sexta-feira, janeiro 06, 2012

João das Fábulas, um belo modo de entrar no mundo das Fábulas



Eu já tinha ouvido falar na linha Fábulas do selo Vertigo da DC. Mas nunca tinha comprado nada dela até ouvir falar do João das Fábulas (Jack of the Fables). Causou um hype quando a Panini resolveu publicar essa minissérie por aqui, e eu queria saber porque todos os sites de quadrinhos que eu acompanho gostavam dela. 

Primeiro é bom saber um pouco o que é a linha Fábulas da DC.

Resumo sobre o mundo das Fábulas

As Fábulas como você nunca viu!

Na história em quadrinhos os personagens mais famosos contos de fábulas vivem em New York, após serem expulsos do seu mundo por uma criatura chamada de Adversário. As mais afortunadas, que tem aparência humana e dinheiro, vivem na área urbana (uma comunidade clandestina conhecida como Cidade das Fábulas). Os outros seres e os animais vivem escondidos em numa área conhecida como A Fazenda, no interior de New York. Apesar de ter um rei no comando, a Branca de Neve é quem comanda a Cidade das Fábulas de forma rígida e fria e o Lobo Mau é o xerife da comunidade, só para citar o papel de alguns nessa realidade criada por Bill Willingham. Boa parte das fábulas que aparecem nas páginas dessa revista não são retratadas como a conhecemos, por exemplo, o Príncipe Encantado é um sedutor e aproveitador, o João (de João e Maria, João e o Pé de Feijão) é um grande enrolador, e por aí vai.


E João das Fábulas?

Pelo próprio nome da obra, já dá para perceber sobre quem é essa história. Sobre João (o do Pé de Feijão) o grande enrolador da Cidade das Fábulas. 

Aqui João foi expulso da Cidade das Fábulas e conseguiu construir um império em Hollywood produzindo e atuando em filmes sobre ele mesmo. Por exemplo, João III - O Mata Gigantes. Só que João, pelo que entendi, está se expondo demais e o xerife Lobo Mau, tira tudo o que ele construiu para evitar problemas maiores. O nosso protagonista só consegue fugir com 1 milhão de dólares na maleta para se virar. Isso para ele é uma mixaria, não serve para nada. 

Interessante é que João é um protagonista detestável, porém cativante. Ele é cheio de si, usa as mulheres como objetos, enrola e tenta levar vantagem sobre todo mundo. Ele acha que o mundo deve a ele, que é a mais importante de todas as fábulas. Segundo ele, já salvou a Cidade das Fábulas várias vezes. 
Toda essa prepotência o torna até engraçado, cria situações cômicas e cativa. Ele não é, definitivamente, um protagonista convencional. 

O protagonista


A história já começa com ação, ele é perseguido e capturado por um grupo de homens encapuzados que são mandados para capturá-lo. Eles então levam o nosso protagonista, que dá um belo trabalho para ser capturado, para o Asilo Galhadas Douradas. Uma comunidade, ou campo de concentração, em que fábulas são presas até que o mundo se esqueça delas. Ela é chefiada pelo Editor Chefe, um carinha estranho com poderes mais estranhos ainda, seus assistentes são os Bibliotecários Seniores.

As bibliotecárias
Essa minisérie basicamente conta a jornada de João rumo à liberdade. Ele não se rende a todo esse autoritarismo, sua personalidade forte o impede de se acomodar. E não importa quão difícil seja de escapar do asilo, ele vai tentar. 


O que a série tem de bom?

O protagonista é bem diferente da maioria, pelo menos do que temos hoje nas principais revistas circulando por aqui. Nada de heróis artomentados ou anti-heróis, temos um cara com grandes poderes que só quer curtir a vida ao máximo. Não está nem aí para vestir um colante e sair defendendo os menos afortunados. 

O que acharam do protagonista?

Conhecer as fábulas pela visão do Bill Willingham é muito bom. Ele criou um universo coerente, rico e vivo. As personagens das fábulas cresceram, como Cachinhos Dourados, não são aquelas criaturinhas ingênuas que conhecemos quando criança nem são semelhantes as representações atuais de Hollywood no cinema. 
Não espere ver coisas parecidas com a Alice de Tim Burton ou a Garota da Capa Vermelha, ou a Branca de Neve com Kristen Stewart. 

A arte da revista e as cores são excelentes e casam bem com o estilo da narrativa, o roteiro consegue te prender e te surpreender a cada quadro. Bill Willingham criou uma obra prima com certeza.

Concluindo

Você precisa ler essa revista e se puder acompanhar a linha Fábulas da DC. Não precisa ter acompanhado nada dessa linha para ler a João das Fábulas, eu nunca tinha lido nada a respeito. 
Quero muito continuar acompanhando essa linha, quero conhecer mais esse universo. É interessante ver outra visão sobre as fábulas que já conhecíamos, que não a visão que a maioria dos diretores de Hollywood tem atualmente. Essa á um minissérie curta de 4 edições e de preço bem acessível, está na terceira atualmente mas ainda dá para conseguir os outros títulos em sites de venda de quadrinhos. Recomendo muito a Liga HQ

Outros sites que recomendam a minissérie: Pipoca e Nanquim, Soc Tum Pow, e Universo HQ.

5 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Eu sempre gostei de fábulas e contos de fadas...

É muito interessante ver os personagens dos contos de nossa infância tomarem vida nas HQs e ambientados no nosso mundo. Ouvi falar muito bem dessa série e tenho muita curiosidade em conhecer.

Pelo que vi, são histórias mais voltadas para o público adulto, o que torna mais interessante poder ver essas novas interpretações ^^

Anônimo disse...

Falando da Vertigo...nunca vi nenhum post do Sandman...

Anônimo disse...

Não leio mas ouvi falar muito bem da Fábulas. Parece ser bem adulto mesmo, mas até onde sei a Vertigo é voltada ao publico adulto, acho isso muito legal, são personagens infantis mas modelados pra gente grande! awesome! tô esperando um post do Sandman....please..

Bob Mota disse...

Andhora Silveira, recomendo muito. João das Fábulas é uma boa obra. Espero um dia poder acompanhar toda a linha de Fábulas.

Anônimo, pode deixar que estou me programando para falar sobre Sandman. Aguarde e verá.

Anônimo disse...

vou aguardar ansiosamente!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...