quarta-feira, dezembro 07, 2011

Magia e tecnologia dividindo o mesmo espaço



Lembram que eu postei aqui sobre a criação do meu próprio cenário de rpg? Pensando a respeito vi que essa é uma das questões que tenho mais dificuldade em resolver. Como seria o mundo atual com a magia presente desde o início dos tempos?


Rpgs como Mago - A Ascenção trata dessa questão com os praticantes dessa arte, ou filosofia de vida, escondidos da sociedade. A tecnologia se desenvolveu normalmente e a magia ficou restrita a alguns estudiosos. Mas eu fico pensando: Será que aconteceria assim num mundo de fantasia clássica que se tornou um mundo contemporâneo?

Mundos de fantasia clássica (leia-se "medieval") tem magia abundante, aventureiros para servir de inspiração, criaturas mágicas sempre presentes e instituições para o ensino dessa arte. Com tudo isso a magia não é algo simples de ser aprendido ou lecionado e poucos teriam tempo, paciência ou disposição para transmitir esse conhecimento. Mas convenhamos, ela é bem mais acessível nesses mundos do que em outros. 

Magia abundante!

Imagine o seguinte: numa sociedade em que magos podem fazer cidades flutuarem, teletransportar objetos ou pessoas para lugares muito distantes, criar armas e armaduras extremamente poderosas e etc.. A tecnologia teria se desenvolvido paralelamente ou a magia teria se tornado mais popular?

Magos contemporâneos!

A sociedade moderna desenvolveu tudo o que temos hoje a partir do seu sonho de voar, cruzar grandes distâncias, se comunicar com pessoas a distância, explorar outros mundo e por aí vai. Não temos a magia como recurso por isso a tecnologia se desenvolveu e hoje a estudamos e pretendemos aprimorá-la. Mas com a magia como força motriz, seria provável que estivéssemos tentando aprimorar a magia ao invés da tecnologia?

A tecnologia poderia se desenvolver em paralelo mas se tivéssemos magia no nosso mundo, estaríamos voando e nos teletransportando já no século V. Os adeptos da tecnologia conseguiriam voar apenas no começo do século XX e o teletransporte então...


A Magia como Ciência

Seria a magia a ciência de mundos contemporâneos evoluídos a partir de mundos de fantasia clássica? Pense bem, os magos são os estudiosos desses cenários de rpg. São eles que passam a vida fazendo pesquisas, querendo sempre evoluir, aprender mais, resolver os mistérios do mundo e das criaturas que nele habitam. Eles são comos os cientistas do nosso mundo. 

Esse ponto de vista traz um nova pergunta: Como seria essa "tecnomagia"?

Tecnomagos do C7L


Supondo que a população, boa parte dela pelo menos, se entregasse a magia, a estudasse e a aprimorasse. Como as coisas seriam hoje? Computadores, televisões, celulares, carros, todos os nossos aparatos seriam movidos a quê? Aliás, eles existiriam?

Com magias como Mão Opífera, que posso enviar mensagens faladas para meus amigos, ou com um Elo Telepático que posso me comunicar com outras pessoas, ou mesmo o já falado Teletransporte, seriam necessários carros, celulares ou computadores? Talvez para a parcela da população que não tivesse aptidão ou interesse pela magia, sim. 

E a energia para alimentar tudo isso?
Como a magia necessita de energia, mana, pontos de magias, etc., poderíamos não ter o interesse de gastá-la com pequenas coisas, visto que é algo que é recuperado vagarosamente (com noites de sono). Então métodos de armazená-la teriam que ser inventados, portanto poderíamos ter "baterias mágicas". Tudo o que temos movido a eletricidade poderia ser movido a energia mágica. Mas um mago não poderia alimentar todos os seus aparatos sempre, demandaria muita energia. Métodos para a geração de magia em massa seriam necessários também, poderiam ser capturadas a energia do planeta como em Final Fantasy VII. 

Se alimentando da magia do planeta

Isso levanta outras questões: Essa prática destruiria o planeta? Quais as outras alternativas? Existiria um Green Peace da magia?
Concluindo

Acho que não preciso me estender mais para vocês entenderem onde eu quero chegar. Temos várias questões interessantes para serem utilizadas como plot de um mundo contemporâneo recheado de magia. Podia ainda discorrer sobre a necessidade do confronto: Magia VS Tecnologia. É realmente necessário isso? Ou pode existir um mundo em que ambos convivam em paz?

Essas questões são importantes pois a partir delas é que se pode construir um cenário coerente. Talvez o caminho não seja responder as mesmas, mas escolher um ponto e atacá-lo, explorá-lo, em busca da resposta. Por exemplo, escolho construir um cenário de magia abundante e tecnologia atrasada e construiria o mundo a partir daí.
Em cenários como Shadowrun a magia surgiu do nada, já com a sociedade desenvolvida. Mas mesmo assim causou um impacto. Estudar o cenário é uma boa para ter idéias de como explorar a magia e a tecnologia convivendo juntos. Alguem mais conhece um cenário em que a magia atue em paralelo a tecnologia, mas não escondida? E você o que acha dessas questões?

3 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Muito bom!

Conheço um anime em existe uma linha tênue entre magia e ciência: D. Gray-Man. Possa ser que existam outros, mas esse é o que eu consigo me lembrar no momento. Pode auxiliar na criação de uma aventura.

Bob Mota disse...

Eu não sabia que nesse anime existia isso. Eu vou procurar, pode servir muito para o que eu quero. Obrigado por recomendar.

Anônimo disse...

Não seria mais coerente perceber que a MAGIA CERIMONIAL seria uma lembrança de operações tecnológicas antigas? Observe que todos os sinais, pantáculos, circulos mágicos, lembram mesas de computadores ? Os sinais traçados no ar podem ser reminiscências de um "touch pad" virtual... As invocações, muito semelhantes a mensagens a serem enviadas por um "email" "twiteer" "whatsaap"... Os Arcanjos, Demônios só respondem a formulas verbalizadas corretamente... estranho, isto me parece algo "mecânico"..."eletrônico"... "digital".... Talvez todo o cerimonial mágico seja uma vaga lembrança de tecnologias de outras humanidades... Por isso, não recebemos as respostas invocadas ou evocadas em um ritual... Apenas uma impressão subjetiva e psicológica que satisfaz apenas o operador mágico !

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...