segunda-feira, junho 13, 2011

E3 2011 - Wii U, PS Vita



E3 2011, creio que nunca fiquei tão ancioso por uma convenção de games como fiquei esse ano. Tinha muitas expectativas em relação a conferência. Óbvio que tiveram coisas que eu esperava ver que não apareceram, mas ela no geral foi melhor do que eu esperava.
Essa E3 prometia desde o ano passado quando a Nintendo tinha anunciou que apresentaria uma versão turbinada do Wii na convenção de 2011. A partir daí, pra mim, foi contagem regressiva. Eu tava contando os dias.

Por quê?

Porque eu gosto da Nintendo, sou fã do SuperNintendo e sou doido pra ter um Wii. E se o Wii recebesse um upgrade e ficasse com gráficos perfeitos, seria maravilhoso.

Outra coisa que eu estava esperando muito era o lançamento oficial do NGP. Esse portátil promete uma verdadeira revolução. É um portátil com o poder de processamento do PS3! Precisa falar algo mais?
Fora isso, sempre são anunciados jogos legais.

Hoje vou falar um pouco sobre o sucessor do Wii, o PS Vita.

Wii U



Vamos começar por ele, a estrela da E3. O Wii U. Antes de falar sobre ele vamos deixar algo bem claro: O Wii U não faz parte de uma nova geração de consoles, ele é da geração atual!

O que marca uma geração de consoles não é a época em que é lançado, mas a inovação tecnologica contida no console.

Por exemplo:
  • O Playstation One, Nintendo 64 e Dreamcast fazem parte de uma geração. Esta foi marcada pelos primeiros games com gráficos e 3ª dimensão. 
  • O PS2, GameCube e Xbox fazem parte de outra geração. Marcada por uma mídia nova, o dvd, e gráficos em 3ª dimensão melhores. 
  • O PS3, Xbox 360 e Nintendo Wii, e Wii U são outra geração. Marcada por gráficos extremamente bem feitos, e novas formar de jogar. Controllers diferentes como o PS Move, Kinect e Nunchuk e o controller do Wii U.
Muitos sites tem espalhado por aí, de maneira errada, que o Wii U faz parte de uma outra geração. Mas não é verdade. A própria Nintendo disse que era uma versão melhorada do Wii. Foi uma adequação ao mercado.
Pense bem, o diferencial do Wii era o controller. Quando a Sony e a Microsoft lançaram controllers igualmente revolucionários a Nintendo ficou para trás, pois seu console só tinha esse diferencial e não tinha gráficos tão bem feitos quanto seus concorrentes. A Nintendo então fez um upgrade no Wii, e agora o console tem gráficos tão poderosos quanto os do PS3 e Xbox 360 e um controller diferenciado para sustentar as vendas até a próxima geração.

Mas é isso aí, o Wii U é um Wii com uma bela upgrade e um controller novo! Não faz parte de uma nova geração!



O Wii é incrível pelo seu controller novo e por juntar isso a gráficos incríveis. Eu não consigo pensar em todas as novas formas de se utilizar o novo controller. Vejam o vídeo de apresentação do console.



Essa apresentação me deixou de boca aberta, principalmente na parte em que o jogador tá jogando golfe. Melhor dizendo, toda a apresentação é boa! Os recursos mostrados deixam qualquer pessoa viajando nas possibilidades, ou pelo menos curiosa para saber como a Nintendo vai aproveitar isso. Veja o vídeo do gameplay do novo jogo da franquia Zelda.


Tá certo que esse vídeo não mostra muita coisa, mas dá uma idéia de uma possível utilidade da segunda tela para jogos clássicos. Mostrar mapas, equipamentos, etc. Mas creio que a Nintendo não se limitará apenas a expandir a experiência de duas telas para consoles de mesa.

O interessante é que os fãs da Nintendo vão poder investir no console sem se preocupar com a não-existência de games hardcore. Quem é fã da Nintendo comprava o Wii para se divertir e um outro console para jogar games mais elaborados, com gráficos melhores, etc.
Com o Wii U você não precisa mais disso, a Nintendo apresentou todas as empresas que estão em parceria com a ela, teremos títulos nos 3 consoles dessa geração, simultaneamente, com o mesmo gráfico (ou pelo menos bem parecidos) mudando apenas a forma de jogar.
Confiram a provável especificação do hardaware do Wii U, é praticamente o mesmo poder de processamento do Xbox 360 e do PS3.

