quinta-feira, dezembro 08, 2011

Retrospectiva 2011 - Games no Brasil e no mundo



O ano de 2011 para o Brasil foi histórico não só no rpg de mesa, mas no mundo dos games também. Mas antes de falar sobre o que aconteceu no Brasil, vamos falar sobre o que aconteceu no mundo rapidamente!

O ano de 2011 começou com todo mundo curioso sobre o grande lançamento da Nintendo na E3. Talvez nem todos os gamers do mundo, mas o mercado estava de olho. Nesta geração de consoles foi ela que ditou o a tendência, e todos os investidores queriam ver se ela faria isso novamente. Tanto que na E3 desse ano a apresentação que mais chamou a atenção foi justamente a da Nintendo.

O Lançamento do Wii U e o Nintendo 3DS

O novo console hardcore da Nintendo


O Wii U foi uma adequação de mercado, pura e simplesmente. No início desta geração de consoles a Nintendo revolucionou através do seu joystick o Nunchuk. Sensor de movimento bem preciso e bastante inovador. Quando só ela tinha esse recurso, para ela, tudo estava nos conformes, mas aí as outras fabricantes investiram pesado e criaram suas alternativas também. Chega o PS Move e o Kinect. 

A Nintendo então ficou na desvantagem, tinha apenas um controle com sensor de movimento, não tinha gráficos poderosos como a concorrência. Então ela desenvolve o Wii U, com o mesmo poder gráfico dos concorrentes mas com um "plus" um joystick novo e bem diferente de tudo que já vimos, acompanhado de uma conceito novo de como jogar!

Joystick Tablet

No entanto logo depois do lançamento, desse que prometia ser a tapa na cara da concorrência, as ações da empresa caem. Ou seja, os investidores não confiam que será um sucesso porque a Nintendo "saiu de um mercado que ela dominava" para ir brigar com duas empresas poderosas no mercado de games mais, digamos, hardcore.

A Nintendo dominou durante todas esta geração o mercado de jogos casuais voltados para a família. Com o Wii U ela pareceu sair desse mercado para brigar por uma fatia no outro. E foi aí que ela pecou, não soube vender o produto. 

A Big N depois declarou que iria continuar produzindo jogos casuais, o Nunchuk ainda seria utilizado e o novo joystick seria um recurso a mais, não obrigatório para todos os jogos. O acréscimo dos gráficos e das franquias hardcore como Assassin's Creed, Ninja Gaiden e etc, não iria afetar os games casuais responsáveis pelo sucesso do Wii. Mas já era tarde e as ações cairam. 

Vale lembrar que as ações da empresa não cairam só por causa disso, outros fatores também influenciaram.



Na mesma convenção tivemos o lançamento do Nintendo 3DS, que acabou sendo outra decepção da empresa, pelo menos no início. Os principais games lançados foram remakes de clássicos de consoles antigos, Zelda Ocarina of Time 3D e Star Fox 3D. Uma das poucas novidades para o console foi o Pokemon Black e o Pokemon White, e mesmo assim é o mesmo joguinho de Pokemon de sempre com algumas novidades.
O poder desse portátil é respeitável, ele terá Street Fighter IV como um dos seus futuros jogos, mas até agora não mostrou muito para que veio.

Apesar de ter sido um ano "montanha-russa" para a Nintendo, agora no final de 2011  a empresa divulgou que o 3DS já superou as vendas do Nintendo DS original num mesmo período de tempo. Vamos ver como será o ano que vem.


A Sony e a Microsoft na E3

Vamos ver se a Sony vai aproveitar essa revolução

O grande lançamento da Sony na E3 foi o PS Vita, o novo portátil. Com um hardware poderoso e a possibilidade de poder jogar os games de PS3 nele, fizeram dele um dos objetos mais desejados do ano! 

Parece que a Sony vai investir pesado no mercado dos portáteis, que até agora a Nintendo dominava, mesmo sem um poder gráfico tão grande quando comparamos qualquer Game Boy ou o Nintendo DS ao PSP. Mas o fato é que a Sony não soube aproveitar o seu portátil anterior, parece que dessa vez será diferente. Teremos uma bela briga nesse mercado.

Fora que a Sony declarou que o PS Vita tem todo o poder necessário para atuar como o joystick-tablet da Nintendo. E que não seria algo tão difícil de fazer.

