sexta-feira, julho 29, 2011

O reboot do Universo DC



Esse assunto tem causado uma grande polêmica. Muita gente com medo, pouca gente empolgada com o que pode vir por aí e muita gente não quer começar a colecionar as revistas desde o princípio. Pode ser  que eu esteja enganado mas um das últimas coisas que os fãs querem é um reboot tão grande quanto esse.



Pequenos reboots são melhores aceitos, como o caso do Hulk. Ele terá sua continuação zerada para que a nova dupla criativa composta por Jason Aaron e Marc Silvestre possa reinventar o personagem. 
Teremos todas as revistas da Marvel seguindo seu curso normal mas a revista do Hulk será descontinuada e seu personagem reformulado pois o mesmo faz tempo que não consegue vender bem. Os fãs estão sendo mais positivos em relação a isso do que com relação ao reboot do universo DC.

Foi mais ou menos o que fizeram com o Lanterna Verde na DC com a série o Renascimento, uma reformulação bem planejada, sutil e muito boa. Tanto que é uma das revistas da editora que atualmente tem a melhor porcentagem de vendas.

Mas o que sabemos sobre o reboot do universo da DC até agora?


  • Sabemos que quase todos os títulos da casa passarão por uma grande reformulação. O Lanterna Verde e o Batman terão suas as edições zeradas, mas o que aconteceu nos últimos anos será considerado. Como a saga A Noite Mais Densa e Batman Inc. O Superman e a Mulher-Maravilha serão reformulados totalmente, seus passados serão desconsiderados.
  • 52 novos títulos chegarão as lojas especializadas. Pretendem agradar a todos. Revistas como a Dark Justice League, Blackhawks e Man of War são um exemplo disso. O novo universo DC deve abordar tanto as clássicas histórias de super heróis quanto histórias sobrenaturais e de guerra por exemplo.
  • Os uniformes serão todos reformulados. As cuecas-por-cima-das-calças saem de cena e os uniformes femininos se tornam mais práticos, sem maiôs ou saias. 
  • Fora os 52 títulos iniciais, outros podem surgir como o da família Marvel que já foi dito que será abordado no novo universo DC futuramente.
  • Vários personagens que não tinham tanta relevância atualmente terão suas revistas-solo, como O Besouro Azul.
  • Esse grande reboot foi motivado pela Warner que estaria insatisfeita com a DC por ficar na maioria das vezes atrás da Marvel nas vendas. Tanto que histórias que tinham sido planejadas para vários meses, como Batman Inc., tiveram de ser finalizadas as pressas para que o reboot fosse feito.
  • Junto com a reformulação, e pela primeira vez, a DC lançará suas histórias nas versões impressa e digital simultaneamente.
  • Os personagens do universo do Jim Lee agora fazem parte do universo principal da editora como o Grifter, bem como alguns personagens da linha Vertigo como Hellblazer e Swamp Thing
Grifter

Blackhawks

Dark Justice League


A opinião dos grandes

Diante de tudo isso alguns autores famosos da indústria dos quadrinhos já se manifestaram afirmando onde a DC errou nisso tudo. Mark Millar e Todd McFarlanne acham que não era necessário zerar todas as revistas da casa ao mesmo tempo. McFarlane ainda diz que a editora poderia ir reformulando seu universo aos poucos começando pelos grandes heróis, como Batman, Superman, Mulher-Maravilha e Lanterna Verde, e depois ir acrescentando os novos títulos de modo que a cada mês fosse apresentada uma novidade. E Millar acrescenta que o mercado está cansado de reformulações. Por serem opiniões de autores respeitados no mundo todo, com certeza isso pode influenciar negativamente nas vendas da DC.

Mark Millar

Todd McFarlane

Eu concordo com ambos, penso que uma reformulação desse calibre passa a idéia de medida desesperada sem necessidade aparente. As vendas do Lanterna Verde e do Batman estavam indo bem, a DC não precisava zerar tudo, ela podia ter começado justamente com as revistas que andavam mal das pernas como o Superman e a Mulher Maravilha. 
Um bom motivo que a editora tinha para optar por um caminho diferente é as vendas da revista do Jonah Hex. Apesar de histórias do gênero western não estarem na moda, as vendas da revista tem sido boas. A cada mês são apresentadas histórias que não seguem a cronologia de tudo que já foi lançado sobre o personagem. O cânone é respeitado, a base do personagem permanece mas você não precisa ter acompanhado tudo para comprar a revista. São histórias curtas, de qualidade e completas a cada mês.
Isso poderia muito bem ser feito com os outros títulos. Menos mega-sagas, mais histórias boas que respeitam o que o personagem é sem a necessidade de você acompanhar tudo a partir do número 1. O que não acontece muito hoje.


