quarta-feira, junho 01, 2011

Como começar a acompanhar quadrinhos



Um amigo meu disse para mim que queria muito acompanhar os quadrinhos dos X-Men, e dos seus heróis favoritos mas não sabia por onde começar. Inspirado por esse comentário, vou contar aqui como eu comecei a acompanhar os quadrinhos do Lanterna Verde. E espero que ajude as pessoas que tem vontade de acompanhar seu personagem favorito mas fica perdido em meio tantas sagas que abalaram as estruturas do universo conhecido.
Eu sempre li muito sobre quadrinhos. Desde pequeno era doido para colecionar e acompanhar meus heróis favoritos. Mas só agora tive a oportunidade de fazer isso. Só que já aconteceram várias sagas gigantescas que envolveram todos os heróis da Marvel ou da DC e muita gente teve a origem alterada, outros morreram e voltaram. E eu estava perdido. Daí pensei: É preciso ler tudo isso? Eu preciso comprar todo esse material antes de acompanhar as histórias atuais?

A resposta é simples: Você não precisa ler tudo já publicado para acompanhar atualmente seu herói favorito.

Tanta coisa já foi publicada, tanta coisa já se perdeu e você dificilmente encontria até para baixar, e você gastaria tanto dinheiro que não valeria a pena o esforço. Você precisa de foco! 

Na minha busca por acompanhar o Lanterna Verde, percebi que em 3 passos eu consegui acompanhar as histórias do gladiador esmeralda. E esses três passos vou publicar aqui e creio que sirva para qualquer outro herói de qualquer outra editora que você conheça e queira acompanhar.


Passo 1 - Procure pelas principais histórias dentro da cronologia do personagem


 Essa primeiro passo é importante para você conhecer o seu herói favorito. Mesmo que você tenha bastante informação, procurar pelas mais clássicas aventuras do personagem vai te mostrar quem ele realmente é. Basicamente nesse passo você escolhe um herói que deseja acompanhar e procurar conhecê-lo.
No meu caso, eu já gostava do Lanterna Verde, John Stewart, das animações da Liga da Justiça. Além disso, eu sempre curti séries, filmes, livros e animações voltadas para viagens espaciais, combates cósmicos, etc. Portanto, a Tropa dos Lanternas Verdes me chamou a atenção desde sempre. Decidi acompanhar as histórias do Hal Jordan.  

Mas por onde começar?


Uma pesquisa rápida internet me apresentou ao mundo do Lanterna Verde. Eu já sabia algumas coisas sobre o Hal Jordan, mas era o básico do básico. A pesquisa me revelou 4 pontos principais na carreira deste Lanterna.
  • Hal Jordan vira um vilão, controlado pela entidade Parallax.
  • Parallax é expulso do corpo do Hal Jordan.
  • Hal Jordan vira o Espectro.
  • Hal Jordan volta a ser o Lanterna Verde.
Sabendo disso, restava procurar em que sagas esses momentos aconteciam. Caso não fossem momentos bem delimitados eu teria que saber quais as histórias principais. 
Para minha sorte essas etapas aconteciam em sagas bem delimitadas e algumas delas estavam à venda encadernadas aqui no Brasil. As sagas são as seguintes, respectivamente:
  • O Crepúsculo Esmeralda
  • A Noite Final 
  • O Dia do Julgamento
  • O Renascimento
Dessas sagas apenas o Crepúsculo Esmeralda e o Renascimento existem para vender em encadernados. As outras duas não existem ainda. O que fazer agora?

A medida mais imediata é ir atrás delas em sites como o Mercado Livre ou em sebos virtuais. Essas opções são as mais rápidas para você conseguir as sagas que não estão mais à venda.

Outra opção é esperar que a DC ou a Panini lancem novas edições destas sagas. E não é tão difícil assim disso acontecer. Com a saga Noite Final, por exemplo, a DC lançou ela novamente nos E.U.A. na revista DC Universe - Legacies #9. Aqui no Brasil a Panini está publicando esta revista sob o nome de Universo DC.  E se tudo der certo, segundo o pessoal da Liga HQ, ela sairá aqui na Universo DC #17. A revista atualmente está no número 11. Pode demorar mas vai valer a pena. 


 Caso o seu herói não possua lançamentos desse tipo o que você pode fazer, e peço que faça isso apenas em último caso, é baixar os scans de sagas que você não encontra mais para vender e que ninguém vai publicar novamente. 
Se você não achar para baixar, resta deixar para lá essa saga. Saber que aconteceu e tocar a bola para frente. Você não será prejudicado. 


Passo 2 - Procure pelas melhores histórias do personagem 


Pode parecer redundante mas não é. As melhores histórias nem sempre estão dentro da cronologia do personagem. Por exemplo, o Cavaleiro das Trevas é a melhor história do Batman de todos os tempos e não está dentro da cronologia do personagem. 

Todos os personagens da DC, ou quase todos, possuem arcos de história fora da cronologia que são incríveis. Procurar por esses arcos e lê-los vai te dar outras visões sobre o seu herói. Fora que em alguns casos a personalidade do herói até muda depois de um arco excelente desses.