Uma tv só para o seu Playstation! Incrível!

O outro lançamento da empresa foi a tv do PS3. Isso mesmo, um tv feita para o PS3. Agora veja bem, se o desempenho de uma tv 3D com o PS3 é sensacional, uma tv feita exatamente para esse propósito deve ter um desempenho bem melhor! Fora isso ela tem a tecnologia SimulView, em que dois jogadores podem jogar o mesmo game em modo cooperativo ou no esquema PVP sem tela dividida, olhando para a mesma tela a partir de ângulos diferentes eles veem imagens diferentes.

Um vislumbre dessa tecnologia
Já a Microsoft tentou convencer mais uma vez que jogar com o Kinect é legal. Ela apresentou jogos em trilhos que serão desenvolvidos para esta tecnologia, mas nenhuma pareceu interessante. A não ser usar a Força no Star Wars Kinect. 



Falamos muito de hardware vamos para os jogos

Os jogos esse ano foram muitos, tivemos grandes sucessos de vendas, gráficos incríveis,  histórias cativantes e a beleza da simplicidade!

O melhor game do ano?
Game Incrível!
Jogos como Batman - Arkham City, Elder Scrolls: Skyrim, Battlefield 3, Call of Duty: Modern Warfare 3, impressionaram por seus belos gráficos, histórias bem amarradas e mecânicas novas. Outros como Minecraft e Limbo, mostraram que não apenas a beleza importa, nem uma história tão épica ou complexa, a diversão é o que mais conta e estes divertiram muitas pessoas . Tanto que ganharão/ganharam versões para consoles de peso como PS3 ou PC. 

Limbo, maravilhoso e simples
Simplesmente muito bom!

Tivemos também o renascimento de grandes franquias como Street Fighter e Mortal Kombat. A evolução de um clássico da geração PSOne, Marvel VS Capcom 3! Todos grandes sucessos, extremamente divertidos e uma volta as origens, trouxeram tudo o que os fãs mais gostavam neste tipo de game.

Muito Bom!
Tudo o que eu sempre quis!
Finalmente um bom novo jogo da série!

Grandes continuações também deram as caras esse ano, Portal 2, Assassin's Creed Brotherhood e Revelations, F.E.AR. 3, Uncharted 3: Drake's Deception, Infamous 2, Gears of War 3, Dead Space 2, Deus EX: Human Revolution. Belas decepcões como Crysis 2 e Duke Nukem Forever e outros cairam no gosto do público como Dead Island.

O capítulo final da série atual!
Foi legal ver o Indiana Jones jogando esse game!

Impressiona demais!

Nos portáteis, tivemos a volta dos Pokemon, com suas versões Black e White. E um dos últimos lançamentos para o Wii um novo game da franquia Zelda, o Skyward Sword, que só ganhou boas avaliações até agora.

Um dos poucos lançamentos originais para 3DS!
O melhor Zelda da atual geração!

No finalzinho do ano ainda tivemos o DC Universe Online grátis!

Grátis!!! É Grátis!!!

Enfim, jogos para todos os gostos! 


O Brasil na rota de investimento das grandes empresas

Eu confesso, nunca vi investirem tanto no Brasil na área de games como nesse ano. A Sony, a Microsoft e a Nintendo, todas colocaram o Brasil em seus planos. Promoções, cortes de preços nos consoles e nos games. O XBox 360 e o Wii fabricados aqui tem o preço de R$ 799,00 e R$ 699,00 respectivamente. As empresas querem mesmo explorar o mercado brasileiro.

Foto do lançamento do WoW no Brasil!

Não só as fabricantes de consoles, mas as de games também. Já agora no final do ano tivemos o lançamento de World of Warcraft no Brasil! Servidores próprios, jogos traduzidos, inclusive os pacotes de expansão. Fora as legendas em português do principais games lançados esse ano como o Batman - Arkham City. Espero, sinceramente, que finalmente tenhamos entrado na rota dos games. 


O Jogo Justo brigando pelo consumidor brasileiro


Não tinha como deixar de citar esse pessoal magnífico do Jogo Justo. O Moacyr Teles e seu pessoal vestiram a camisa e brigaram forte por um preço justo dos games no Brasil. Eles começaram o ano com tudo com seus Dias do Jogo Justo, várias lojas físicas e virtuais aderiram a campanha vendendo games sem imposto! 

