segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Demorou mas tá aqui! Resenha da Dragon Slayer 36



Como todos sabem (pelo menos quem acompanha o blog) sou fã e jogador/mestre do cenário Tormenta RPG (TRPG). Comecei com o Tormenta 3D&T e continuo no cenário até hoje! E ele está cada vez melhor. No entanto, mesmo acompanhando o cenário e comprando as edições da revista de suporte, a Dragon Slayer, eu nunca resenhei uma edição dela por aqui. Pois bem, essa falha começa a ser concertada a partir de hoje!


Primeira Dragon Slayer do ano! Que maravilha! O que este humilde protótipo de blogueiro achou desta edição?! Bem, vejamos! 


Notícias do Bardo: A Jambô vai realizar o sonho de muitos fãs do sr. G. R. R. Martin, irá lançar no Brasil o A Song of Ice and Fire RPG! Que provavelmente ficará com o título de Guerra dos Tronos RPG, seguindo a tradução do título da série e dos livros. É, minha editora de rpg terá que procurar outro título para entrar no mercado, mas não ligo porque estou muito feliz com essa notícia! Tivemos boas notícias sobre o Mega City, já está praticamente pronto. Divulgação do Violentina, Shotgun Diaries e Guia do Jogador de Forgotten Realms. Temos também novidades da Retropunk, foram anunciados aqui os títulos: Este Corpo Mortal, Histórias de sobrevivência numa terra devastada, Escudo do mestre dos mortos, Observadores do Céu, Espírito do Século e Magia Bruta! 

Encontros Aleatórios: Muito divertido, como sempre! As respostas dos paladinos e paladina, falhas críticas também muito legais. E a surpresa foi que estão usando as imagens que o Cassaro vive divulgando no twitter, a dos paladinos e paladina ilustrados e coloridos digitalmente. Muito divertido. Ficaram muito adoráveis. 

Grimório de Jade e Sir Rolland: Muito bons! Fora a sacada genial de como o Grimório de Jade funciona. O Sir Rolland está cada vez melhor. O autor se supera a cada edição. 

Reviews do Guia da Trilogia e do Old Dragon e Poder Supremo: Eu estou cada dia mais doido para comprar os três. Quanto ao Guia da Trilogia, não pretendo rolar a campanha dela na minha mesa mas as informações extras como: regra para os níveis épicos, talentos, classes, respostas para certas dúvidas sobre a trilogia, como Arton ficou após a mesma, entre outras coisas! Quanto ao Old Dragon, eu estou querendo muito rolar sessões do Senhor dos Anéis nesse sistema simpático. E com relação ao Poder Supremo, essencial para qualquer um que queira ousar criar poderes bem diferentes com esse sistema. Estou pensando em rolar Authority com M&M, o que acham?

Toolbox: Mais uma vez o sr. Caldela faz valer esse espaço da revista. O tema desta edição é o combate. Ele dá dicas preciosas sobre como deixar os combates da sua mesa marcantes. O mais interessante, sem a necessidade de regra alguma, suas dicas são praticamente sobre como gerenciar os recursos que o mestre dispõe. E não pense que você deve deixar os encontros aleatórios de lado, caso você seja adepto e fã deles. 

Mestre da Masmorra: O Dr. Gustavo Brauner preferiu falar sobre como o mestre deve "estimular" o desenvolvimento de backgrounds pelos jogadores, além de ressaltar a importância de desenvolver uma história para os seus npc's. Não obstante ele ainda dá dicas de como utilizar tudo isso nas suas campanhas. Todas são muito boas! 

FUS RO DAH!! Skyrim para Tormenta RPG: Ainda não joguei este game mas fiquei mais ansioso ainda para jogar. Conhecia um pouco sobre o mundo do jogo e pelo que já sabia a descrição dele está muito completa. Não só a descrição, mas a adaptação é completa. Praticamente todas as raças do jogo estão devidamente adaptadas. As facções ficaram muito legais também e as regras extras podem ser utilizadas em qualquer cenário. Então se você queria continuar se aventurando em Skyrim após o game, você precisa dessa revista. Mesmo que não utilize TRPG. 

