sexta-feira, outubro 07, 2011

10 coincidências entre personagens da Marvel e da DC


O site Topless Robot fez uma comparação entre 10 personagens da Marvel e da DC e comparou quanto as semelhanças! Eu vou listar aqui os que eu achei de fato semelhantes, aí vocês vão lá e conferem para ver se concordam comigo ou não.

Antes de tudo, é óbvio que existem várias outras semelhanças entre os personagens das duas editoras. Geralmente acontece o seguinte: A editora "W" lança um personagem ou super-grupo que dá muito certo, a editora "Z" percebe isso e tenta dar uma resposta criando um outro personagem ou super-grupo bem parecido. Não sei se hoje em dia acontece tanto, eu sei que antigamente acontecia mais e era bem mais evidente. Mas vamos lá.



5 - Capuz Vermelho e o Soldado Invernal

 

Segundo o Topless Robot, tanto Bucky (o sidekick do Capitão América) quanto o Jason Todd (um dos Robin sidekick do Batman) foram considerados mortos por bastante tempo. Então ambos voltam a vida como vilões, e no ano de 2005 com 4 meses de diferença entre um e outro. 

Lembra do que eu falei acima que geralmente quando algo dá certo em uma editora, a concorrente tenta fazer algo parecido? Pois bem, acho que aqui aconteceu algo assim. Um volta dos mortos faz sucesso como vilão, aí a outra editora pega um herói com uma história semelhante e cria algo parecido baseado no sucesso da outra. Simples assim, mas quem disse que isso é ruim? Geraram histórias boas! E isso é o que importa!


4 - Morcego Humano e o Homem Lagarto



Essa é engraçada, o site diz o seguinte sobre médicos nas histórias em quadrinhos:
Quando um cientista em uma história em quadrinhos tem um problema debilitante, tais como surdez ou um braço amputado, ele vai em frente e começa a fazer experimentos com D.N.A. de animais para encontrar uma cura.
Curt Connors fez experimentos com D.N.A. de um lagarto e Kirk Langstrom com o de um morcego. Ambos viraram monstros que são metade humano e metade animal!
 
Eu creio que não seja bem uma cópia por motivo de sucesso da concorrente. Creio que foi um plot criado pelo fascínio que a genética causou na época em que começaram a surgir os primeiros estudos a respeito. Se aproveitando das maravilhas prometidas pela genética os autores, fascinados, criaram esses personagens. Então não concordo com o que eles falaram, apesar de saber que os personagens são praticamente iguais só mudando o animal com que misturaram o D.N.A.


3 - Arqueiro Verde e o Gavião Arqueiro



Tá ok, sabemos que não só existem esses dois arqueiros na história dos quadrinhos! Também sabemos que todos esses personagens, muito provavelmente, foram baseados em Robin Hood. Mas o autor da postagem no Topless Robot disse que não esolheu ambos por serem arqueiros, nem por terem voltado dos mortos e serem um grande sucesso depois disso. Ele os escolheu por namorarem com o mesmo tipo de garota!

Esse foi o motivo mais interessante dele ter escolhido esses heróis! Vamos ver mais na frente que ele tem razão, uma basicamente é o clone da outra. Fora que esses dois já são bem parecidos. Mas qual arqueiro dos quadrinhos não é?


2 - Canário Negro e a Mockingbird



Antes eu preciso dizer uma coisa: Não sei qual a tradução do nome Mockinbird para português. Então vai assim mesmo, mas se alguém souber é só falar nos comentário que eu mudo.

O autor da postagem diz que tirando o grito sônico, as duas personagens são tão parecidas que qualquer um é capaz de confundir elas. Para ele, elas são a mesma loira com máscaras diferentes. Fora as aparências elas são excelentes estrategistas, exímias artistas marciais, possuem relacionamentos instáveis com arqueiros e fora outras coisas elas tem projetos paralelos. A Canário Negro trabalha para a Liga da Justiça e paralelamente para o Birds of Prey, e a Mockingbird trabalha para os Vingadores e tem sua agência de Contra-Terrorismo junto com o Gavião Arqueiro e Dominic Fortune.