Onde a DC errou

Fora a reformulação completa e de maneira desesperada, creio que ela tenha errado feio no momento em que decidiu falar a respeito do que viria após a saga Flashpoint. 
Os envolvidos, tanto na saga quanto na reformulação, soltaram muito cedo na mídia que após o evento atual tudo iria começar do zero exceto por alguns títulos. Isso culminou numa queda expressiva nas vendas da saga Flashpoint. O que é normal, porque já que esse evento bem como tantos outros mais recente e que ainda estão saindo serão desconsiderados, para quê eu preciso adiquirí-los? 
Diante disso a DC tem tentando convencer os leitores de que a saga Flashpoint é importante e que deve ser adiquirida. 

Outra coisa que eu penso ser um erro bem grande é a Warner se meter diretamente na continuidade das revistas da editora. Segundo fontes de informações como o site Bleeding Cool, a Warner foi o principal motivo da reformulação. Descontente, ela fez com que boas histórias como o Batman Inc. precisassem ser encerrada prematuramente. Ela não considerou dificuldade de fazer com que um quadrinho venda bem atualmente e simplesmente jogou no lixo uma boa história. 
Não creio que a Warner tenha tanto conhecimento de como deve funcionar o mercado dos quadrinhos, sabemos que até o pessoal que trabalha com quadrinhos a vida toda parece não entender bem o que precisa fazer para agradar os fãs. Haja visto as histórias ruins que saem constantemente tanto na Marvel quanto na DC. Se nem os profissionais da área parecem entender como o mercado funciona, porque uma produtora de filmes entenderia como funciona? Se não tem tanta experiência no mercado, sinceramente ela não devia se meter. Deveria se preocupar em fazer bons filmes.

É como se de repente a Disney resolvesse interferir diretamente na Marvel ditando como as histórias devem ser. O que eu vi acontecer na Marvel que foi interferência clara da Disney foram as capas comemorativas para o lançamento do filme Tron - Legacy. 




O tipo de interferência que a Warner fez pode ser extremamente prejudicial. Apesar de ser a dona da DC, ela deve deixar a editora andar com as próprias pernas. Certo que ela tem deixado nos últimos anos e só agora resolveu interferir, mas  o que já estava ruim, na opinião de alguns leitores, ficou pior ou poderá ficar pior. 

Eu sou muito mais de acordo a fazer o que a Marvel fez e manter 2 universos, o 616 e o ultimate. E a DC tinha pensando nisso aparentemente com o projeto Earth One, que até agora só saiu a edição 1 do Superman. E aí temos a notícia que o Earth One voltará e acontecerá em paralelo com a reformulação do universo DC. 



Aí vem a pergunta: Para que ter um universo que irá reformular os personagens em paralelo se teremos o universo principal reformulado e iniciando do zero? Ou seja, teremos 2 universos novos em paralelo contando uma mesma reformulação mas seguindo caminhos diferente?

Outra coisa que eu acho complicado manter são duas linhas temporais distintas, uma no presente e outra no passado ao mesmo tempo. Tudo indica que as histórias que terão um reboot total desconsiderando praticamente todo o passado dela, como o Superman, acontecerão em duas linhas temporais diferentes uma no presente e outra no passado. Uma contando as histórias do Superman e a outra contando a história da juventude do herói antes dele ser de fato o Superman.
É complicado porque em algum momento essas histórias irão se cruzar e o que o Kal-El do passado faz ou deixa de fazer tem consequências no presente. E isso pode resultar em grandes paradoxos se não for bem planejado. 


Existem pontos positivos nisso tudo?

Ao meu ver existem pontos positivos nessa reformulação. Um deles são os novos títulos. Dark Justice League, Blackhawks, Animal Man, Swamp Thing, All Star Western, etc. O fato da DC decidir expandir seu universo abordando novas histórias, trazendo o tom mais sombrio e adulto da linha vertigo para o mundo principal da editora empolgou muita gente. Esses títulos podem render excelentes sagas e por serem números iniciais podem ser acompanhados por qualquer um sem um conhecimento prévio. Vaii trazer diversidade para um mercado mais focado em histórias de supers. Se souberem trabalhar com esses títulos, eles poderão no futuro serem as meninas dos olhos da editora. 

Outro ponto positivo é o modelo de negócios. A DC vai ousar vender pela primeira vez na história dos quadrinhos títulos impressos e digitais simultaneamente. Deste modo ela vai poder alcançar um público bem maior mais rapidamente já que a venda digital não será localizada, ao menos é o que tudo indica, ou seja, no momento em que o título for lançado nos E.U.A. poderá ser adquirido por um fã em qualquer parte do mundo naquele instante.
Dependendo das vendas pode ser que a publicação dos títulos em outros idiomas seja uma realidade. Deste modo fãs de outras partes do mundo que preferem ler em sua língua vernácula ou não tem um domínio tão bom da língua inglesa sintam-se motivados a acompanhar suas histórias favoritas digitalmente e adquiri-las no momento em que foram publicados em seu país. 
Vale salientar também que esse novo modelo de negócios pode ajudar a desenvolver um método eficiente de combate a pirataria. 

