sábado, dezembro 31, 2011

Retrospectiva 2011 - Fracassos não esperados e boas animações



2011 prometeu muito no que diz respeito ao cinema. Creio que todos ficaram muito animados com os principais longa metragens desse ano. Mas verdade seja dita, acho que a espectativa foi tanta que nenhum dos filmes chegou perto de concretizá-la. Talvez, poucos conseguiram isso.
Antes de começar é preciso dizer que vou comentar rapidamente os filmes super heróis, e outras coisas bem pop que sairam no cinema esse ano. Portanto não espere por aqui nenhum sucesso de bilheteria que não tenha essas características.


A ascenção e o naufrágio dos heróis no cinema

Foi um ano de surpresas para os filmes de super heróis. Esse ano foi bem movimentado, não sei se teve outro ano em que tantos filmes de heróis diferentes chegassem ao cinema de uma vez só. A Marvel e a DC tiveram uma boa briga nas telonas esse ano, no entanto a DC saiu na desvantagem com apenas 1 filme. 

Não gostei!

O Lanterna Verde não brilhou tanto assim no cinema. Um roteiro fraco, efeitos especiais não tão convincentes e a algums elementos da história em quadrinhos bastante alterados. Basicamente esse é o filme que a Warner deixou sair para as telonas, tanto que foi eleito um dos grandes fracassos do cinema deste ano. Gastou 200 milhões e rendeu só 219 milhões. Ou seja, mal pagou as dívidas que fez. Eu esperava tanto desse filme.

Esse foi legalzinho.


Thor não foi considerado um dos grandes fracassos desse ano mas também não foi um grande filme. Eu penso que o grande problema do filme foi quando o deus do trovão veio para a Terra. Enquanto ele estava em Asgard foi bom, mas depois o negócio só afundou. A parte em que o herói perdeu seus poderes não convenceu o público, pelo menos quem conhece e é fã do herói. Mas não foi tão ruim quanto o do Lanterna Verde.

Esse foi bom!

O Capitão América foi um bom filme. Não entrará para a história como os filmes do Batman do Nolan ou o Homem de Ferro do Jon Favreau, mas foi legal. Respeitaram a origem do herói, alteraram algumas coisas mas não ficou ruim e fizeram o filme todo na época da Segunda Guerra Mundial. Esse foi o grande acerto. Só fiquei triste porque ele já veio para o presente no fim do filme, tá certo que é por causa dos Vingadores, mas eu gostaria de ver mais filmes dele nessa época. 

O melhor desse ano!

X-Men: First Class, essa foi a grande surpresa do ano. O filme foi bastante desacreditado, os fãs dos mutantes não gostaram da equipe que seria apresentada no filme e tudo estava muito confuso com relação a época em que o mesmo passaria, pelo menos no início. Mas quando o filme chegou no cinema agradou boa parte dos gregos e troianos. Esse sim foi um grande acerto da Marvel, a história dos personagens foi bastante alterada mas agradou, convenceu, ficou muito coerente com o que já tinham feito, um bom filme de fato. Acho que de super herói, esse foi o melhor filme.

Tinha tudo para ser bom!

Conan foi polêmico, começou desacreditado por causa do ator escolhido para protagonista e não teve o mesmo efeito que o filme dos mutantes. Simplesmente ficou faltando alguma coisa, não sei bem o que é. Muitos compararam com o filme do Arnold Schwarzenegger mas não acho isso correto a não ser que o filme de 1982 seja mais fiel a obra do Robert E. Howard do que o atual. Como não conheço a obra do Howard não posso julgar, mas o filme não é tão bom quanto eu esperava. Foi um dos maiores fracassos do ano, gastou 90 milhões e arrecadou 48,8 milhões.
Cowboys, Robôs, Piratas e Macacos e tudo que é pop

Outros gêneros da cultura pop estiveram bem presentes em 2011. Tivemos ficção para todos os gostos esse ano. Isso já aconteceu antes?

Divertido!