Para dar uma amostra do poder do Wii U, a Nintendo mostrou esse vídeo.


Esse console tem tudo para ser incrível! Outra coisa que deixou os fãs animados é o fato do Wii U ser retrocompatível com os games do Wii. Ou seja, ele já vai entrar no mercado com todos os títulos divertidos do se antecessor. Eu tô pensando até em esperar o Wii U sair para curtir tudo que tenho vontade de curtir no Wii. A Nintendo dessa vez pensou nos seus jogadores. Os respeitou.

Estou realmente muito animado com esse console. A Nintendo pode ditar a tendência mais uma vez.


PS-Vita

Uma coisa que ficou clara nessa edição da E3 foi que a Sony resolveu investir pesado no mercado de portáteis. Tanto que a estrela da Sony foi o PS-Vita. A Sony tentará, finalmente, acabar com o reinado da Nintendo nesse mercado. Creio que a maior briga será entre essas duas fabricantes tanto no mercado dos portáteis como no mercado de consoles de mesa.

O hardware do PSP sempre foi superior ao dos concorrentes fabricados pela Nintendo, mas a Sony nunca conseguiu trabalhar para que o PSP fosse tão bem sucedido quanto o GameBoy Advanced ou Nintendo DS. Vamos ver se ela vai conseguir desta vez.

Se ela fizer o seu dever de casa com o PS-Vita, com toda a certeza ela vai deixar o Nintendo 3DS no chinelo. O hardware da Sony é incomparável, praticamente um PS3 de bolso, e com os novos recursos interativos esse portátil tem tudo para causar uma grande revolução.

Um coisa que animou bastante foi que a Sony aparentemente planeja lançar alguns títulos do PS3 para o PS-Vita ao mesmo tempo! Nada de novas versões! Serão os mesmos jogos! E isso é o que impressiona, o fato de conseguirem comprimir o poder do PS3 neste portátil. Especifcação do hardware do PS-Vita.

Vejam o vídeo de apresentação do portátil  e um gameplay de Street Fighter vs Tekken.

Apresentação do PS-Vita.



Gameplay Street Fighter vs Tekken


Estou muito ancioso para poder jogar todos esses jogos, ter acesso a toda essa tecnologia e ter horas e horas e diversão! A briga Nintendo vs Sony promete! E os beneficiados seremos nós.


Concluindo

A edição desse ano da E3 foi uma das melhores. Fomos apresentados a tecnologias inovadoras que poderão render excelentes jogos. A apresentação da Sony foi incrível e a da Nintendo também. De todas, a Microsoft foi a mais fraquinha. Praticamente apresentou jogos que utilizarão o Kinect, e como falei de hardwares novos não a citei.

Creio que Nintendo cometeu uma falha na sua apresentação, ela se concentrou no controller e não no console. Resultado: Não foram todos que entenderam a proposta do Wii U. Muitos acharam que ele será um console mais complicado e menos voltado para o povão-que-nãojoga-jogos-hardcore. Isso desanimou até os investidores. Pensaram que a Nintendo entrará na briga contra a Sony e a Microsoft nos jogos hardcore, e esquecerá do público que fez o Wii ser o console mais vendido dessa geração. Mas acredito que ela pode reverter esse quadro com o passar do tempo, mostrando que os games do Wii poderão ser jogados no Wii U.

Por hoje é isso, e vocês o que acharam da E3? O que acharam das apresentações?

3 comentários:

Vec "Terceiro" disse...

Pois é cara, ouvi dizer que já está sendo feito um smash bros pro wii U e 3DS... Será que estou ansioso?!? xD
De 10 anos pra cá, é praticamente o único jogo que jogo xD

Bob Mota disse...

hauhauhauhuah! Eu tô muito ancioso por esse console. Promete! Mas algumas coisas já me desanimaram. Parece que a Nintendo vai desenvolver uma mídia própria!
Aí possívelmente o preço dos jogos vai ser lá em cima! E não vai ser retrocompatível! =/

Vec "Terceiro" disse...

puts, que caca!!
pois bem, com um wii e com is hacks pro brawl (project M, plus, etc) já estarei servido por mais uns 10 anos UAHSuAHsuAHS e o smash do wii U posso jogar no 3ds, q tem retro compatibilidade com todos os game boys da vida, q por sinal eh rico em rpgs ... ou seja, comprando qualquer um dos dois já esterei bem servido xD
mas por enquanto, vai de ssbm msm UAHSuAHSuAHS
xD

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...