quarta-feira, novembro 16, 2011

O Cell Shading + Anime = Sucesso?



Lembram que ano passado eu falei sobre um anime do estúdio do Yoshitaka Amano? Zan? Eu cogitei que poderia ser uma nova tendência a utilização do Cell Shading em animações. Pois bem, recentemente apareceram mais duas animações que utilizarão esse recurso.

A primeira nova aparição do Cell Shading em animações, e que impressionou muitos fãs, é o novo longa da série Cyborg 009. Intitulado: 009 RE:Cyborg. Não sei se será o início de um novo anime regular ou apenas um novo longa, esperado para 2012 pelo Production I.G. Vejam o trailer:




Eu pouco conheço a respeito deste anime, assisti alguns episódios quando menor e adorava. Mas não lembro bem. Mas vejam a qualidade dos gráficos, "pegada" mais verossímil casou perfeitamente, a combinação "anime+cell shading" se mostra bem promissora aqui. Mas será que se encaixa para qualquer anime?

Algum tempo depois surgiu um trailer de um novo longa do anime Berserk. Tudo indica que este seja o primeiro filme de três que recontará o Arco da Era Dourada (Golden Age Arc I: The Egg of the Supreme Ruler), e provavelmente sairá em Fevereiro de 2012. Confiram:



Eu atualmente estou lendo o mangá do Berserk e estou gostando muito. Apesar do estilo da história ser bem diferente do anime anterior o Cell Shading combina muito bem também. É até mais sutil, as vezes dá para se confundir e pensar que não estão utilizando esta técnica. Mas no fim das contas estão. 

Eu fico muito animado ao ver esse tipo de iniciativa. A animação ocidental parece andar pelo caminho do 3D puro enquanto a oriental está se arriscando no Cell Shading. Impressiona ver como esse tipo de recurso, antes utilizado em games como Dragon Quest VIII, se encaixa bem para uma animação. 
Se este tipo de recurso passar a ser mais utilizado para este fim a tecnologia pode baixar seus custos e caminhar para a popularização. Assim teremos cada vez mais animações a utilizando. O 3D hoje está bem popular, tanto que temos séries regulares neste estilo como os Pinguins de Madagascar, Kung Fu Panda e a nova animação do Lanterna Verde. 

As vantagens do Cell Shading são bem evidentes, temos gráficos mais bonitos, mais detalhes, movimentos bem realistas, efeitos físicos extremamente bem trabalhados. Por enquanto não consigo ver desvantagens. Fico imaginando se as animações ocidentais irão aderir a isto também. 

Acho, particularmente, melhor que o 3D para séries regulares. Visto que muitas vezes por ser uma série o 3D não é tão bem trabalhado, já que seria bem caro explorar o poder que a técnica dispõe. 
Por isso as vezes temos séries que utilizam o 3D e a animação 2D convencional, não gosto disso, essa mistura as vezes é um pouco estranha. Infelizmente não lembro de nenhum exemplo para dar.

Vale lembrar que a técnica não é nova em séries para a tv. Em 2003 tínhamos uma série tosca do Spider Man em Cell Shading. Lembram dela?




Ou a série do Iron Man em Cell Shading.



Talvez pela tecnologia estar nessa época engatinhando, não tiveram um bom resultado. Mas os roteiros das séries também não eram dos melhores, as vezes mesmo uma animação ruim mas com um bom roteiro pode agradar os fãs. Como as séries dos 80/90 de super heróis que agradam até hoje. Na época as animações eram bem "ruinzinhas" se comparadas com as de hoje.  

Com os dois trailers dos animes acima vemos uma clara evolução da tecnologia, e que esses "experimentos" podem render bons frutos. Ainda é cedo para dizer se vai cair no gosto do público e também não podemos julgar o produto final apenas pelo trailer, apenas podemos esperar um bom trabalho dos estúdios japoneses que sabemos serem bem competentes.
Caso a técnica não caia totalmente no gosto do público a utilização do Cell Shading junto com o 2D é algo bem mais elegante. Como podemos ver em alguns episódios da série do Homem de Ferro em anime produzida pela Mad House.

Eu fico bastante animado e espero que os estúdios japoneses alcancem o sucesso com essas iniciativas para popularizar essa tecnologia. Esses dois longas são muito mais promissores do que as duas séries ocidentais que eu citei. Podemos estar diante do novo padrão das animações de um futuro não tão distante.

E você, o que achou dos dois longas de animes em Cell Shading? Também ficou animado? O que acha dessa tecnologia vir a se tornar o padrão das futuras animações?

3 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Eu gostei dessa técnica denominada Cell Shading... Achei que as animações ficaram bem originais... Eu sou daquele tipo de fã incondicional de desenhos animados, independentemente da técinca utilizada para criar a animação. Claro, o desenho precisa ter uma boa história não apenas uma animação e efeitos de encher os olhos!

Bob Mota disse...

Eu também sou fã. Adoro todo tipo, desde o 2D convencional, passando pelo stop motion e chegando ao 3D e mais recentemente o cell shading.
Gostei das propostas e espero que tenha uma excelente história. Pois como você disse, não adianta de nada ter uma boa animação sem uma boa história.

Anônimo disse...

Apesar de estudar CG, não gostei muito dessa ideia, de misturar cell shading à uma animação 2D.Mas, ok, para algumas animações isso pode até ser válido, porém, acaba com a naturalidade e fluidez.Mas enfim, só acho que a verdadeira expressão de uma animação está no traço, isso é uma coisa única.Um exemplo disso são os Animes Yu Yu Hakushô, Evangelion, e é claro, o filme Akira.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...