quinta-feira, dezembro 29, 2011

D&D 3.5 - Adventures - Animated Series Handbook



Todos sabem que eu adoro a animação A Caverna do Dragão. Posso não ter postado muita coisa sobre ela durante a vida deste blog, mas quem me conhece sabe o quanto que adoro essa animação ímpar. Creio que todo fã já pensou em jogar alguma sessão de rpg com esses personagens.

A Wizards of the Coast pensou nisso e em 2006 (veja aqui e aqui)lançou o livro que empresta seu nome a esta postagem, o D&D 3.5 - Adventures - Animated Series Handbook. Uma aventura que serve de prelúdio para o melhor episódio de todos, na minha opinião, O Cemitério dos Dragões!

Capas do suplemento.

Eu não conhecia esse suplemento, estava vagando pelas masmorras da internet e topei com este tomo. Ao decifrar as runas ancestrais, percebi que estava em posse de um livro que continha segredos nunca antes revelados sobre O Reino.

Por aqui pelo Brasil essa aventura não saiu. Mas a Editora Jambô na edição 9 da Dragon Slayer adaptou os personagens da Caverna do Dragão para D&D 3.5. O Autor da matéria, o  Marcelo Cassaro (confirmado via twitter), usou a série como base para a adaptação.

Adaptação muito bem feita!
Ele identificou as habilidades das classes de D&D 3.5 nos protagonistas da série e cortou o que os garotos não demonstravam, como no Hank, ele é um Ranger e em momento algum utilizou as magias divinas da classe. Segundo a revista, não existe nenhuma classe divina na série (exceto pela aparição rápida do Paladino Coração Forte) para evitar problemas com as igrejas e "não icentivar práticas ocultistas".

Basicamente, na matéria da Dragon Slayer, os protagonistas são todos personagens de nível 1. O Hank não tem a habilidade de conjurar magias divinas, Presto não tem grimório nem quantidade de magias diárias, Sheila não utiliza algumas habilidades de ladino e o Bobby também não utiliza algumas das habilidades de bárbaro. Ainda segundo o autor da matéria, os personagens lá pelo fim da série não demonstram habilidades acima do 5º nível. 

Particularmente eu gostei muito dessa matéria. Minha série favorita bem adaptada para o sistema de rpg que eu mais jogava na época.Mas e a versão oficial da Wizards?


A versão oficial dos personagens

Na revista Dragon Slayer #09 os personagens foram apresentados no 1º nível, pois o autor da matéria considerou que eles tinham acabado de chegar no mundo d'A Caverna do Dragão. No suplemento oficial a aventura serve como prelúdio para o episódio O Cemitério dos Dragões (episódio 20). Ou seja, já estão se aventurando pelo Reino faz algum tempo. Já ganharam muito XP. Portanto todos eles aqui são personagens de 7º nível. O Hank continua sem magias divinas mas a Sheila e Bob tem todas as habilidades de suas classes e o Presto prepara magias mesmo sem grimório.

Agora ele precisa de componentes para fazer magias.


Todos os personagens possuem itens mágicos além de suas armas. Por exemplo, o Bobby possui uma armadura +2 e um amuleto de armadura natural +2. Também todos possuem armas, o Presto tem uma Adaga +2, a Sheila possui um Sabre obra-prima + 2, o Eric possui uma Manopla da Força dos Ogros +2, Hank tem uma Espada Longa obra-prima (onde ele guarda isso eu não sei), e por aí vai. 
Quanto as armas mágicas temos: O tacape do Bobby (agora foi chamado de Thunder Club) causa 1d10 de dano e pode 3 vezes por dia causar um terremoto e derrubar todos os oponentes numa determinada área de alcance. O manto da Sheila só pode ser usado uma vez a cada 2d4 rodadas e a invisibilidade dura 1d4 rodadas. Os efeitos de proteção do escudo do Eric (Griffon Shield) só funcionam 5 vezes por dia e são semelhantes a magia Otiluke's Resilient Sphere. O chapéu do Presto (Hat of Many Spells) agora serve para ele adiquirir os componentes para realizar suas magias, ele ainda serve como um Rod of  Wonder.