As vezes as melhores histórias estão dentro da cronologia também, como em "A Queda do Morcego". Um excelente arco de histórias que faz parte da cronologia do Batman. 
No caso do Lanterna Verde, para você ver como sou novo assunto, eu sei que ele tem uma excelente fase escrita pelo Alan Moore que não sei se faz parte da cronologia do personagem. E sei também que o arco de histórias "O Renascimento" é extremamente elogiado e faz parte da cronologia do Hal Jordan.


Digamos que esse passo pode ser dado junto com o terceiro. Porque essa é uma descoberta constante, principalmente para os novos fãs. Você vai lendo, se informando e descobrindo momentos ímpares do personagem. É legal você estar por dentro desses momentos, excelentes história merecem ser apreciadas. Mas faça isso após conhecer a cronologia do seu herói para não se confundir.

Para esse passo valem as mesmas opções do passo anterior no que diz respeito a aquisição dos títulos. Só procure para baixar em último caso! Nada de baixar algo que ainda está à venda ou que a editora vai lançar novamente. Seja grato as pessoas que levaram um pouco de diversão para a sua vida e pague pelas revistas! 


Passo 3 - Vamos para a saga mais atual


Depois de já ter lido as principais histórias dentro e fora da cronologia do personagem, ou pelo menos de ter lido a respeito, você vai direto para saga recente dele. 

Quando já tinha lido ou me informado a respeito do que tinha acontecido com o Hal Jordan, eu fui procurar a saga A Noite Mais Densa. Muito elogiada aqui no Brasil e lá fora, foi muito bem vendida e diziam ser incrível.

No entando ao pesquisar, descobri que tinha uma saga antes dessa, que eu gosto de chamar de Guerra Sinestro, ou Guerra contra o Sinestro. É quando ele forma uma tropa de lanternas amarelos e parte para cima da tropa dos lanternas verdes. 

 
Daí descobri que ela começa, aqui no Brasil, na revista Dimensão DC - Lanterna Verde #1. Como ela ainda está a venda comprei a partir daí e fui lendo até pelo menos o prelúdio da Noite Mais Densa que está na Dimensão DC - Lanterna Verde #4
Como a revista Dimensão DC é boa continuei comprando, ela inclusive muda de nome a partir do número 21 passando a se chamar apenas Lanterna Verde.

A saga da Noite Mais Densa completa consiste em 8 edições fora as especiais, que não são totalmente necessárias. Agora está sendo publicado aqui no Brasil a continuação dela, O Dia Mais Claro que pretendo acompanhar também. 

Viram como não é nenhum bicho de 7 cabeças?! Você só precisa de um pouco de paciência, fazer algumas pesquisas e rapidinho passa a acompanhar seu herói favorito. Creio que esses passos valem para todos os heróis das outras editoras. Se você tinha vontade de acompanhar seus ídolos e não sabia como começar, agora sabe!

Passo Extra - Outras histórias


Fato: Depois que você vira fã, quer consumir, principalmente, as primeiras histórias do personagem. 

Para nós no ano de 2011 é um pouco mais difícil fazer isso. As revistas estão saindo aqui no Brasil desde a década de 80, no mínimo. Fora o problema das publicações descontinuadas, números perdidos, etc. Mas para nossa sorte, as editoras de vez em quando lançam encadernados contendo uma seleção das primeiras histórias dos principais personagens dela. A DC tem os encadernados da DC 70 anos, DC 75 anos, a série Crônicas. A Marvel tem as Bibliotecas Históricas, e por aí vai. 



Se você virou fã mesmo, vai querer ler essas histórias também. Apesar de não ser tão necessário para acompanhar as séries atuais, visto que muitos personagens mudaram muito com o passar dos anos. É legal conhecer, mas não se desespere caso não tenha essa oportunidade.

Concluindo

Espero ter ajudado a todos os leitores do blog que tinham vontade de acompanhar histórias em quadrinhos e não sabiam por onde começar. Qualquer dúvida é só comentar e caso você ache que eu tenha falado alguma besteira é só comentar também. Diga sua opinião, quem sabe eu aprenda mais com ela.

5 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Boas dicas.

Uma dica que também dou é ter um namorado aficionado de HQ's e pegar com ele emprestado... vc acompanha direitinho! :D É uma mão na roda. ( por experiência própria ;) )

Bob Mota disse...

Espertinha!!! huahauhauahuahuah! Ter uma namorada que gosta de quadrinhos também ajuda.

yurifw disse...

mto maneiro cara, tava querendo ler sobre o spawn, mas acho q ele vai ser mais dificil de acompanhar do q um heroi da marvel ou dc ne? vc n sabe de nenhum anti heroi legal e mais facil de acompanhar n?

gostei mto do post, me animou a começar a acompanhar alguma saga xD

Bob Mota disse...

Olha, praticamente é tudo a mesma coisa. Acho que até Spawn é mais fácil porque não tem reboots ou mudanças bruscas semelhantes. Não sei se cabe bem o termo de anti-heróis, mas eu sei que existem Invencível e Irremediável que são muito bons e diferentes do que é publicado atualmente.

Unknown disse...

Gostei mano! muito bom ;)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...