sábado, abril 23, 2011

House Rules I - Pontos de Corrupção - A idéia



Howdy?!

Não sei se acontece só comigo, meu grupo é uma comédia. Atualmente jogamos TormentaRPG (TRPG), antes jogávamos o D&D 3.5, e 99% dos meu jogadores nunca agiram conforme os alinhamentos dos seus personagens. Eu gosto de utilizar essa mecânica, vejo como um recurso para deixar o jogo mais divertido. Mas quando o grupo não se importa com esse detalhe, o mestre precisa fazer algo.

Eu, como mestre, saí pesquisando mecânicas de outros sistemas que me ajudassem a fazer com que meus jogadores procurassem ao máximo agir de acordo com seus alinhamentos.

Mas qual a função do alinhamento no jogo?

Como eu jogo TRPG, digitarei aqui a idéia contida no no livro básico do sistema*.

A tendência de um personagem ou criatura indica seu comportamento, sua filosofia de vida, sua forma de ver o mundo. Em termos de jogo, também determina as classes que você pode escolher, os deuses que você pode venerar, como sua magia funciona, e como certas forças e seres sobrenaturais reagem a você.
*Para mais informações consulte o Tormenta RPG. Pg. 116.

Como podem ver, as tendências tem sua importância. É um dos poucos elementos que podem levar à uma interpretação do personagem. Pode parecer contraditório, um elemento que limita o modo de agir do personagem, levar o jogador a interpretar alguma coisa . Impede teoricamente.
Ao meu ver, ele diz o limite até onde o jogador pode ir, com suas atitudes. E pode evitar que exista um Paladino que sempre roube, minta, mate inocentes e etc.
Muitos mestres torcem o nariz para essa mecânica, mas eu acho interessante, e ao invés de retirá-la do sistema, eu decidi tentar aprimorar os seus efeitos sobre o jogo.

A regra como ela é e o que eu encontrei na pesquisa

Existem ao todo 9 tendências, ou alinhamentos, são elas: Leal e Bom, Neutro e Bom, Caótico e Bom, Leal e Neutro, Neutro, Caótico e Neutro, Leal e Maligno, Neutro e Maligno e Caótico e Maligno.

Entenda melhor o que cada uma dessas tendências representa, através dos exemplos abaixo.

Alguém conhece o carinha do Caótico e Neutro.


Na minha visão os personagens não são obrigados a sempre agirem conforme seus alinhamentos, o problema aparece quando eles NUNCA agem conforme os alinhamentos.
Eu já ouvi falar de algums mestres que, simplesmente, trocam o alinhamento do personagem jogador (PJ) quando percebe que ele nunca age coerentemente.

Eu não gosto de ter esse tipo de atitude, prefiro agir de outro modo. Foi então que pesquisei o que eu poderia fazer.
Lembrei que tinha jogado o Star Wars Saga Edition (SWSE) em um encontro de RPG e o sistema tem uma mecânica simples que ajudava a resolver meu problema.


The Darkside Score

Antes de falar da mecânica, é preciso deixar claro que o universo de Star Wars é binário quando se trata de Jedi e Sith. Ou seja, ou você é Bom (Jedi) ou você é Mal (Sith). Não existem intermediários.

Esse score mede o quão próximo do lado negro da força o seu personagem está. Ele se aproxima cada vez mais do lado negro, quando tem atitudes consideradas malignas para os Jedi, cada atitude deste tipo acrescenta um ponto ao seu Darkside Score*. E quando o valor desse score se iguala ao valor da sua Sabedoria, o personagem vira um Sith e um NPC. 
Lógico que dependendo do mestre e da campanha, o PJ não é obrigado a ficar sem personagem, e esse score pode ser usado ao contrário, caso esteja se jogando com um Sith.

*Para mais informações consulte o livro Star Wars Saga Edition, pg. 93.