Resultado: estoques esgotados (pelo menos os separados para essa promoção) em poucos MINUTOS! Vocês leram bem, MINUTOS! Sites congestionados, filas enormes em lojas, etc. 

O pessoal do Jogo Justo chamou a atenção de países como o Canadá e de empresas como a Ubisoft, a Adobe e Autodesk, Nintendo World, EGW, Square Enix, Wallmart, Blizzard, Activision, Electronic Arts, entre outras. Nomes de peso, apoios de peso, impressionou a todos onde o Jogo Justo chegou. 

E como se não bastassem todas essas conquistas, o pessoal do Jogo Justo e Acigames conseguiram nessas duas últimas semanas a redução de impostos cobrados sobre os games no Brasil, o IPI foi reduzido e jogos importados para uso domiciliar não terão mais impostos. Esse tipo de produto também passará a ser considerado produto cultural, tal qual os livros, isso permite a empresas aplicarem o dinheiro que seria cobrado nos impostos em obra culturais envolvendo jogos eletrônicos! O mercado de desenvolvimento nacional tem mais incentivo agora.


Concluindo

Tal qual a postagem anterior, percebemos que foi um ano muito movimentado para o mercado de games. Tivemos decepções e alegrias relacionados as mais diversas franquias. Nós brasileiros temos que comemorar muito pois com as conquistas que tivemos esse ano, através do pessoal do Jogo Justo, poderemos ter jogos como preços 45% mais baratos. Não obstante as empresas nacionais agora tem mais incentivos visto que os jogos eletrônicos foram enquadrados na Lei nº 8.313, a Lei de Incentivo à Cultura, conhecida também como Lei Rouanet.

Para o ano que vem já temos algumas promessas, como o vindouro game da série Cavaleiros do Zodíaco e o reboot da série Devil Mat Cry, estes estão parecendo cada vez mais incríveis a cada trailer. O game Asura Wrath também é uma grande promessa. Fora isso teremos ainda GTA V, futuramente, o trailer de lançamento agradou muito aos fãs.

Os fãs sempre quiseram um jogo assim!


 

Chamem de emo agora!



Os novos jogos da família Final Fantasy, o XIII-2 e o Versus XIII. Prometem trazer o melhor da série de volta, depois dos fracassos recentes. Além disso a Square Enix pretende transformar a série em um rpg de ação, já que esse tipo de jogo está agradando o público.

Será que vai ser bom?
Será uma volta às origens?

Ainda para o ano que vem, talvez tenhamos uma amostra de verdade do que o Wii U pode fazer e uma data do seu lançamento no mercado. E rumores dizem que a Microsoft irá apresentar um novo console no ano que vem na E3. Resta esperar!

Será a imagem de algum novo Final Fantasy?

Teremos algo assim ano que vem?
Por hoje é isso, sei que eu devo ter esquecido de falar de muita coisa, mas foi o que eu consegui lembrar e encontrei nas minhas pesquisas. Creio que o que foi mais importante que aconteceu esse ano está aqui. Desculpem se esqueci algo e até a próxima! E você? O que achou do ano de 2011 para os games? Está empolgado com o futuro?

2 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Aiai... Como eu queria todos esse jogos *-*

Todos aqueles que se mobilizaram na campanha do Jogo Justo estão de parabéns! Isso é uma prova de quando todos se unem, conseguimos fazer a diferença e superar até mesmo as imoralidades de nosso país, que infelizmente estão muito enraizadas na cultura brasileira. Isso é um pequeno passo, mas uma grande conquista não só para os gamers, como também para os brasileiros no sentido de economia nacional e de que não podemos ficar de cabeça baixa esperando os políticos fazerem o que bem entenderem, temos que nos impor como nação democrática.


Boa retrospectiva.

Bob Mota disse...

Também queria todos esses games para mim. Concordo com você, precisamos nos impor como nação democrática. Precisamos lutar pelos nosso direitos, os que ainda não são respeitados pelas autoridades. Penso que se os brasileiros se mobilizassem mais, não teríamos tanta corrupção por aí. Mas o povo daqui gosta de fazer protesto de sofá.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...