A volta dos Piratas do Caribe, o 4º filme da série foi divertido. Achei melhor que o terceiro, mas não tão bom quanto o primeiro ou o segundo. Não sei se a Disney vai arriscar fazer mais filmes, acho que a história dessa franquia já foi contada. Penso que a Disney achou que o Jack Sparrow conseguiria sustentar a franquia sozinho, mas acho que ela só fez o sucesso que fez por causa de todo o elenco. Como só tinha ele, não deu muito certo. 

Tinha potencial!

A salada de gêneros da cultura pop do Sucker Punch parece não ter agradado tanto quanto prometeu. Num só filme teríamos dragões, samurais, mechas, aviões da segunda guerra, robôs, tudo que há de bom da cultura pop, mas não emplacou. Foi um fracasso maior que o Lanterna Verde, gastou 82 milhões e arrecadou 89,8 milhões. 

O melhor de ficção científica deste ano!

Um bom filme de ficção desse ano, Planeta dos Macacos: A Origem. Decidiram mostrar o César no cinema pela primeira vez. Eu adoro o primeiro filme desta franquia, nunca assisti a série e não gostei do filme do Tim Burton, mas esse foi bom! Acho que foi um dos poucos do ano que agradou tanta gente. A origem do planeta dos macacos sempre foi algo que os fãs queriam ver, e finalmente trabalharam isso e de uma forma espetacular. 

O elenco e o diretor eram bons mas.....

Cowboys e Aliens, grande elenco, efeitos aparentemente de primeira qualidade, um crossover que ainda não tinha aparecido no cinema, tinha tudo para ser memorável mas no final das contas foi um dos grandes fracassos do ano. Não foi algo tão grave quanto Conan mas não conseguiram lucrar tanto. Não sei se a história em quadrinhos é ruim, preciso conferir isso. 

Um bom final!

O último filme do Harry Potter, As Relíquias da Morte: Parte 2, foi uma bela adaptação. Ou melhor, uma bela segunda parte de uma adaptação. O livro no geral foi muito bem adaptado, dividir esse filme em duas partes foi o melhor que podia se fazer, visto que o sétimo livro é enorme e possui muitos detalhes que não poderiam ficar de fora. Foi ótimo, os dois filmes são muito bons, um ótimo final para esta série.

Poster do Sentinel Prime en spañol!

Transformers: O Lado Oculto da Lua, foi um filme legal. Eu nunca acompanhei a série animada original, acho que por isso gostei dos 3 filmes de igual maneira. Existem incoerências no roteiro, mas os robôs em computação gráfica ficaram demais. As lutas ficaram muito legais e como só fui ver o filme para ver isso, foi muito legal! E tem o detalhe de escutar o Leonard Nimoy como Sentinel Prime, para mim isso tornou o terceiro filme o melhor de todos!


Animações para tv e cinema

Uma bela homenagem!

Nas animações tivemos boas coisas, tanto no cinema quanto na tv. Rango foi uma bela homenagem a cultura dos filmes de Western. Como já falei aqui. O roteiro é muito legal, os personagens muito bem apresentados, é cômico e dramático, muito legal. Gostei demais mas não vou me deter tanto nele pois já dediquei uma postagem inteira à essa animação. 

Engraçado!

Carros 2 da Disney e Pixar, as animações dessa dupla dificilmente não agradam mas não sei se essa chegou a ser tão boa quanto Wall-E, ou Ratatouille, mas é muito legal. É um bom entretenimento principalmente por ver o Mate como agente secreto e um Aston Martin no papel de carro-super-espião referenciando totalmente os filmes de James Bond. 

Gostei bastante.

Kung Fu Panda 2, foi bem legal. Essa continuação é muito divertida, por trás de toda comédia e artes marciais temos personagens cativantes e verossímeis. E uma possibilidade legal de continuação. Dessa vez trabalharam no passado do Po, não é nada muito original, mas ficou muito legal e bem trabalhado. A trilha sonora é muito boa. 
Surpreendeu!
O Gato de Botas prometia ser só uma animação para dvd, mas o projeto cresceu e virou um bom longa metragem. Tem agradado bastante ao público com elementos presentes nos primeiros filmes do Shrek, referências a cultura pop, piadas e uma bela trilha sonora. 

Empata com Thundercats!
Impressionou muita gente!