Força 19 para o baixinho aqui!
Sinceramente não gostei como as armas ficaram, nem dos personagens, nem dos outros itens que deram ao protagonistas. Pra mim ficou incoerente, mesmo nos últimos episódios não vemos Sheila com um sabre ou o presto com uma adaga, nem o uso dos itens são limitados como colocaram no suplemento.

Mas aí temos o melhor, O Vingador. Ele aqui ficou muito, muito, muito poderoso. Não sei como os garotos conseguiram detonar ele no Cemitério dos Dragões. Os autores do suplemento bombaram o Vingador com algum tipo de droga mágica, só pode. Reparem, ele tem o nível de desafio 21. É um meio-abissal Feiticeiro 13/Arquimago 5.

Vilão de Nível Épico!!
Como 6 adolescentes de 7º nível conseguiriam detonar alguém de 21º nível no Cemitério dos Dragões? As armas dos garotos não prestam, e precisariam de um bônus muito bom em todas as suas habilidades para conseguir essa proeza. 


Concluindo

Não estou babando a editora Jambô, nem o Marcelo Cassaro, mas eu achei que a matéria da Dragon Slayer adaptou melhor a série para o D&D 3.5 do que a Wizards of the Coast. A adaptação oficial não ficou coerente com o que a série mostra. Penso que para ser um livro oficial os autores deveriam ter feito como o Marcelo Cassaro e assistido a série identificando o que os personagens mostravam possuir em termos de habilidades de classe e itens. Parece que isso não foi feito (Bobby tem Força 19, só para você ter certeza de que não assistiram a animação). 

Enfim, esperava mais de um produto da Wizards of the Coast. Principalmente baseado em algo que foi um grande sucesso na sua época e que até hoje conquista fãs! 

5 comentários:

Alexandre Lancaster disse...

Sinceramente acho que seria uma boa fazer um remake de caverna do dragão, como fizeram com thundercats. E dessa vez com uma integração mais plena entre sistema e cenário. Afinal a intenção era vender rpg...

...hm...

Box disse...

Quem publicou A DS 9 foi a Escala, não a Jambô

* Andhora Silveira * disse...

Eu amei sua postagem, ficou muito bem feita. Eu gostaria de ler essa revista pra ver como ficou a adaptação do Marcelo Cassaro. Dungeons & Dragons é um dos melhores desenhos que já assisti! Seria ótimo jogar uma aventura que se passa no mesmo local do desenho :D

O Devaneio de Rute disse...

Eu li uma matéria do Cassaro, mas não sei se era a mesma. Os personagens eram de nivel 3 e o Vingador Clérigo/Mago de 10. Sempre percebi a omissão de clérigos e magias divinas no desenho (embora para crianças da Terra, isso teria pouco sentido).
Personagens dos anos 80 com armas cortantes (He-man e Thundercats tinham, mas não atacavam diretamente os inimigos) acho dificil.
Mas acho a versão de Cassaro boa, faria algumas coisas diferentes como incluir alguns monstros que apareceram na série em especial o Tiamat, mas gostei, só não sei mais onde encontra-la pra jogar.
De qualquer forma, bom ver meus heróis de infancia ainda vivos (me influenciaram no enredo do meu livro) pois o filme parece que nunca irá sair por questões autorais.

Bob Mota disse...

Alexandre Lancaster também fico imaginando uma versão atual da Caverna do Dragão, mas teria que ser muito bem feito para continuar respeitando o original. Como com Thundercats.

Box obrigado pelo toque! Tinha esquecido desse detalhe.

Andhora Silveira te mostro, é só me lembrar de levar na
sua casa.

O Devaneio de Rute infelizmente a revista não está mais a venda. Mas é bem simples, as crianças começam como o nível 1 e as habilidades são para humanos normais. A ficha de Tiamat existe, acho que em vários livros de D&D 3.5, no Divindades e Semideuses tem. Fala mais sobre teu livro, fiquei interessado.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...