As atitudes que o um Jedi não pode ter estão presentes no tópico *Darkside Transgressions. Existem 3 tipos de transgressões:

Transgressões Maiores: Estes tipos de transgressões adiciona um ponto no seu Darkside Score. São elas: 
  • Realizar um ato verdadeiramente maligno: Incluído aqui, ferir e/ou matar, deliberadamente, uma pessoa inocente, ou um personagem maligno que se entregou ou se rendeu e reconhece seus erros do passado.
  • Usar poderes da Força com o descritor [Darkside]: Alguns poderes da força são naturalmente malignos. Exemplo: Force Lightining (Tradução livre: Raios da Força). Tais poderes evocam emoções negativas, como a raiva.
  • Usar os poderes da força com sentimentos negativos: Apesar de ser complicado especificar o sentimento do personagem. O mestre pode adicionar em 1 ponto o darkside score toda vez que o PJ demonstrar sentir medo, raiva, ódio, orgulho, inveja, ganância, ou utilizar a força para se vingar de alguém, e atitudes semelhantes.
Trangressões Medianas: Estas transgressões podem, ou não, acrescentar 1 ponto ao score, depende do julgamento do mestre, e da intenção do jogador ao tomar certas atitudes.
  • Usar a força para causar danos: Alguns poderes da força não pertencem ao lado negro da força, mas causar danos fatais ou não o mestre deve acrescentar em 1 ponto o darkside score.
  • Realizando atos questionáveis: Certas atitudes podem ser consideradas cruéis, mas não são malignas. O mestre deve perceber a intenção do jogador ao tomar aquela atitude e julgar se deve ou não acrescentar 1 ponto ao score.
Transgressões Menores: Estas trangressões não acrescentam pontos ao score a não ser que o mestre queira.
  • Realizando atos dúdios: Na maioria dos casos o mestre não precisa adiocionar 1 ponto ao darkside score, por exemplo, quando o personagem comete pequenos deslizes não-intecionais. Mas quando o PJ se aproveita desse tipo de atitude e comete, SEMPRE, "pequenos deslizes não-intencionais", o mestre deve acrescentar 1 ponto no score.
 *Para mais informações consulte o livro Star Wars Saga Edition, pg. 93.

Apresentados os tipos de trangressões, falta dizer que os pontos do darkside score  podem ser recomprados. Ou seja,o PJ que comente as transgressões pode se purificar e voltar a ser um íntegro Jedi. Existem dois modos do personagem se purificar*:
  • Gastando pontos de Força: No jogo os pontos de força são gastos para utilizar os poderes da força, e para outras coisas. Eles também servem, numa razão de 1 para 1, para diminuir os pontos do darkside score. Representa um momento em que o personagem medita sobre as atitudes que tomou e se arrepende do que fez.
  • Atos Extremos de  Heroísmo: Esse recurso é utilizado quando um Sith quer voltar a ser um Jedi. São atos grandiosos que trazem danos para o personagem e o equilíbrio para a força., são atos grandiosos. Como quando Darth Vader mata o Imperador Palpatine para salvar seu filho**, Luke Skywalker.
* Para mais informações consulte o livro Star Wars Saga Edition, pg. 94.

**Darth Vader limpa todos os seus "pecados" nesse momento. Note que o espírito dele aparece no final de O Retorno de Jedi, como um espírito de um Jedi, por conta dessa atitude.

Como essa regra é bem específica, apesar de uma adaptação ser simples, eu fui procurar por algo já voltado para RPGs de fantasia clássica. E encontrei um material da própria Editora Saga. O Sword and Sorcery Saga Edition, do John “The Gneech” Robey, que adapta para um mundo de fantasia clássica as regras do Star Wars Saga Edition. É um pdf disponibilizado gratuitamente para download.