Para a televisão tivemos as grandes surpresas desse ano, Young Justice e o remake do Thundercats! O primeiro não é um novo Teen Titans, é muito, muito, muito melhor! Já falei sobre ele aqui. E o Thundercats ficou perfeito, respeita o original e a essência dos personagens estão alí. Também já falei dessa animação aqui. São os verdadeiros tesouros da televisão de 2011. Também tivemos um bom dvd do Batman, o Batman: Ano Um. Foi bem fiel a hq, recomendo bastante.
Outros filmes legais e outros nem tanto

Respeitou o original?
Porque um remake tão cedo?

Dois remakes muito legais foram A Hora do Espanto e Deixa Ela Entrar. O primeiro respeita a proposta do filme original, já o segundo nem tanto. Apesar de não serem filmes espetaculares é bom ver vampiros originais no cinema desta nova década. Os fãs de ambos torceram o nariz para um remake mas depois ficou tudo na paz, nada tão marcante mas são bons.

Espectativa demais?

O ano da comédia em 2011? Talvez não, mas pela primeira vez um filme de comédia arrecada tanto. Se Beber Não Case 2. O primeiro foi muito legal e todos queriam ver os caras se dando mal mais uma vez. Mas parece que apesar de ter arrecadado bem, não concretizou as espectativas depositadas no filme. 

Contágio foi um bom filme, legal, não foi perfeito mas foi bom. O mesmo não posso dizer de Gigantes de Aço e Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles, Super 8 e Eu sou o número 4. Prometiam muito além do que realmente foram. No fim é um bom entretenimento mas não tanto quanto poderiam ter sido. Tinham potencial.


2012, teremos mais decepções?

2011 foi um bom filme, acho que nenhum outro ano do cinema tivemos tantos elementos da cultura pop de uma vez. Mas talvez não tenha sido um bom ano para esse tipo de filme. Na quantidade sim, mas na qualidade não. Poucos filmes tiveram uma boa crítica ou agradaram de fato. 

Para 2012 temos Os Vingadores, Batman: Dark Knight Rises (não gostei da tradução do título), o Hobbit e Prometheus. Ou seja grandes filmes, a volta de grandes franquias e talvez filmes sucesso de bilheteria e crítica. Espero que realmente isso aconteça. Desculpa se esqueci algum filme ou animação, é realmente difícil lembrar de tudo!

É isso aí pessoal, Feliz 2012 para todos vocês!

3 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Eu achei Thor e Lanterna Verde uma grande decepção. Para quem não conhece as histórias desses dois super-heróis pode até achar o filme incrível...

X-men: First Class foi o melhor da categoria 'filmes baseados em quadrinhos'! Capitão América eu gostei! Me prendeu bastante.

Planeta dos Macacos eu também gostei muito. Foi muito bem produzido o filme e eles ofereceram uma explicação aceitável e satisfatória para a Origem. Transformers: o lado oculto da lua também foi bom, mas não o melhor...

Amei Rango. Amei Kung Fu Panda 2. Não vi Cars 2 e Gato de Botas :(

Harry Potter 7 - parte 2 me deixou muito satisfeita!

Não vi os outros filmes citados, ainda...

Hangover é uma comédia mediana... dá pra assistir quando não se tem nada para ver. Não ponho muita expectativa na parte 2, mas pretendo ver.

Thundercats, vi alguns episódios e gostei muito! Young Justice não tive oportunidade de ver, ainda.

Muito bom o post. :D

worm disse...

cara, vendo esse post percebi (de novo) como faz tempo que eu não acompanho/assisto cinema :(
2011 passou quase em branco pra mim, assisti pouca coisa, o que foi bem awkward pra alguém que acompanhava todo filme que saía até antes desse ano

Anyway, algo a ser remediado em 2012! :)

Bob Mota disse...

Obrigado pelos elogios Andhora Silveira! Sempre é bom ter você por aqui!

Worm, poucos filmes foram bons esse ano. Óbvio que não abordei todos os estilos, basicamente só os que tem a ver com este blog. Queria ter tempo para comentar mais dos outros filmes, lógico que também queria ter tempo para apreciar mais bons filmes.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...