segunda-feira, dezembro 05, 2011

Boas idéias da Marvel - O Novo Venom



Na maioria das vezes no mundo dos quadrinhos, seja da Marvel ou da DC, um vilão só é desafiador na primeira vez que aparece. Depois que é derrotado, ele não representa mais um grande desafio para o herói.
Se você pensar bem, é justamente isso que acontece. Lógico que existem excessões mas vez ou outra dá para identificar esse efeito nas histórias em quadrinhos.

O que as editoras fazem geralmente nessa situação?

Boa parte das vezes transformam o vilão em anti-herói por um tempo. Ou tentam de alguma forma deixá-lo mais desafiador do que antes.

Foi exatamente o que aconteceu com o Venom. Ele é um dos maiores vilões das histórias do Homem Aranha, mas faz tempo que não representa um bom desafio para o herói. A Marvel então resolveu tentar tornar o vilão mais interessante.
 
Colocou ele no grupo dos Thunderbolts, um grupo de vilões que trabalha para o governo.

Venom nos Thunderbolts

Transformou o Venom em um vírus e fez que ele contaminasse boa parte do universo da Marvel.

Vírus Venom, infectando todo mundo!

O colocou nos Vingadores Sombrios, liderado pelo Norman Osborn, durante a Era Sombria. No entanto depois desta fase os Vingadores Sombrios foi desmanchado e o Venom ficou deslocado mais uma vez.

Venom nos Vingadores Sombrios



A Nova fase do Venom

Então a Casa das Idéias trouxe para as revistas, mais uma vez, o Venom Anti-Herói. Mas dessa vez de uma forma totalmente diferente. O simbionte foi capturado pelo governo americano, que tentava utilizar o alienígena para seus propósitos. 
 
O governo então passou a treinar soldados para assumirem o manto de Venom, no entanto através das pesquisas descobriram que só é possível manter o controle do simbionte em contato com o hospedeiro durante 48 horas. Cada minuto depois disso fica mais fácil do simbionte assumir o controle. E para facilitar mais ainda a vida do soldado, ele teria uma bomba implantada em seu corpo para o caso do simbionte dominar o hospedeiro e sair por aí causando estragos.

Quem foi escolhido para ser o novo hospedeiro do Venom? 


Um personagem bem conhecido do público do Aranha, o seu coleguinha da época de escola, Flash Thompson. Isso mesmo, o garoto entrou para o exército e ganhou respeito lá dentro. Mas tem mais um detalhe: o garoto perdeu as pernas quando foi mandado para o Iraque!

Flash Thompson
Ele se tornou a nova arma dos E.U.A. contra o crime. Recebeu um treinamento rigoroso que o ensinou a controlar o simbionte, o uniforme lhe deu todas as habilidades que o Eddie Brock tinha com um "plus", suas pernas de volta!

Até aí temos apenas mais uma história de vilão que vira herói certo? 

Errado!!! 

Eu estou acompanhando a revista na medida que posso e o resultado tem sido diferente do que eu esperava. O novo Venom é um soldado treinado para servir os E.U.A. e só isso. Não sai pelas ruas de New York protegendo civis. Ele só se envolve com assuntos do governo. 

Esse novo Anti-Herói é mandando para zonas de guerra, evitar contrabando internacional de armas e se mete com civis apenas se tiverem algum relacionamento com o governo. Como quando teve que salvar a filha de um senador que havia sequestrada por um vilão.

Venom numa zona de guerra!

Fora que o clima é bem tenso, a todo momento o Flash tem que se lembrar do treinamento que recebeu, manter a calma, focar na missão e agir rápido. Só pode ter 48 horas de contato com a roupa alienígena. E se mesmo assim perder o controle, ele tem uma bomba dentro dele para dar um fim nisso tudo!


No limite do controle!

As histórias estão muito boas até agora, eles não só exploram a fase "heróica" do personagem também trabalham a parte civil do rapaz. Seu relacionamento com a família, com a namorada e como ele ficou depois de perder as pernas. Um pai alcoólatra, uma mãe que depende do marido, uma namorada que não se importa com a condição dele mas quer toda a atenção que merece. 
As histórias são bem diferentes do atual da editora, explora um personagem deficiente e sem super poderes que precisa lidar com todos os seus traumas. Sua condição "heróica" é limitada, extremamente perigosa e nada glamourosa. A arte é muito legal, eles exploram bem as texturas e as cores frias, isso ajuda a manter o clima da revista.


Conclusão

Essa realmente é uma boa revista da Marvel atualmente. Interessante também é que eles já exploraram o descontrole do simbionte na primeiras edições, numa missão do Venom pela Terra Selvagem. Ele fica preso por lá sendo caçado pelo Kraven. Passa 56 horas em contato com a roupa alienígena e na volta para casa precisa salvar a namorada que foi sequestrada, perde o controle e o Homem Aranha aparece achando que o vilão está de volta. 
Outra coisa legal é que tivemos também uma edição em que é explorada apenas a vida civil do Flash Thompson. E foi muito boa a edição.

Gostei bastante e pretendo continuar acompanhado esta boa idéia, bem executadada, da Marvel. Estou doido que ela chegue ao Brasil!

2 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Achei bem interessante a ideia. Eu não me lembrava de Flash Thompson, nem sabia dessa condição dele. É um personagem que tem todas as motivações para deixar que seu corpo seja hospedeiro de um alienígena, pois nesse caso ele teria só a ganhar com isso. A questão é se ele irá manter o controle sob o alienígena e quais são as consequências que isso era acarretar. Fiquei bem curiosa ;D

Bob Mota disse...

Eu estou acompanhando e a cada revista você tem uma surpresa. A mais tensa é a que ele passa quase 3 dias na terra selvagem e o simbionte vai assumindo o controle aos poucos. É bem legal. Recomendo viu!?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...