Adaptação de Skyrim

Gomu Gomu No..!! One Piece para 3D&T: E o que dizer da adaptação deste mangá de grande sucesso para 3D&T?! Ficou muito boa! Temos aqui regras para embarcações e sua tripulação, fora as vantagens como Corpor Maleável, os Frutos do Diabo, a raça dos Homens-Peixe, entre outras coisas! Vale salientar que a adaptação vai até certo ponto do mangá, não tinha como ser até a situação atual pois como vocês sabem One Piece não é pequeno. E adorei a sacada genial das páginas que falam sobre os personagens que  ficaram no formato de cartazes de "Procura-se".  

Quem não gosta de piratas! 


A Gazeta do Reinado: Temos rumores sobre um nova Reunião Élfica, inclusive com a possível inclusão dos personagens de uma certa hq ambientada em Arton. Dungeon Crawlers. Gostei muito também desta sessão estar sendo utilizada para trabalhar antigos problemas do cenário, a Torre da Fúria está se movendo e eu já tive boas idéias sobre como encaixá-la na minha mesa. O ataque bizarro em Ahlen também ficou muito interessante, por um momento achei que o Flautista de Hamelin tinha aparecido em Arton! Será que a Aliança Negra tem algo relacionado com isso?!
Achei muito interessante também o relato dos piratas Moreau invandido Sambúrdia! Achei uma utilidade interessante para esse povo na minha mesa, estou começando a considerar a possibilidade de incluí-los na minha Arton. Outra manchete interessante é a do General Morto-Vivo em Salistick. E fiquem atentos pois o Protetorado do Reino está recrutando novos heróis e com um novo talento de brinde! 

Chefe de Fase: Quem diria, eu não apostaria nisso. A poderosa Lisandra reaparece no cenário como sumo-sacerdote de Allihanna. Agora ela é a mais poderosa dos sumo-sacerdotes, eu ainda botava fé que o Rei Náutilus continuaria ocupando este posto. Uma poderosa força contra a Tormenta, mas será que ela pode ser corrompida por este mal? 
A arte do Lobo Borges ficou incrível e a ficha já utiliza as regras para níveis épicos que virão no Guia da Trilogia. No entanto o modelo Meio-Dríade virá no futuro suplemento O Mundo de Arton, mas já dá para pescar muita coisa dessa ficha. 
Preview da nova hq ambientada em Arton!


20 Deuses: A mais nova hq do Marcelo Cassaro com arte do Rafael Françoi. Tanto a arte quanto o modo como a história começou me agradaram muito. Muito interessante o nosso protagonista ser de Callistia, ninguém da minha mesa curte esse reino. A arma do rapaz é bem peculiar e já mostrou ser bastante eficiente. Por um momento achei que a personagem feminina fosse um avatar de Valkarya, mas depois fiquei pensando que ela pode ser uma clériga, paladina, ou só uma devota. Achei muito legal a imagem vista de cima do reino de Callistia, lembrou muito algumas imagens da Amazônia. Vamos ver como será o desenvolvimento da trama. 
Não sei se estou certo mas a arma do rapaz e o fato dele ser um pescador me pareceu uma referência ao Hunter X Hunter. O garoto também me lembrou o Tidus do Final Fantasy X, não sei porque. Fora isso, só falou o rapaz dizer que o pai dele tinha deixado de ser aventureiro por ter levado uma flechada no joelho.

E por último, mas não menos importante. 

