sexta-feira, fevereiro 24, 2012

House Rules VIII - Turbinando os pontos de ação de Tormenta RPG



Uma das coisas que mais gostei no Tormenta RPG foi a mecânica dos Pontos de Ação. Eles são um recurso extra para os jogadores realizarem seus feitos e tentarem escapar das garras do mestre momentaneamente. Outros jogos possuem uma mecânica semelhante mas que servem para muito mais coisas!

Essa postagem foi motivada pela sessão de Serenity RPG no XII - EJRPG, onde conheci a mecânica dos Plot Points.

Os rpgs que tem chegado ao Brasil recentemente tem trazido uma nova realidade para os jogadores e mestres. Eles trazem jogos em que os jogadores não são apenas espectadores nas aventuras, eles passam a ter uma importância maior podendo modificar a história contada do modo que quiserem.

Shotgun Diaries é o exemplo que eu conheço melhor. Nele, cada vez que um jogador tem sucesso nos dados assume a posição de mestre e narra o que ele quer fazer. Não é apenas um sucesso num teste, ele não realiza apenas uma ação, ele narra uma cena toda! Se for bem sucedido o personagem só fica limitado pelo o universo em que está jogando, não tem limite de ações por turno, não tem uma quantidade máxima de ataques, não tem limites praticamente.

Esse tipo de recurso modifica bastante a narrativa criando histórias bastante interessantes!

Mas isso não é um benefício apenas desses sistemas que recentemente tem chegado ao Brasil, o Serenity RPG possui a mecânica dos Plot Points que podem alterar a narrativa desde que seja plausível para a cena corrente.  Outro sistema publicado aqui no Brasil tem um recurso semelhante aos Plot Points, o Mutantes & Malfeitores e seus Pontos Heróicos! No entanto são um pouco mais limitados que os pontos do Serenity RPG.

Um ótimo RPG

Hoje eu quero sugerir que os Pontos de Ação do Tormenta RPG sejam mais poderosos como nos Mutantes & Malfeitores e no Serenity RPG.


Os Pontos de Ação e seus semelhantes


No Tormenta RPG os Pontos de Ação tem os seguintes usos:
  • Adicionar um dado a sua jogada ou teste. Você deve usar o Ponto de Ação após a sua rolagem no dado e antes do mestre dizer se você foi bem sucedido ou não. 
  • Adicionar um dado a sua Classe de Armadura até o início do próximo turno. 
  • Fazer um segundo teste de resistência contra algum efeito nocivo que esteja afetando seu personagem.
  • Realizar uma ação padrão ou ação de movimento extra por rodada. 
  • Recuperar pontos de vida. 
Ou seja, esses pontos são utilizados apenas para interferir em rolagens de dados dentro ou fora de situações de combate. Eventualmente elas podem alterar algum elemento da cena, como a morte ou não de um personagem de jogador, etc. 

No Mutantes & Malfeitores 2ª Edição os Pontos Heróicos tem os seguintes usos:
  • Melhorar rolagens de dados, permitindo que você faça uma segunda jogada e escolha o melhor das duas. 
  • Feito Heróico, que permite que você fique momentaneamente mais poderoso adquirindo por uma rodada os benefícios de um feito que seu personagem não tenha ou uma nova graduação em algum poder que você já tenha. 
  • Esquiva, permite que você mantenha sua esquiva em situações que você não seria capaz de mantê-la (quando surpreso, desprevenido, etc).  
  • Escapar da Morte, aqui você não recupera pontos de vida, recupera status. 
  • Inspiração, o seu personagem tem uma inspiração súbita, na forma de uma dica, pista ou "ajudinha" do mestre. Isso serve para resolver um enigma, descobrir uma das fraquezas do vilão, etc.
Onde está o recurso para edição de cenas? É na Inspiração. Aqui os jogadores podem conseguir editar uma cena com a devida aprovação do mestre, é uma troca de Pontos Heróicos por benefícios do Mestre. É um recurso de edição de cenas pequeno comparado ao Serenity RPG mas muito maior do que o que é oferecido em Tormenta RPG. 

No Serenity RPG os Plot Points tem os seguintes usos:
  • Melhorar os resultados das rolagens de ação adicionando um dado extra a rolagem. A quantidade de faces do dado adicional depende da quantidade de pontos gastos. 
  • Manter seu personagem vivo. Usando o mesmo princípio anterior da troca de pontos por dados de faces diferentes, aqui você faz uma rolagem com os dados adquiridos e subtrai esse número no dano que seu personagem acabou de receber. 
  • Cobrir suas ações. Você pode gastar seus Plot Points para fazer com que seu personagem tenha uma "inspiração súbita" em determinada cena. Bem semelhante a "Inspiração" do Mutantes & Malfeitores. 
  • Manipulação da História. Aqui você gasta uma quantidade de Plot Points para o "tamanho" da manipulação da história que você quer realizar. Por exemplo: Seu personagem (um mercenário) está sendo perseguido por um Oficial da Aliança dentro de uma boate. Você gasta 1 ponto para que uma pessoa bêbada esbarre no oficial e te dê uma vantagem durante a fuga. Porém uma manipulação maior é possível, para isso mais pontos são necessários. Por exemplo: A nave do seu personagem está sendo perseguida por uma nave de Rivers, você gasta TODOS os seus pontos (12 é o número máximo de Plot Points permitidos) para que durante a perseguição você encontre uma frota de naves da Aliança! Lógico que tudo tem que ter a autorização do mestre.

