sexta-feira, maio 06, 2011

Guerra com Robôs



Howdy?!

Essa semana mataram o Osama. Eu nunca achei que o encontrariam, o assunto já havia sido deixado de lado faz tempo. As únicas pessoas que ainda tentavam utilizar a imagem do cara era o pessoal do Casseta e Planeta, e era uma porcaria! Você deve estar se perguntando: Como isso está relacionado com o post?

Fiquem sabendo que um veículo não-tripulado foi essencial para a captura do terrorista. O RQ-170 Sentinel da Lockheed Martin. Foi ele que transmitiu ao vivo as imagens da residência do Osama ao governo dos E.U.A., o RQ-170 é uma aeronave stealth autônoma e não tem qualquer tipo de armamento, por enquanto é apenas um avião espião muito legal.

Também conhecido como: A besta de Kandahar

Eu penso que cada vez mais veículos desse tipo, e outros autômatos, serão utilizados em conflitos armados. Se demorar o suficiente para acontecer uma terceira grande guerra poderemos ter fileiras de soldados autômatos e humanos equipados com armaduras cibernéticas. Tá, sei que viajei muito, admito. Mas vai dizer que você não queria ver isso? Talvez não queira uma grande guerra, mas ver robôs se destruindo é sempre legal!


Essa semana eu estava navegando pela rede, e vi unas matérias interessantes sobre robôs no site Gizmag, e resolvi apresentar para vocês alguns robôs que estão sendo desenvolvidos para auxiliar grandes exércitos em futuras guerras.


Exoesqueletos - The Land Walker

Já vi algo assim em algum lugar!


Esse é o primeiro exoesqueleto bípede de 3,4m do mundo! Melhor dizendo, é o primeiro modelo. Ele foi desenvolvido para exibições, por enquanto. E as armas laterais não funcionam. Foi desenvolvido pela Japanese machinery and robotics manufacturer Sakakibara-Kikai.
Por enquanto está servindo só para entreter as pessoas em feiras de equipamentos bélicos, mas você acha que algo assim não está em desenvolvimento?
Imagine quando essas belezinhas estiverem mais ágeis, mais precisas e com mais armamentos. Imagine um exército com vários desses em suas fileiras! Podem não ser tão bons contra tanques ou artilharia aérea, mas já dá um caldo já.
Alguém mais lembrou do AT - ST Walker de Star Wars?

Do cinema para a vida real?

Para mais informações: Gizmag


Exoesqueletos -Raytheon XOS2


Elas faz muito mais do que quebrar tábuas, viu gente?!

Lembram do exoesqueleto japonês que foi comprado pelos EUA, e que foi modificado para ser usado em combate? 
Pois ele evoluiu meus amigos! Agora está menor, mais flexível, mais forte e mais resistente! O traje robótico foi feito para ampliar as capacidades humanas em combate. Com ele, os soldados serão mais rápidos, fortes e resistentes.
A teconologia está sendo desenvolvida não só pelos E.U.A, mas pela Korea, pelo Japão e por Israel.
Portanto se der tempo de desenvolver, os soldados além de terem seu próprio AT - ST Walker, vão poder dar uma de Iron Man também! Tá, talvez não o Iron Man como conhecemos, mas terão um exoesqueleto robótico bastante poderoso.

Para mais informações: Gizmag


Veículos de combate não-tripulados - The Snark

Adorei o visual!
O Snark é um novo veículo de combate aéreo não-tripulado. É feito de fibra de carbono e kevlar. Aparentemente não é tão resistente quanto um helicóptero de guerra, mas a graça dele é que é silencioso, é invisível para radares e detecção infravermelho, é rápido e, por fim mas não menos importante, bastante mortal!
Helicópteros são bastante eficientes, e esses podem ficar praticamente invisíveis no ar metendo bala, mísseis, e o que mais armarem nele, em exércitos inimigos! Impressionante não?!
E nós aqui do Brasil o que temos?