Na minha humilde opinião esses são os grandes pontos positivos de toda essa polêmica. Novos títulos, novos  tipos de histórias e um novo modelo de negócios. O que, convenhamos, não justifica um reboot gigantesco. Os novos títulos por sua variedade não seriam difíceis de incluir no universo atual da DC, e o novo modelo poderia ser iniciado com estas novas publicações.


O que tudo isso pode gerar?

Creio que o medo de todos sejam basicamente dois. O primeiro é o medo de tudo isso dar certo. Caso a DC consiga se manter na liderança das vendas por muito tempo poderá influenciar outras produtoras de filmes que possuem os direitos sobre editoras de quadrinhos, como a Disney tem sobre a Marvel, a tomar a  mesma iniciativa? Elas teriam a coragem de exigir uma nova reformulação?
Imagine se a Marvel de repente decide reiniciar todo o seu universo para tentar voltar a liderança no mercado dos quadrinhos. Iria ser uma grande bagunça. E pode ser que isso afaste ainda mais os fãs dos personagens da casa das idéias. 

O segundo medo é: Se tudo der errado, o que a Warner e a DC farão? 
Já surgem boatos que a DC tem um plano B pronto para o caso tudo isso dar errado. O que acho que pode acontecer é ela transformar tudo isso num grande evento e voltar com a numeração normal das revistas. Ou pode transformar isso num outro universo, talvez um novo Earth One, e trazer a numeração normal das revistas clássicas. Não sei se existem outras possibilidades fora essas duas.
Muita gente aposta que a reformulação terá inicialmente um bom número de vendas por serem títulos novos, mas que para se manter na liderança por muito tempo as histórias precisarão ser realmente boas e deverão convencer que o reinicio era necessário. 
Se isso não acontecer as vendas cairão e a editora terá que pensar num novo meio de alavancar as vendas, e aí poderemos ter uma série de grandes sagas, mortes de personagens, herói se tornando vilão, o de sempre, mudando o que já foi alterado.


Concluindo

Como todo bom fã de quadrinhos eu espero boas histórias após esta reformulação. Espero que  tenha sido tudo bem planejado, que os autores consigam realmente atrair novos fãs e que o mercado permaneça movimentado por um bom tempo. 
Espero também que passem a ouvir mais os fãs, não precisamos de tantas reformulações, não precisamos de grandes sagas todos os meses. Precisamos de uma reformulação, não no universo em si, mas no modo como as coisas são feitas. Fórmulas antigas, como mortes de heróis para aumentar as vendas, não são tão bem vistas como na época em que eram novidades. O publico amadureceu, é necessário que as histórias amadureçam também. 
Temos como exemplo a Image Comics, a casa do Spawn, Invencible e The Walking Dead. As histórias são clássicas mas mais maduras. The Invencible, por exemplo, uma história clássica de super herói, com direito a universos paralelos, super vilões e etc., mas tudo feito de modo despretensioso, bem elaborado e reciclando idéias que parecem batidas mas que dão certo quando são bem feitas sem a necessidade de uma reformulação completa.
Outra coisa que ela faz é investir em novos tipos de histórias, como The Walking Dead, um cenário de apocalipse zumbi sem super seres, apenas gente normal sobrevivendo. 
Se a reformulação da DC trouxer um amadurecimento à suas revistas e novos tipos de histórias, que seja muito bem vindo. Caso contrário, se for apenas mais do mesmo, sinto muito, não vai fazer tanto sucesso quanto o esperado e que termine tão prematuramente quanto começou. 

3 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Foi uma atitude muito radical essa da DC. Um reboot total requer uma responsabilidade muito grande quando se trata dos fãs...

Concordo com a sua conclusão. Espero que eles reparem o erro logo de início, mas vou procurar ler as primeiras edições pra ver a proposta deles, mesmo sabendo que talvez eu não me agrade muito xD

Gabriel disse...

Acho válido manter a cabeça aberta, há sempre a chance dos editores nos surpreenderem, como fã do cavaleiro das trevas não sei como será, a conclusão da sombra do batman e como eles irão fechar os arcos atuais, enfimm, é esperar para ver.

Bob Mota disse...

Eu acho interessante você dar uma chance para a DC. Comparo esse reboot a situação da editora no pós-guerra. Ela teve que reformular a maioria dos personagens, como o Laterna Verde, Flash e etc. Podem sair boas coisas desse reboot. É torcer para dar certo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...