sexta-feira, novembro 11, 2011

House Rules V: O Samurai e o Ronin



Lembram que eu já falei aqui sobre as classes do sistema d20 e como achava chato tudo ter que virar classe? Hoje estou num empasse, não sei se o melhor é criar uma classe nova ou utilizar a abordagem dos níveis de substituição.

Antes eu preciso admitir uma coisa, eu adoro Samurais. Um misto de Guerreiro, Filósofo, Nobre e tantas outras coisas. O Samurai não é apenas aquele cara que pega uma espada e sai destruindo tudo. É um personagem diferenciado que carrega toda sua cultura nas costas, segue suas crenças independente de qualquer coisa e tem a melhor espada já forjada pelo homem.Seu que isso ainda está longe de definir um Samurai, mas não vamos definí-lo hoje, já fiz isso aqui.

O que eu mais gosto nos Samurais do sistema D20 é que ele tem um código de honra que precisa ser seguido a risca, independente se for vilão ou mocinho. Isso abre um leque de possibilidades para interpretação enorme. Por mais que digam que o D20 não tem tanto espaço para interpretação e que o código de honra do Samurai é uma trava para os jogadores. Eu não acho isso. 
No entanto, eu também gosto da classe menos honrosa derivada do Samurai, o Ronin. Eu só gosto dele porque serve como um excelente background para um personagens. Você sabe o que é um Ronin? Não? Vejamos então. 
Ronin: O samurai que perdesse seu daimyo deveria praticar o seppuku (切腹) de acordo com o bushido (武士道), porém houve casos em que isso não ocorreu, seja por vontade do daimyo, ou por diversos outros motivos como, por exemplo, a vingança.
Os ronin não seguíam o principio básico do bushido de lealdade ao daimyo, sendo assim, não eram considerados samurai.
Ser ronin consistia em viver peregrinando, ocupando-se de pequenos serviços em troca normalmente da refeição do dia. Os ronin tornaram-se temidos por sua grande habilidade em combate e por sua independência do código samurai.

Se você for como eu, está tendo uma série de idéias para backgrounds de personagens. Vou dar apenas dois exemplos de histórias que podemos criar utilizando a idéia do Ronin: 1- O Samurai punido injustamente em busca de justiça. 2 - O Samurai que não concordava com o sistema de castas ao qual era imposto e decidiu não fazer mais parte. Personagens bem interessantes ao meu ver.

E como esses guerreiros eram representados no sistema D20?

O Samurai e o Ronin de D&D 3.5

No antigo sistema D20, tinhamos o suplemento O Livro Completo do Guerreiro (Complete Warrior, no original). Nele fomos apresentados a classe básica Samurai e a classe de Prestígio (CdP) Ronin.

Samurai Anão de D&D 3.5

No D&D 3.5, o Samurai precisava seguir todas as ordens do seu Senhor e não poderia deixar de cumprir o Bushido sob nenhuma circunstância, também estaria indo contra os códigos do Samurai caso deixasse a tendência "Leal" e assumisse qualquer outra no lugar. Caso fizesse isso, o personagem perderia algumas habilidades da classe básica e não poderia ganhar mais níveis nela até que através de uma penitência imposta pelo seu Senhor o Samurai alcançasse o perdão.

Para o personagem ser um Ronin, ele precisaria antes ter desobedecido qualquer uma das restrições que a classe Samurai impunha. A medida que ele avançava como Ronin ele conseguia conquistar de volta as habilidade de Samurai que havia perdido. E ainda conseguia novas habilidade como o Banzai Charge e o Sneak Attack (nosso popular ataque furtivo). 
Como também o Samurai (a partir do 11º nível) podia trocar seus níveis de classe pelos de Ronin para evoluir mais rápido. Por exemplo: eu tenho 14 níveis na classe Samurai, posso trocar 4 níveis de Samurai por 4 de Ronin. Assim passo a ser Samurai 10/ Ronin 4. Lembrando que o 10º nível é o limite, não posso ficar em níveis abaixo desse. 

Ronin de D&D 3.5

No entanto, uma vez que eu compre a CdP Ronin não posso mais evoluir como Samurai. Essa é uma restrição imposta pelo sistema. Samurais não podem ganhar mais níveis nessa classe caso comprem níveis em qualquer outra. Exceto nas classes Kensai, Knight Protector e Anão Defensor, ou qualquer outra que o mestre permitir.

A classe Ronin ainda te dava uma bela desvantagem: Infamy. Qualquer pessoa em posição de autoridade que conhece o passado e identidade do Ronin, oferece ao personagem uma penalidade de -4 em testes envolvendo Carisma. E tem uma categoria de Atitude pior em relação ao personagem. 
Por exemplo: Um chefe da guarda da cidade conhece o Ronin, inicialmente é considerado Pouco Amistoso em relação aos personagens, quando reconhece o Ronin passa a ser considerado Hostil. Além disso, se o Ronin for utilizar a perícia Diplomacia para amenizar a situação recebe -4 de penalidade.