É, aí eu concordo totalmente! Não tenho como argumentar contra!


1 - Tornado Vermelho e o Visão 



Essa é a mais legal! Segundo o autor os dois personagens são: Autômatos carecas com super poderes que se casam com mulheres humanas e são encarregados de fiscalizar as versões mais jovens dos times grandes de supers (Jovens Vingadores e Justiça Jovem) e foram criados em 1968. Fora isso eles possuem capas e voam!  

Eu sempre achei o Visão uma alternativa da Marvel para o J'onn J'onzz. Eles são bem parecidos, ambos podem ficar inatingíveis, alterar a densidade do corpo, e por aí vai. Mas lendo esse post, concordo que o Visão é bastante semelhante ao Tornado Vermelho. Até na forma de falar!

Eu só não sei porque teimam em casar robôs com humanos. Sério, pra quê um robô vai ter necessidade de se casar? Eles não podem gerar filhos, não tem necessidades de sentimentos, eles não tem necessidade nem de ter uma cabeça! Pra quê raios precisam casar?

Eu não entendo, sério mesmo, não entendo certas coisas nos quadrinhos.


Finalizando

E então o que acharam? Concordam comigo? Não? Quais outros heróis vocês incluiriam nesta lista? Comentem pessoal.

E acessem o post original e se manifestem lá também. É um site excelente! E com um nome muito criativo.

10 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Eu não sei bem se isso é coincidência ou é a Marvel copiando a DC... ou vice-versa.

Seja como for, as semelhanças são bem notáveis.

Bruno Müller disse...

Concordo com algumas coisas q vc falou. Acho que na maioria dos casos não foi apenas coincidência. Mas faltou citar a Mulher Gato e a Gata Negra, que tem uma puta semelhança uma com a outra XD

Jonas "Drakon" Sardena disse...

Pode adicionar tambem o Marvel Zumbi e a Noite mais Densa, que tem herois como zumbis

Bob Mota disse...

Opa pessoal! Obrigado pelos comentários. A Gata Negra realmente é bem semelhante a Mulher Gato. Se eu não me engano em algumas traduções a Gata Negra já foi até chamada de Mulher Gato mesmo.
E Mantus não sei se são tão parecidas assim, até porque o conceito do Marvel Terror e da da Noite Mais Densa são bem diferentes.
No final das contas é como a Andhora falou não como dizer o que é coincidência ou cópia.

Anônimo disse...

Em uma das Marvel vs Dc, a Canário Negro e o Gavião Arqueiro se pegam, até que o Arqueiro Verde fica doido de raiva.

Anônimo disse...

E mockingbird e um tipo de passaro mimos polyglottos..aqui no brasil e o sabia de praia...dizem q imita muito bem outros passaros....embora a heroina ganhou o nome harpia na versao brasileira

Unknown disse...

Eu conheço a Mockingbird como Arpia!!!! Não sei se essa é realmente a tradução mais correta mas é como eu conheço a personagem!!!! Vllw!!!!

Anônimo disse...

O nome em português é Arpia.

Unknown disse...

Beeem Dois Heróis que eu compararia são: Capitão America e Batman. pois Ambos eram Fracos e se tornaram fortes pq: Batman era um simples menino normal que não lutava nem nada e ao cair numa caverna cheia de morcegos superou seu medo. Steve Rogers era um fraco literalmente um fraco e conseguiu se tornar um Soldado mais forte com um Soro. ta não são iguais mais dps, eles viraram super-heróis perderam um parceiro no qual virou um vilão, morreram em Hq's e foi substituído pelo parceiro
e tals

Pricilla Ferrier disse...

Mockingbird é TORDO :D


Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...