada que se dedica a conhecer todos os aspectos da Força além de ensinar esta prática para os interessados.

O Lar original dos Jedi

Também conhecemos o que significa a palavra Je'Daii - Je, significa "místico", e Daii, significa "centro". Portanto as duas palavras juntas representa aquele povo que se concentra no estudo do equilíbrio interior com esta energia mística que eles chamam de Força.

Existe uma hierarquia no estudo da Força, quanto mais se entende desta energia mística maior é o grau nesta hierarquia. São cinco níveis: Padawan, Journeyer, Ranger, Master e Temple Master.


Kaleth, o templo do conhecimento
Esses estudiosos são considerados monges, vivem em templos. Mais exatamente são 9 espalhados pelo planeta de Tython. Kaleth, o templo do conhecimento; Bodhi, o templo das artes; Anil Kesh, o templo da ciência; Mahara Kesh, o templo da cura; Vur Tepe, o templo da forja; Qigong Kesh, o templo das habilidades da força; Satv Kesh, o templo das artes marciais; Padawan Kesh, a academia Je'Daii; Akar Kesh, o templo do equilíbrio.

Além de várias informações interessantes a edição zero dá a entender que os Je'Daii contemplavam o equilíbrio. Eles já sabiam que a Força tem dois lados, o lado negro e o lado da luz, mas eles não exaltavam um dos lados e nem condenavam o outro. Eles creem que o equilíbrio entre os dois lados é o caminho que precisa ser seguido para a compreensão desta energia mística. E nesse época os Je'Daii não utilizavam sabres de luz, eles usavam os próprios punhos e a manipulação da Força. Alguns utilizavam lâminas forjadas em Vur Tepe.

Tasha Ryo - Uma Monge Je'Daii

O principal "vilão" desse novo mundo é o Império Infinito composto por seres de vários mundos, sua fundação é atribuída aos Rakata. Uma raça de anfíbios bípedes que querem dominar todos os mundos em que a Força é abundante. Eles desenvolveram tecnologias baseadas no uso da força, os princípios do hiperespaço e dos sabres de luz são de autoria destes seres. Os Sabres de Força (precursores do Sabres de Luz) canaliza o poder do lado negro da força para criar lâminas de energia e esta tecnologia não é de conhecimento dos Je'Daii.

Skal'nas, um exemplar da raça dos Rakata.

Esta história em quadrinhos irá se passar durante a invasão do Império Infinito ao planeta Tython. Teremos os monges Je'Daii usando seus próprios punhos enfrentando os Caçadores da Força utilizando sabres de energia!

Ficou empolgado? Eu fiquei! E amanhã, dia 15/02, é quando sairá a primeira edição desta série que promete explorar as histórias antigas a respeito da criação da lenda dos Cavaleiros Jedi!

Você pode comprar a primeira edição, a partir de amanhã, aqui. A edição zero, aqui.

p.s.: Desculpem não ter postado nada ontem além dos vídeos. A postagem atrasou e só pude colocá-la hoje.

2 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Achei a proposta interessante. Vou procurar, e tomara que lancem aqui no Brasil :)

Bob Mota disse...

Eu estou tentando acompanhar e desejo muito que saia aqui pelo Brasil. Sempre quis saber como teria sido o início dos Jedi.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...