Perceba que apesar de possuir uma quantidade menor de usos, eles são bem abrangentes de modo que os usos que o Tormenta RPG e o Mutantes & Malfeitores dão aos seus Pontos de Ação e Pontos Heroicos, respectivamente, podem ser facilmente encaixados nos usos dos Plot Points. 

Mas o que chama mais atenção é a possibilidade de manipular a história que o sistema dá ao jogador. Apesar de precisar da autorização do mestre, eles ainda podem permitir belas reviravoltas na narrativa planejada. Muitos mestres, como eu há um tempo atrás, podem pensar: Isso vai facilitar muito para os jogadores! Mas uma coisa eu aprendi em todo esse tempo de mestre: Dificultar as coisas não é a base para a construção de uma boa aventura. A boa aventura é uma história construída pelo mestre em conjunto com os jogadores! 

Lógico que sempre existem os jogadores apelões que querem que tudo seja plausível por se tratar de "um jogo de faz-de-conta", contra esses os mestres devem ter cuidado. Mas para os jogadores sensatos (se é que isso existe) o mestre não deve ter medo de dar esse poder.


Mas lembre-se do equilíbrio

Os recursos de Pontos de Ação, Pontos Heroicos e Plot Points foram pensados para o seus respectivos sistemas de modo que o mesmo não fique desequilibrado. Concordo com essa frase, mas creio que dar o poder de manipulação da história para os jogadores de Tormenta RPG, não vai alterar tanto no equilíbrio. Você vai oferecer um recurso para que o jogador participe mais da história do que normalmente faz, tornando as coisas mais interessantes e criando uma narrativa imprevisível. Esse recurso não é incomum nos tipos de histórias que o Tormenta RPG pretende simular. 

Pense comigo, qualquer tipo de situação entre "Eitha! Que sorte isso ter acontecido!" e história com um final do tipo "Deus Ex Machina" pode ser simulada com os Plot Points. Por exemplo: quando Frodo é resgatado pelas Águias Gigantes no final de O Retorno do Rei, é o tipo de cena que pode ser criada por um Plot Point  e a manipulação da história. Normalmente esse tipo de recurso fica nas mãos do mestre, agora você passa um pouco desse "poder" para o jogador o que torna as coisas mais interessantes.

Gwaihir salvando Frodo!

Existe também o detalhe de que os Pontos de Ação do Tormenta RPG não possuírem um limite de quanto cada personagem pode ter (não encontrei no manual a página em que diz isso). Mas o mestre poderia limitar baseado no nível ou estabelecer como 12 o limite máximo para esses pontos, e para fins de manipulação da história permitir que mais de um ponto fosse gasto durante a rodada. Então o gasto de pontos ficaria da seguinte forma:

Quantidade de PontosImpacto na história
1 - 3Sem Importância
4 - 6Menor
7 - 10Significativo
11+ Maior

  • Sem Importância: Seria algo como alguém esbarrar na pessoa que está perseguindo seu personagem ou fazê-lo tropeçar.
  • Menor: Algo como "lembrar" que tinha 100 moedas de ouro guardadas dentro da sua bota!
  • Significativo: Seu personagem consegue convencer uma autoridade, que em condições normais seria impossível, de que são velhos amigos e ela deve interceder por ele. 
  • Maior: O exemplo da frota de naves da Aliança que citei acima ou o exemplo em que o Frodo é salvo da morte pela Águia Gigante. 

Vale salientar que é bom que exista um limite de Pontos de Ação para evitar que mais de uma dessas alterações bruscas aconteçam por parte de um personagem e também para ressaltar a importância de gastar essa quantidade de pontos. Esse limite também é para ser adaptável para cada mesa dependendo da facilidade com que os jogadores os conseguem. Se na sua mesa eles conseguem muitos pontos rapidamente, o limite deverá ser maior. Caso contrário diminua o limite ou deixe assim.

Outros usos interessantes para os Pontos de Ação são: A Inspiração e o Feito Heroico do Mutantes & Malfeitores. No caso do segundo, proporciona bem aquelas cenas em livros, filmes e histórias em quadrinhos, em que o personagem manifesta por um momento poderes maiores do que ele normalmente tem. Com certeza proporcionará mais diversão para sua mesa de rpg. 

Caso não tenha abordado os Plot Points em sua totalidade, me perdoem. Tive o primeiro contato com o sistema Cortex essa semana e me empolguei tanto que consegui um exemplar do Serenity RPG e li a parte sobre este recurso. Ou seja sou iniciante nesse sistema. Mas e você? Gostou da proposta? Já fez algo parecido em sua mesa?

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...