É uma relação entre classes bastante interessante. O termo "Classe de Prestígio" chega a ser até irônico, oferece boas oportunidades a serem utilizadas tanto pelo mestre quanto pelo jogador. Excelentes histórias pode ser criadas, uma grande campanha pessoal pode ser montada pelo jogador para reconquistar o respeito diante sua sociedade. 

Mas era necessário mesmo uma classe? E agora que o D20 morreu onde podemos encontrar Ronins e Samurais?


O Samurai e Ronin atuais

Após a morte do D20, alguns sistemas decidiram carregar o seu legado. No Brasil temos o Tormenta RPG (TRPG) e Mutantes & Malfeitores* (M&M) 2ª Edição. Fora daqui temos o Pathfinder e Mutantes & Malfeitores* 3ª Edição.

*Apesar de M&M ser um sistema bem diferente, ele ainda é baseado no D20.

Como estamos falando de mecânicas de classes, vamos nos concentrar em Pathfinder e em Tormenta RPG. Pathfinder é um jogo bastante elogiado no mundo do rpg. Os criadores estão fazendo um excelente trabalho criando novos suplementos sempre, mantendo o mundo em movimento, experimentando novas possibilidades do sistema, etc. Com certeza no exterior ele é filho prodígio do D20. 

Tormenta RPG possui bastante coisa baseadas em Pathfinder, bebendo da fonte do Star Wars Saga Edition também. Os autores de TRPG estão no mesmo caminho dos de Pathfinder, aliás eles já faziam o que o pessoal do Pathfinder faz antes do D20 ir para a cova, estão sempre movimentando o cenário, experimentando mecânicas novas e complementares. TRPG é o irmão menor prodígio do Pathfinder que possui a mesma mãe (D20) e pais diferentes (os autores).  
Samurai de Pathfinder

Em Pathfinder temos uma abordagem bem interessante, o Samurai continua como uma classe básica mas não possui as restrições do Bushido. Pelo menos não apenas do Bushido. 
Os Samurais tem uma característica especial chamada Order (Ordem). Que já existia no sistema a partir do suplemento Advanced Player's Guide, para a classe básica Cavaleiro. 
Tanto o Samurai quanto o Cavaleiro no primeiro nível deve escolher uma Ordem a que deve se filiar, este tipo de organização possui um código (Edict, no original) que deve ser seguido a risca e te oferece uma série de perícias e benefícios extras nos níveis 2, 8 e 15. Caso você deixe de cumprir alguma exigência do código, você perde os benefícios do mesmo por 24 horas. O jogador pode mudar de Ordem o quanto quiser, mas quando faz isso perde todos os benefícios anteriores e precisa passar 1 nível inteiro cumprindo o novo código para ganhar os benefícios novamente apenas no nível seguinte.

O Samurai de Pathfinder aparece no suplemento Ultimate Combat, lá é dito que essa classe pode seguir qualquer Ordem já especificada para a Cavaleiros do Advanced Player's Guide, bem como as duas novas: A Ordem do Guerreiro e a Ordem do Ronin. 

Caso escolha Ordem do Guerreiro o personagem irá seguir um código semelhante ao Bushido e terá as seguintes vantagens: Honor in All Things, Way of the Samurai e Strike True.

Caso o personagem escolha a Ordem do Ronin, ele seguirá um caminho diferente. Geralmente os jogadores escolhem esta ordem quando o Samurai cai em desgraça, ou decide não mais seguir o Bushido, no entanto é possível deixar de ser Ronin caso o personagem alcance a redenção. Você tem acesso aos seguintes benefícios: Self Reliant, Without Master e Chosen Destiny

Não tem ilustrações de Ronin em Pathfinder, mas considerem essa então.


Interessante que neste sistema o Samurai pode, até onde eu vi, adiquirir níveis em outras classes sem precisar deixar de evoluir na sua classe básica. Ele também não precisa seguir apenas o Bushido, podendo optar por outros códigos. E até o Ronin precisa escrever seu próprio código e tê-lo aprovado pelo mestre. As habilidades do Ronin são coerentes com o que ele representa para os Samurais não só para situações comabtivas, no D&D 3.5 era o contrário. 

A habilidade Self Reliant, permite ao Ronin fazer testes de resistência baseados em vontade para negar efeitos nocivos à ele, todo o turno enquanto o efeito durar. Caso o efeito o leve a morte ele pode rolar duas vezes o D20, e escolher o melhor resultado, para se estabilizar e não morrer em definitivo. 
Perceba que numa situação em que o mesmo esteja sendo controlado mentalmente, ou numa tentativa de ser hipnotizado, ou qualquer outro efeito semelhante, esta habilidade pode representar o fato do Ronin ser um cabeça dura, turrão, que nega ser subjulgado por qualquer coisa. Talvez ele tenha deixado sua ordem justamente por isso, por não gostar de ser dominado ou controlado.

