segunda-feira, julho 18, 2011

Museu H.R. Giger


Eu sempre achei o filme Alien - O 8º passageiro, incrível. O primeiro a unir terror com ficção-científica de modo primoroso. Os outros filmes são bons também mas o primeiro eu considero mais especial por ter inaugurado um seguimento novo no cinema. Se você é fã de Alien, deve conhecer o local que empresta seu nome à este post.

Para quem conhece e é fã de Alien já deve conhecer esse nome H. R. Giger. 

Giger nasceu em Chur, Suíça em 1940. Se mudou para Zurich em 1962, onde estudou Arquitetura e Desenho Industrial. Já naquela época seus trabalhos eram voltados para a criação de pinturas de criaturas surreais biomecânicas. Teve seu trabalho divulgado por várias partes do mundo, o que lhe rendeu diversos Artbooks. O seu livro mais famoso foi o Necronomicon, publicado em 1977, e foi a principal inspiração para as criaturas do filme Alien do Ridley Scott.


H. R. Giger
Giger também trabalhou com esculturas, desajava expandir os elementos principais das suas obras e sua visão artística para além do confinamento do papel, para o mundo 3D. Em 1988 ele teve a oportunidade de trabalhar na criação de uma bar dedicado à suas obras, o Giger Bar em Tokyo. Em 1992 um outro Giger Bar foi aberto em Chur, sua cidade natal. E em 1998 fui inaugurado o Museu H.R. Giger em Chateu St. Germain, Suíça. 

O museu contém além das obras criadas pelo Giger, obras de outros artistas que faziam parte da sua coleção pessoal. Entre eles, Salvador Dali, Ernst Fuchs, Dado, Bruno Weber, Günther Brus, Claude Sandoz, François Burland, Friedrich Kuhn, Joe Coleman, Sibylle Ruppert, Andre Lassen, entre outros.

Os ambientes criados para compor o museu são incríveis. Vejam.




















Toda a arquitetura do bar foi desenvolvida baseada nas obras do Giger. Não é um simples museu. Todo o interior deste museu é uma grande obra deste artista. Além da arquitetura peculiar e magnífica, encontramos as pinturas e esculturas dele espalhadas por todo o ambiente. 











Com toda certeza é um ponto turístico para qualquer fã de ficção-científica, não só para nerds. A arte do Giger precisa ser apreciada, é algo contemporâneo, surreal, com o objetivo de chocar, impressionar. Com toda a certeza este é um dos locais que eu quero visitar antes de morrer. 


Para conhecer mais, além de visitá-lo é claro, acesse o site: http://www.hrgiger.com/, ou o http://www.hrgigermuseum.com/

Lá você encontra uma biografia resumida do autor, seus principais prêmios, tour pelo museu, etc.

1 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Nossa... a arte dele é de arrepiar! Tem umas coisas beeem bizarras. O cara é um gênio mesmo o.O

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...