Para mais informações: Gizmag

Veículos de combate não-tripulados - Fire Scout


Mais resistente e mortal que o The Snark

É o mais avançado veículo vertical de combate não-tripulado do mundo! Esse modelo é bem diferente do outro pela sua resistência. Ele é duro na queda! 
Quando se fala de veículos de combate não-tripulados, fala-se não apenas de veículos guiados a distância mas também da autonomia desses veículos para casos em que não possam ser controlados. 
O Fire Scout neste sentido mostrou agir muito bem sem o auxílio de um controlador. Ele se vira muito bem sozinho! Em todos os seus testes de vôo, ele obteve excelentes notas. 
Outro requisito para este tipo de veículo é a capacidade de transmitir vídeos ao vivo. E o Fire Scout possui um poder de transmissão incrível, extramamente avançado. 
Fora tudo isso,  ele foi projetado para ataques de precisão, é flexível quanto ao modo de operação, ou seja pode ficar alternando entre controle remoto e autônomo, pode detectar minas, e outras coisitas mais. 
Com toda certeza um brinquedo pra exército nenhum botar defeito! Ele é produzido nos E.U.A para servir à Marinha (U.S. Navy).

Para mais informações: Gizmag
Veículos de combate não-tripulados - X47B

Rápido, silencioso e mortal

Senhoras e senhores, a era dos aeroplanos de combate não-tripulados está mais próxima do que nunca. O X47B tem uma autonomia incrível, a capacidade de reconhecer e neutralizar ameaças, pousar e decolar de porta aviões, ainda pode ser flexível. Originalmente foi projetado para agir sozinho, em seus primeiros vôos o X47B demonstrou que não precisa de piloto, pelo menos inicialmente. Os testes iniciais foram todos bem sucedidos, a Marinha Americana a partir dos resultados obtidos devem calibrar os softwares do veículo e aprimorá-los. Além disso, pretendem deixá-lo totalmente operacional em breve. Após os primeiros testes, serão incluídas rotinas de abastecimento de combustível, entres outras coisas necessárias para que o veículo possa operar sem interferência humana.

O primeiro caça de combate não-tripulado do mundo! Velocidades supersônicas, invisível a radar, armas de poderoso calibre, autônomo, as guerras no futuro deverão ser de fato coisa de cinema. No bom sentido da palavra, e não pense que estou louvando a guerra porque estou apresentando tais equipamentos com tanta empolgação. Eu fico empolgado com o nível tecnológico que estamos alcançando rapidamente, principalmente no sentido de autômatos, isso deixa qualquer fã de sci-fi impressionado e com medo. Enfim, vamos para o próximo.

Para mais informações: Gizmag

Veículos de combate não-tripulados - Guardium

Futuros patrulheiros das ruas.

Esse último, pelo menos em teoria, não foi feito diretamente para a guerra, ele foi desenvolvido para patrulhar fronteiras, proteger propriedades particulares e o que mais os seus donos queiram! Os modelos iniciais possuem armas não-letais. Mas nada que uma pequena adaptação não resolva. 
Foi desenvolvido, para variar, pelos E.U.A. e tem como o objetivo auxiliar na proteção da fronteira americana.
O interessante é que já se estuda a possibilidade de colocar esse tipo de veículo para patrulhar cidades, isso mesmo, e também é de interesse que esses carinhas carreguem armas letais, ou seja, num futuro não tão distante poderemos ter esses robozinhos patrulhando nossas cidades.
Bases militares dos E.U.A. já declararam que eles são bem mais eficientes que circuitos fechados de câmeras. Eles são autônomos o suficiente para saber o que fazer diante de um humano ou veículo não identificado.
Ele é equipado, fora as armas (por enquanto) não-letais, com sistema de transmissão de vídeo em tempo real, sistema de detecção de obstáculos via radar, lasers e infravermelho, luz estroboscópica incapacitante, áudio bidirecional, e etc.
E não pense que está tão distante assim de ver essa belezinha na sua cidade, o projeto Street View do Google reuniu dados de telemetria laser de várias cidades que podem ser usados para a construção de mapas 3D que um robô pode usar. O Google já testou com sucesso um carro sem motorista utilizando esses dados!

Para mais informações: Info

Concluindo

Ver notícias como essas deixa qualquer fã de robótica ou sci fi bastante empolgado. É tudo incrivelmente legal, mas também preocupante! Legal porque todos nós sempre desejamos ver robôs se degladiando até não sobrar parafuso sobre parafuso, e preocupante porque que chance nós teríamos contra exércitos com esse tipo de armamento? E o pior, imagine se uma Skynet surge e controla todos os robôs e manda todos contra nós! Estamos lascados!

E para finalizar, vejam esse vídeo de um robozinho simpático que está sendo desenvolvido atualmente.



Agora, coloque unas arma laterais, acrescente alguns detalhes e vejam o que pode vir por aí.

Destroyer Droid

1 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Post genial! Essas máquinas são incríveis... só lamento que o uso seja para a guerra.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...