Já a habilidade Without Master, dá ao Ronin a possibilidade de utilizar sua poderosa força de vontade para 3 situações diferentes. 1- Fazer com que um ataque que o deixaria com 0 ou menos pontos de vida, o deixe com 1 ponto de vida. 2 - Caso o personagem consiga um acerto crítico e não consiga confirmá-lo, ele pode usar sua força de vontade para rolar novamente a confirmação do crítico. 3 - Ele pode utilizar também sua força para escolher 10 em qualquer teste de perícia durante o combate mesmo que não seja possível. O Ronin só pode utilizar esta habilidade uma vez por combate. Essa é habilidade é totalmente combativa, a única das três. 

A última habilidade, Chosen Destiny, o personagem pode rolar duas vezes, e escolher o melhor resultado e qualquer teste de resistência contra efeitos de encantamento ou compulsão. E adicionalmente uma vez por dia ele pode considerar qualquer rolagem que fizer como um 20 natural. Mais uma vez, uma habilidade coerente com o fato do Ronin ser alguém diferente dos demais, baseada principalmente no fato dele não ter um destino determinado, podendo alterá-lo sempre que quiser. Não só relacionado ao combate. 

Já o Samurai de Tormenta RPG é bem semelhante ao de Pathfinder no que diz respeito a não ter restrições para adiquirir níveis de outras classes. Não existe a característica de classe Order, e algumas características do Bushido são ignoradas, como o fato de apenas homens poderem assumir o cargo de Samurai. 

Samurai Mulher de TRPG

Dentro do contexto do cenário é algo justificável. Em TRPG, a sociedade oriental teve sua terra natal devastada por uma catástrofe de outro mundo e vivem numa espécie de refúgio político oferecido pelo principal reino do cenário, eles estão restritos a um bairro dentro da cidade principal deste reino. No entanto por ser uma cidade cosmopolita os costumes orientais e regionais começaram a se mesclar e por isso alguns costumes novos foram assimilados, como o fato de mulheres se tornarem Samurais. 
Mas em TRPG não existem Ronins, e é por isso que eu fiz esta postagem, documentar os principais exemplos desse tipo de personagem para utilizar como base para elaborar algo para o cenário em que jogo. 


Comparando Pathfinder e D&D 3.5

Em D&D 3.5 temos uma classe voltada para o combate, ou seja suas características servem apenas para situações combativas exceto pela característica Infamy, um belo recurso para criar situações muito interessantes. 
O fato da classe ser voltada só para o combate não é algo ruim, temos acesso ao bom e velho ataque furtivo que representa o fato do Samurai não ser mais aquele guerreiro honrado e também que ele também incorporou novas técnicas de combate ao seu repertório.  
A habilidade Banzai Charge também pode representar que ele passou a ser um guerreiro mais irresponsável. Essa habilidade permite que o Ronin durante uma manobra de carga recebe penalidades em sua CA maiores ou iguais a -2 em troca de bônus no dano. 

Fora que no D&D 3.5 o personagem só pode comprar níveis nessa classe quando tiver perdido as habilidades de Samurai devido a desonra. No entanto uma vez comprada esta classe, o personagem não pode mais voltar a ser um Samurai apesar de recuperar as habilidades perdidas anteriormente. É um caminho sem volta. 

Em Pathfinder temos uma mecânica mais relaxada. Com o a característica Order, podemos voltar a ser o Samurai de outrora quando alcançarmos o perdão. As habilidades também representam bem as características de um Ronin, como a grande força de vontade para superar as adversidades desse caminho. Esses benefícios não são presos ao combate apenas, podem ser invocados durante qualquer situação exceto pela habilidade: Without Master.

Não temos o ataque furtivo nem a Infamy, mas podemos escrever nosso próprio código de conduta ( o Edict), o que pode gerar situações muito interessantes, principalmente cômicas. Penso que o que mais me atrai nesta mecânica é o fato de poder utilizá-la como um recurso para criar uma história. E ao final poder decidir se permaneço ou não nesse caminho. 


Concluindo

Apesar de preferir a mecânica do Ronin de Pathfinder, fico tentado a experimentar um híbrido das duas abordagens. Talvez uma CdP, em que o Ronin tivesse acesso as habilidades semelhantes as da Order. E talvez no final fosse permitido que o mesmo trocasse os níveis de Ronin por de Samurai novamente caso desejasse. A característica Infamy, poderia ser anulada caso a história permitisse mas só ao seu final se o personagem alcançasse o perdão. 

Também posso pensar em adaptar a mecânica de Pathfinder para TRPG, acrescentando o Ataque Furtivo o Banzai Charge e a Infamy. Mas isso iria deixar a classe Samurai muito "bombada" pois seriam habilidades extras. Neste caso eu teria que utilizar os níveis de substituição, o Samurai teria que perder algumas habilidades em troca de se tornar Ronin e se quiser pode voltar com suas habilidades originais caso deseje e a história permita, mas só quando a jornada for concluída.
Penso que o mais importante pra mim é utilizar o Ronin como o recurso para contar uma história. Podendo voltar "ao normal" caso o jogador assim decida. Se utilizado dessa forma, posso criar tanto uma CdP quanto Níveis de Substituição. Só não gostaria que essa fosse uma classe permanente que o jogador não pudesse mais voltar atrás. E para vocês qual é o melhor? O que vocês fariam na minha situação?

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...