sexta-feira, agosto 26, 2011

O que é um Asura e o que ele tem a ver com Asura's Wrath



Desde que foi anunciado esse game causou uma baita hype. E eu fiquei muito empolgado com ele. Eu gosto desse tipo de game, estilo God of War. Uma pancadaria desenfreada e ignorante com uma história simples mas bem amarrada! 

Não estou dizendo que God of War não tem história, estou dizendo apenas que é algo simples, bem feito e bem amarrado. Tem começo, meio e fim. Muitas vezes melhor do que uma história complexa.

Também não estou dizendo que a história de Asura's Wrath não vai ser complexa, apenas estou falando sobre o que vi no trailer. O protagonista quebrando todo mundo. Na realidade pareceu uma mistura de God of War com Prototype. Mas já estou entrando em outro assunto, vamos nos limitar ao objetivo do post. Descobrir o que é um Asura. 

Porque isso rendeu um post? Porque eu vi referências desse personagem mitológico em outras mídias e fiquei curioso, simples assim. E hoje vou passar para vocês o que eu descobri.

Vamos contextualizar, vejam os trailers de Asura's Wrath.

Trailer mais recente, o que saiu na Gamescon.



Trailer da divindade gigante.



Como muita gente já percebeu a provavel mitologia que esse jogo usa como plano de fundo é a Hindu. De cara eu achei que Asura fosse só um nome como qualquer outro, mas depois lembrei de outras referências relacionadas a esse nome e fiquei curioso.

As referências que eu lembrei foram:

Rikudō Rinne (Ciclo das Seis Existências, um dos ciclos é o de Asura) - Ataque do Shaka de Virgem



Asura, do game Samurai Shodown



O Punho Supremo de Asura, do MMORPG Ragnarok



Caminho de Asura, do Pain do Naruto Shippuuden


Cruzando as referências


E em todas essas referências o nome Asura está relacionado a basicamente duas coisas deuses ou a falta deles (o que pode ser representado pela tecnologia). Você também pode encontrar criaturas com este nome  retratados como anjos caídos, seres aprisionados por deuses ou seres muito poderosos, como é o caso do Asura do Samurai Shodown. Já o nome da habilidade mais poderosa do Monge em Ragnarok, está relacionado a um grande poder capaz de causar um grande dano, algo como uma fúria divina. O personagem do Naruto está relacionado a tecnologia, este personagem é um "Androide", muitas vezes a tecnologia representa a ausência do mito, da fé, da divindade, o homem por si só, capaz de viver sem o auxílio de deus. 

Perceba que nesses três caso o nome Asura está diretamente relacionado com confrontar deus (demônios são os grandes adversário de Deus), ou o poder para causar dano nos deuses (como em ragnarok ou em Naruto). 

Só o caso do Shaka que é um pouco diferente, eles está relacionado ao Asura do Budismo. Que vem a ser um dos ciclos da existência, como uma roda da reencarnação. Cada ciclo uma vida. Reencarnar nesse ciclo é um grande sofrimento, ele está relacionado a batalha sem fim, como uma vida de dor e sem paz. 


Mas porque isso? 

Até onde que pesquisei, os Asuras do Hinduismo são uma raça rival dos deuses (trazendo para o ocidente seriam os anjos caídos, ou demônios). Diferente do Cristianismo, os Asura não são sempre derrotados pelos deuses (ou Deus). Existe uma guerra infinita entre Asura e Deva.
Os Devas tem uma vantagem, o líquido sagrado Amrita, que concede o dom da imortalidade. No entanto num período de escassez desse líquido, os Asura e os Deva tiveram que trabalhar juntos para encontrar uma nova fonte de Amrita. 
Os Asura finalmente tiveram acesso a líquido, o que não agradou os Deva. Então Vishnu, através de um plano engenhoso, conseguiu toda a Amrita dos Asura e devolveu a vantagem aos Deva. Mesmo assim a batalha não encontrou seu fim. 

Já no Budismo este nome está ligado aos ciclos da existência, ou da reencarnação. Asura é um dos mundos, digamos, ruins de reencarnar. Até onde eu vi está relacionado a batalha, a violência, sofrimento, coisas assim. É um dos passos necessários para alcançar o Nirvana.

6 Ciclos da Existência

Características hindus e budistas em Asura's Wrath

Acho que não precisa falar muita coisa. Depois dessa explicação do que representa o Asura no Hinduismo e no Budismo dá para perceber claramente as referências utilizadas. 

O personagem do game vive em uma batalha constante, sofre conforme o ciclo dos Asuras do Budismo e vai confrontar diretamente os deuses com o auxílio da tecnologia (que só reforça a idéia de ir contra as divindades).

Confrontando os deuses

Batalha e sofrimento constante

Tecnologia só para reforçar que ele não precisa de deus nenhum

E o porque do protagonista ter 6 braços? Bem, penso que seja pela representação dos Asura no Hinduismo. Em minha pesquisa encontrei figuras em que esses seres tinha de 2 a 6 braços. Porque eles são assim eu não sei!

Representação de um Asura
Concluindo

Como o God of War, o Asura's Wrath tem uma carga mitológica brutal. Como não conhecemos tanto as religiões orientais não recenhecemos essas referências na hora. O legal é que esse jogo pode abrir as portas para esse tipo de conhecimento. 
Se o game for realmente tão bom quanto os trailers demonstram e tiver essa mitologia bem trabalhada tenho certeza que não será apenas um clone do God of War, será diferente. Assim espero.

Como não sou nenhum especialista em religiões ou mitologia, espero não ter falado nenhuma besteira. Evitei me aprofundar tanto justamente por isso. Se errei me desculpem, me corrijam nos comentários, ok?

5 comentários:

Anônimo disse...

Muitas vezes eu também fico confuso com a mitologia asiática. Pelo que pude entender com meus conhecimentos superficiais (ou seja, posso estar falando besteira), eles "trocam" elementos entre religiões e mitologias com mais facilidade que o ocidente, então deuses, criaturas e nomes podem ser bem diferentes, dependendo do país ou religião. Eu conheço versões do(s) asura(s) relacionadas com a punição severa do mal ou ira divina.
Só uma correção: no jogo os inimigos também utilizam alta tecnologia, como naves e projéteis (Wyzen dispara mísseis e menciona um tal de "Mantra Reactor"). Acho que Asura tem esse visual meio ciborgue ele já foi um deus também.

Bob Mota disse...

Isso que você falou é bem verdade mesmo. Eu falei dos Asuras que lembrei, e na pesquisa foi o que encontrei. Relacionando os Asuras a rivais dos deuses. Se tu puder me passar a fonte vou ser bem grato.
E eu não sabia que os adversário utilizavam tecnologia. Deveria ter prestado mais atenção aos trailers e gameplay. Obg pela correção!

lgd.andre disse...

Belo trabalho, me ajudou a fazer uma postagem do Asura de Roronoa Zoro(One Piece), obrigado ;)

Anônimo disse...

QUERIA SABER O SIGNIFICADO DO GAME POIS JOGUEI E ZEREI MAIS NAO ENTENDI NADA

ayden disse...

hoje é abril de 2022 e também zerei o jogo várias vezes em inglês, ao ver alguns gameplays diferentes, soube que há várias intervenções do asura do game até chegar no fim do jogo, que para alegria do capitalismo é comprado infelizmente

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...