Sword and Sorcery - Taint

O nome da regra é Taint*, que numa tradução direta seria algo como mancha, sugeira, etc. Eu, com a ajuda de um amigo, resolvi chamar de corrupção. 
É a mesma regra do SWSE, com algums ajustes. Por exemplo, no lugar de poderes do lado negro da força, temos a Magia Negra, que são magias naturalmente malignas, como as com o descritor [Mal], [Trevas], e coisas semelhantes. 
Lendo esse suplemento você percebe que o mundo de jogo é binário também. Ou o PJ é bom ou é mal. Se você muda de bom pra mal vira um NPC. Existem os mesmo tipos de trangressões. E da mesma forma que o SWSE, o jogador pode redimir as atitudes malignas do seu personagem gastando 1 Fate Point (Tradução direta: Ponto de Destino), semelhante aos Pontos de Ação do TRPG. Ou realizando atos heróico extremos, caso se torne um personagem maligno e queira voltar a ser bom.

*Para mais informações consulte o livro Sword and Sorcey Saga Edition, pg. 30 até a pg. 32.

A regra é boa mas...

Como podem ver, essas regras funcionam bem se você estiver jogando num cenário binário. Como no TRPG existem 9 alinhamentos no lugar de 2, fica um pouco mais complexo você utilizar tais regras. As transgressões precisam ser mais abrangentes, envolver alinhamentos como Caótico e Leal, e etc. E é aí que mora o problema. 

Como mapear as atitudes dos personagens em atitudes caóticas ou leais?

Atitudes bondosas, malignas e neutras são relativamente simples de serem mapeadas. Mas as outras duas não são.
Outra coisa que não fica interessante em um cenário não-binário é o fato do personagem se corromper utilizando magias com descritores como [Mal], [Trevas], e etc. Muitas vezes o PJ utiliza tais magias, para ajudar os outros, então não seria uma atitude maligna. 
E nosso interesse não é classificar um personagem como maligno, é promover uma troca de tendências provocada pelas atitudes do PJ. Por exemplo, um Monge que sempre tem atitudes consideradas Caóticas, teria seu alinhamento alterado para Caótico, isso lhe traria prejuízos. Ele deixaria de evoluir como Monge. 
Após um tempo pensando a respeito de como seria essa regra para o TRPG, tive uma idéia que achei interessante

Pontos de Corrupçao - A idéia

Decidi chamá-la de: Pontos de Corrupção. Se encaixa melhor do que "Pontos de Macha" ou de Sugeira.
Como a regra não se encaixa totalmente num cenário abrangente, decidi ficar apenas com a idéia da regra.
  •  A idéia: Todo personagem tem um score de corrupçao. Este score mede o quão perto você está dos outros alinhamentos, em termos de jogo. Representa também que as atitudes que o personagem tem vão alterando aos poucos seu modo de ver o mundo, seja por influência de companheiros ou o personagem vai mudando com o tempo.
  • A mecânica básica: O personagem tem o seu score de corrupção aumentado em 1 toda vez que realiza atos coerentes com alinhamentos diferentes do seu. Esses pontos, podem ser recomprados através de pontos de ação. O PJ pode voltar para seu alinhamento original através de atitudes extremas relacionadas a ele. Por exemplo, se o personagem é caótico mas anda realizando muitos atos leais e acaba mudando para a tendência Leal, ele pode "se purificar" ao levar o caos para uma grande quantidade de pessoas, como uma vila ou pequena cidade.
Decidi cortar o acréscimo de pontos de corrupção baseado no uso de magias, pois depende da intenção do jogador. Ou seja, se o jogador utilizasse qualquer magia com um determinado descritor, mas com a intenção coerente com o seu alinhamento ele não ganharia pontos de corrupção. 
Por exemplo, um Mago leal e bom utiliza uma magia com o descritor [Trevas], ou [Mal], para salvar uma cidade, uma criança, etc. Ele não ganharia pontos de corrupção na tendência maligna pois está coerente com seu alinhamento.
No entanto, ainda temos um problema, como mapear os alinhamentos? Eu pensei em duas formas.