Fundo do Baú - Defensores de Tóquio: Não o 3D&T, estamos falando aqui da primeiríssima edição deste rpg sensacional. Defensores de Tóquio é um rpg focado na simulação bem-humorada de tokusatsus. Changeman, Japion, Giban, Jiraya, Kamen Rider, etc. Com um sistema bem semelhante ao 3D&T, e um sistema de vantagens e desvantagens que deixa tudo mais interessante, D&T é muito leve e despretencioso. Apesar de muitos não gostarem dele, eu sou um grande fã deste sistema. Comecei com ele e sua força só se renova a cada ano, tanto que a Jambô resolveu voltar a trabalhar com o mesmo, investindo até num cenário base. Muito divertido e cumpre bem o seu papel. Adorei a escolha do sistema para essa matéria.


Concluindo

Essa edição da Dragon Slayer foi excelente! Todo o material nela contida serve para qualquer sistema. As adaptações ficaram incríveis e só contribuem para a popularização do hobby. A notícia do lançamento do Game of Thrones RPG foi extremamente animadora, um título bem peculiar que com certeza fará bastante sucesso. Os reviews ficaram ótimos e cumpriram com o seu papel de me deixar muito mais ansioso para comprar esses títulos. A Gazeta do Reinado movimenta Arton mesmo nas edições em que Tormenta não seja o foco. E mal posso esperar pela próxima edição, espero um novo capítulo da hq e outras boas novidades! Parabéns para a equipe! A revista está cada vez melhor. 

p.s.: Uma vez li uma resenha da Dragon Slayer em que o resenhista dizia que para que a Dragon Slayer fosse uma revista de rpg com "R" maiúsculo deveria ter matérias voltadas para outros sistemas fora os da editora Jambô. Bem, guardei essas palavras até hoje para dizer: A DRAGON SLAYER JÁ É UMA REVISTA DE RPG COM "R" MAIÚSCULO!! Se editoras como a Devir não tem interesse em criar uma publicação para abordar seus sistemas, a Jambô não tem essa obrigação. Portanto, VÁ COBRAR PUBLICAÇÕES SOBRE OUTROS SISTEMAS DOS SEUS RESPONSÁVEIS! E tenho dito! 

3 comentários:

Anônimo disse...

bom, fora que a 4e não permite a publicação em revistas, ou permite? Ouvi falar sobre isso e sobre ter outros sistemas além da 4e na revista e esse ser o motivo... Anyway, sinceramente acho que jogadores de storyteller e GURPS não precisam de suporte nenhum por parte da jambô (que conseguia surfar na era d20 com os livros básicos da devir, hoje nem mais esses são publicados), e mesmo se tivessem esse suporte ainda iriam continuar nem aí para a revista.
Além de que trabalhar com vários sistemas pode se tornar um verdadeiro caos, vide as antigas revistas onde um espaço precioso era gasto porque as adaptações eram pra três sistemas diferentes. É melhor como está sendo trabalhado mesmo: algo medieval? adapta para tormenta rpg; algo mais aventuresco estilo anime? é claro que é para 3d&T; algo mais fantasioso na era moderna? bota em Níveis de Poder aí para M&M; algo mais dark medieval ou em dragon age mesmo adivinha pra quem é? pra dragon age, é claro; e assim por diante...


Mas bom, a verdade é que nem tenho a revista ainda, nem sei se chegou aqui na minha cidade... xD

No mais, ótima resenha, só aumentou a vontade de ter a minha revistas. Essa gazeta deve estar muito boa mesmo, e quem sabe essas raças de rim do céu não possam aparecer em tormenta bastando pra isso o mestre pensar em um histórico da raça para o cenário? vou ver aqui ^^
As colunas de sempre parecendo interessantes e com nova hq... Sem exageros: essa deve ser a melhor DS de todas!! (engraçado como eu sempre falo isso de uma edição para outra, mas agora o negócio ficou sério xD)

Gustavo disse...

Valeu pela resenha, Bob!

Bob Mota disse...

Obrigado você por comentar! Sempre quis ver um comentário teu por aqui. Valeu mesmo!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...