terça-feira, julho 12, 2011

RPGCon 2011, Tormenta RPG, Zumbis e muito mais!



Eu achava que não ia postar nada até quinta-feira. Estou extremamente ocupado com o mestrado e tal, mas arrumei uma folguinha para comentar os lançamentos que fiquei sabendo que foram anunciados na RPGCon 2011.
No .20 um dos mais conceituados blogs de RPG do Brasil, divulgou ontem os lançamentos anunciados na RPGCon 2011. Eu estava esperando ansiosamente por essa notícia, já que ninguém divulgou nada no twitter a respeito de como estava o encontro. As notícias são as melhores. Todos os Rpgistas brasileiros podem comemorar, teremos lançamentos dos mais diversos tipos. Vou comentar apenas os que eu conheço algo a respeito. 

Vamos seguir a ordem que foi apresentado no .20.


A Retropunk vai apostar no RPG nacional e lançar: 
  • Terra Devastada, um jogo brasileiro de apocalipse zumbi! Isso me deixa muito entusiasmado com o mercado nacional de RPG. Nos últimos anos tivemos excelentes lançamentos nacionais, e quando vemos uma editora apostando nesse tipo de produto temos a certeza de que os autores de RPG daqui  estão desenvolvendo produtos de qualidade. E isso é excelente e devemos estimular adquirindo esse produtos, contribuindo o crescimento deste mercado.
  • Savage Worlds, um RPG voltado para aventuras ao estilo ficção Pulp. Eu não sei descrever bem esse estilo de jogo. A única referência que conheço bem é Indiana Jones. Mas isso não se resume apenas a aventuras de arqueólogos, é bem mais amplo. Eu já li o sistema e me empolguei com a mecânica, por isso aguardo esse lançamento muito.

A Retropunk surpreendendo a cada lançamento. Ela traz jogos para preencher nichos não explorados no Brasil. Eu acredito nessa empresa. Ela vai nos trazer muitas alegrias do já trouxe. A única coisa que eu esperava que não foi anunciada na RPGCon, foi o Diáspora. Mas se problemas, ela tem excelentes lançamentos para compensar.

A Red Box, a editora nacional caçula, irá lançar:

  • Shotgun Diaries - Um dos meus jogos favoritos! Esse jogo é muito bom! E custa U$ 5,00 no DriveThruRPG. É muito simples e divertido. Já falei sobre ele aqui. E o melhor vai ser lançado no formato caixa com material extra que nem a versão original tem! 
Isso é que é vitória épica. Esse lançamento foi um dos que me deixou mais empolgado. Parabéns para a RedBox. Vocês acertaram em cheio!



A Jambô veio mais uma vez com uma avalanche de lançamentos, vejam só:

  • O Guia da Trilogia, o livro que passa para as regras tudo o que aconteceu nos romances da trilogia Tormenta! Será o maior suplemento para Tormenta RPG até agora, 300 páginas e será lançado num futuro evento chamado de Dia de Tormenta. Tudo indica que vai ser parecido com o D&D Gameday, a aventura e o material será distribuído por todo o país para ser jogado por todos num mesmo dia! E o Marcelo Cassaro já garantiu que a aventura preparada exclusivamente para esse dia será de grande importância para o cenário e acabará com a vida de um personagem famoso.
  • O Mundo de Arton, o novo Reinado. Ele atualizará o cenário após os acontecimentos da trilogia de romances, guerras táuricas e do mais novo evento, a Cisão de Doherimm. Eu espero muito por este livro, pela quantidade de histórias e ganchos para aventuras que teremos. Fora que as questões até agora que ainda não foram bem trabalhadas como A Liga Independente, a União Púrpura, o Ordem dos Cavaleiros da Luz e etc. Um dos mais esperados, só perde para o Guia da Trilogia.
  • Na Dragon Slayer #35, eu penso que seja a #34 mas vou seguir a risca o que está sendo dito no .20, deve sair a primeira aventura envolvendo os personagens na guerra civil anã. O Gustavo Brauner, um dos novos autores do cenário, disse o seguinte quando questionado quanto a situação atual do reino dos anões: "Não existe mais Doherimm". 
  • As Miniaturas de Tormenta estão em produção e poderão chegar ao mercado em breve!

O que eu tenho a dizer sobre os lançamentos para Tormenta RPG? A Jambô todo ano tem se supera. Tormenta está num excelente momento. O cenário está incrivelmente movimentado. Os autores estão amarrando as pontas soltas, aproveitando o melhor do cenário. Está ficando cada vez melhor. E estão ousando mais uma vez, lançamentos em formato de caixa e investindo no mercado de miniaturas. Estão de Parabéns!

Mas a Jambô não parou por aí, ela tem lançamentos para outros sistemas e cenários também:

  • Tudo indica que as publicações para Mutantes & Malfeitores 2ª edição se encerram com o próximo lançamento, Poder Supremo. Que eu creio que seja o melhor suplemento para este sistema. Ele trabalha bem todos os aspectos sobre poderes para o sistema. Esclarece bastante coisa confusa no material básico. Traz bastante coisa nova. É incrível. Vale o investimento.
  • Megacity, o futuro novo cenário oficial para 3D&T está pronto! E eu sempre achei que este sistema peculiar merecia algo assim. Um cenário que abordasse todos os nichos que o 3D&T cobre. Medieval, futurista, animes, super-heróis, tudo existirá em Megacity. Você não precisará sair dela para nada! A cada matéria destinada a esse lançamento na Dragon Slayer, os fãs tem ficado mais empolgados. Até eu que não jogo mais o sistema tive vontade de visitá-lo novamente.
  • Reinos de Moreania, um novo cenário para sistema de Tormenta RPG. Será  lançado no formato caixa e com regras até o 10º nível, será bem introdutório. Apesar dos autores colocarem esse cenário em Arton, eu nunca o considerei como tal. Sempre achei que Moreania sobreviveria sozinho. Ele é um mundo interessante sozinho. Vendo os trailers da nova animação de Thundercats deu até vontade de visitar estas terras.  
  • Teremos também a conclusão do romance O Caçador de Apóstolos com o novo livro do Leonel Caldela, O Deus Máquina. Eu ainda não li o primeiro, mas sei da qualidade do trabalho deste autor e penso que seja incrível. Pretendo adquirir em breve! 

Teremos também um lançamento destinado a Dragon Age, o Sangue em Ferelden. Eu ainda não conheço o cenário. Mas deverá ser mais um lançamento de qualidade.
Com esses lançamentos a Jambô agradará a gregos e troianos praticamente 1 produt  para cada um dos sistemas publicados por ela. Será um ano bastante movimentado.


Concluindo

2011 promete ser um ano ímpar para o RPG no Brasil pelos lançamentos de todas as editoras. Teremos jogos bem diferentes como o próprio Fiasco, lançado durante o evento, novos jogos nacionais publicados, novas franquias gringas darão as caras por aqui. Será muito bom para todos. Teremos bastante material de qualidade e espero que seja só o começo, que de 2012 em diante tenhamos anos cada vez melhores. Se o mundo não acabar antes.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...