sábado, novembro 05, 2011

O que acompanhar do novo universo DC


Demorei mas terminei, não foi fácil ler 52 revistas para decidir o que irei acompanhar, inclusive quando começar a sair aqui pelo Brasil. Com o tempo que eu tenho, ler essa quantidade de títulos foi até bem rápido. Como vocês já viram por aqui, resenhei as revistas do Batman, a da Mulher Maravilha e a Action Comics, não irei resenhar todas as outras. É muita coisa.
Se eu fosse fazer 52 resenhas provavelmente a última estaria saindo agora, 2 meses após o lançamento delas. O que poderia ser um pouco estafante para quem lê. Por isso decidi fazer resenhas mesmo apenas da Trindade DC. Foi rápido e ficou dentro do prazo.
Talvez eu siga a minha própria regra e comente sobre as publicações que não resenhei após 5 edições, como eu faço com séries de tv, comento depois de assistir 5 episódios. Mas antes de falar sobre as revistas que vou acompanhar, vamos analisar um pouco a reformulação.


A reformulação da DC, opinião geral

No geral a reformulação foi uma coisa boa. Não foi perfeita mas está sendo bem executada para alguns títulos. Existem títulos como Hawk and Dove, The Fury of Firestorm, Grifter e International Justice League, que ainda não acertaram na história. Outras como Static Shock, foram bem decepcionantes, principalmente para quem acompanhava a série animada.

Eu achei muito chata essa revista.
Essa reformulação trouxe coisas novas e bastante interessantes, como Demon Knights, I, Vampire, Resurrection Man, Frankenstein - the agent of S.H.A.D.E.. Apesar de não terem tido uma primeira história excelente, essas revistas tem potencial por trazerem algo novo, diferente do habitual. A linha, digamos, sobrenatural da nova DC está bem variada e com certeza pode trazer novos leitores para o mundo dos quadrinhos de um modo geral.

A história não é tão boa, mas sempre quis algo nessa linha
Temos também aqueles títulos que não mudaram muito, como o Batman, Lanterna Verde e Legião dos Super Heróis. Continuam os mesmos e não precisa se preocupar com a reformulação, pode continuar comprando o que está saindo no Brasil atualmente que não vai ser desconsiderado no futuro. 

Tivemos também os títulos que surpreenderam, como Action Comics, Wonder Woman, Aquaman, Flash, O.M.A.C., Suicide Squad, Dark Justice League, All-Star Western. Estes, e mais alguns, estão sendo considerados as melhores revistas da nova DC e tem tudo para permanecer no mercado por muito tempo, se o nível das histórias não cair.

Uma ótima revista.
Continua excelente!
Está recebendo o tratamento merecido.
Uma bela homenagem!
Existem títulos que são totalmente dispensáveis como Voodoo, Men of War e Black Hawks. Estes não começaram bem e apesar dos dois últimos terem potencial, não foi bem explorado. Quanto a Voodoo, a revista não trouxe nada de novo, a história não é boa e não me deixou curioso para saber o que acontecerá com esta personagem nas próximas edições.

Muito chata essa história.
A DC estava precisando colocar uma nova ordem na casa, de fato. Só não sei se acabar com todo o universo antigo era necessário. Boa parte dos títulos, pelo menos os que estão fazendo sucesso, não precisam de um universo novo. As decisões tomadas quanto a personagens como Aquaman, Wonder Woman, Flash, Superman, Batman, Green Lantern e tantos outros, poderiam muito bem serem executadas no antigo universo sem um prejuízo algum.

Precisava mudar de universo para tratar o personagem assim?
Penso que a situação da DC há alguns meses atrás pode ser comparada com a situação dela no período pós 2ª guerra. Quem gosta de quadrinhos e conhece e gosta da sua história sabe que todo o universo DC foi reformulado após a segunda guerra mundial para se adequar aos novos interesses do público. Se temos Hal Jordan, Barry Allen e etc, é devido a essa reformulação.
Apenas desejo que essa nova reformulação seja tão bem sucedida quanto a anterior e que traga para a DC uma legião de fãs, tal qual trouxe no passado. 


Mas quais revistas você vai acompanhar finalmente?

Antes de anunciar os títulos que irei acompanhar, ou pelo menos tentar acompanhar e provalvemente colecionar, preciso dizer que alguns sites consideraram ruins alguns dos títulos que gostei, por exemplo: Demon Knights. Eu gostei dele por ser um título sobre histórias numa época medieval fantástica com magia, dragões e etc. Apesar da história não ter sido muito boa.
Mas no geral parte das minhas escolhas batem com o que está vendendo bem lá fora e o que a crítica especializada elegeu como bom. Ou seja, você pode confiar um pouco na minha opinião.

Revistas da Batfamília
Detective Comics
Batman
Batman e Robin
Nightwing
Batgirl
Batwoman
Catwoman
Batwing 

Revistas da família do Lanterna Verde
Green Lantern
Green Lantern Corps
Green Lantern: New Guardians
Red Lanterns

Outros Heróis da DC
Action Comics
Wonder Woman
Flash
Aquaman
The Savage Hawkman
O.M.A.C.
Blue Beetle
All-Star Western

Super Grupos
Legion of Super Heroes
Legion of Lost
Suicide Squad
Red Hood and the Outlows
Stormwatch
Justice League

DC Sobrenatural
Demon Knights
Resurrection Man
Animal Man
Dark Justice League
Swamp Thing
I, Vampire
Frankenstein - The Agent of S.H.A.D.E.


Concluindo

No total são 33 títulos, ou seja, a lista ainda está grande. Alguns títulos estão na lista apenas porque quero ver se vale a pena acompanhar, como o da Catwoman, ainda estou na dúvida. Outros com o passar do tempo, posso perder o interesse caso as histórias não continuem boas. Já ouvi falar que o título I, Vampire não foi bom em sua segunda edição. Sei também que duas edições não são o suficiente para saber se vale a pena acompanhar ou não. 
Mas enfim, com o passar do tempo pretendo diminuir essa lista porque não posso dedicar tanto tempo aos quadrinhos. E se eu ficar acompanhando tudo isso e quiser colecionar todos quando chegarem aqui, terei problemas. Eventualmente posso também dar uma olhada em outros títulos que não estão nesta lista, mas espero não acrescentar mais nada aí. 
Por hoje é só, espero ter ajudado você leitor a decidir por onde começar no novo universo da DC. Qualquer novidade você ficará sabendo por aqui sobre novas revistas, sobre o que estou acompanhando e se estou gostando ou não. Até o próximo post.

2 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Gostaria de dar um destaque maior para a HQ da Wonder Woman, que está excelente (pelo menos até o momento).

E nossa! Você de fato conseguiu ler todos os títulos... Vou selecionar alguns da sua lista pra ficar acompanhando, porque 33 é muita revista! o.O

No mais, muito bom o post, um excelente guia.

Bob Mota disse...

Pois é, creio que seja a maior surpresa de todos esses novos lançamentos. Espero que o Azzarello permaneça com o título por muito tempo e que defina o que a personagem realmente é. O trabalho dele está sendo ímpar! Incrível! E obg pelos elogios.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...