Pontos de Corrupção - Mepeando os elementos básicos

Os nove alinhamentos são, cada um, uma combinação dos seguintes elementos: Bom, Mal, Neutro, Caótico e Leal. 
Ao mapear especificamente cada um dos elementos você promove uma mudança de alinhamento não-brusca, ao meu ver, mais natural. 
Por exemplo, um PJ com o alinhamento Leal e Neutro, tem realizado muitas atitudes bondosas, ajudando sempre os outros, sendo um defensor do amor, da justiça e etc. Ele passaria a ganhar pontos no elemento "Bom", ou "Bem", e quando atingisse uma quantidade de pontos nesse elemento igual ao valor de sua Sabedoria, o seu alinhamento passaria a ser Leal e Bom. Se este mesmo personagem tivesse atitudes consideradas malignas, teria seu alinhamento trocado para Leal e Mal. E por aí vai.
É uma mudança de alinhamento mais lenta, gradual e natural.
Utilizando a regra desse jeito, o mestre terá mais trabalho pois terá que indentificar que atitudes são consideradas Leais ou Caóticas. Que ao meu ver é mais complexo.


Pontos de Corrupção - Mapeando as tendências


Nesse segundo modo de utilizar a regra o mestre mapeia diretamente a tendência, no lugar de mapear os elementos que a compõe. Usando o exemplo anterior, um PJ Leal e Bom, poderia ganhar pontos de corrupção no alinhamento Leal e Mal, ou Caótico e Mal, ou qualquer outro alinhamento, dependendo de suas atitudes.
Este modo é mais simples, dá menos trabalho o mapeamento de atitudes, pois o livro de TRPG já dá exemplos das atitudes que personagens com determinados alinhamentos precisam ter.
Pode parecer que são a mesma coisa, mas são levemente diferentes. Do modo anterior a mudança de alinhamento pode, ou não, ser brusca. Caso o personagem tenha realizados muitos atos relacionados a 2 elementos distintos, pode acontecer dele mudar seus 2 elementos básicos ao mesmo tempo, ou seja uma mudança brusca.
Já mapeando apenas os alinhamentos a mudança é sempre brusca, o personagem vão de Leal e Bom para Caótico e Mal, num único passo. Isso no outro modo é difícil de acontecer. Mas isso não creio que chegue a ser um defeito.

Concluindo a primeira parte

Penso nos alinhamentos como um recurso que pode ser bem utilizado numa sessão. É um dos poucos que trazem alguma interpretação para os sistemas baseado no D20. Não é "O elemento narrativo", mas pode ser bem aproveitado.
A minha pesquisa para utilizar essa regra foi pela necessidade de fazer com que meus jogadores agissem conforme o alinhamento. Vocês não sabem das bizarrices que já aconteceram!
Quando coloquei a idéia da regra em ação, eles ficaram conscientes de que poderiam perder suas preciosas classes caso não agissem coerentemente. Não que precisassem agir sempre assim. Poderiam cometer deslizes, mas teria seu preço.
Como podem perceber a regra não está totalmente pronta, por enquanto estou utilizando a idéia dela na minha mesa e avaliando sua repercussão, se é prática, e se tem o efeito que eu quero. Estou tendo bons resultados iniciais. Quando tiver algo mais definido posto aqui.
Meu próximo passo é pesquisar um sistema de alinhamento alternativo criado pelo Monte Cook, no livro The Book of Hallowed Might. Eu ouvi falar que neste livro, os alinhamentos tem uma medida, por exemplo, um personagem é Leal 3/ Bom 9. E cada medida em um dos elementos básicos indica uma personalidade diferente. Deste modo os personagens de tendência Leal e Bom, são diferentes apesar de terem o mesmo alinhamento. Eu achei interessante e por isso vou pesquisar a respeito. Quem sabe me ajude a refinar a idéia e produzir algo bom.

E você, como utiliza os alinhamentos na sua mesa? Você os utiliza?

2 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

O cara do caótico e neutro parece o Kira de Death Note... mas não tenho certeza o.O

Vec "Terceiro" disse...

!!!

Animal ein !

Gostei muito da mecânica "pescada" do SW, e MUITO fodasticamente adaptada para TRPG, pretendo testá-la caso arrange um grupo para campanha, mas incluindo "Neutro" como intermediário (não gosto muito dessa mudança brusca), mas esta de parabens pelo post!

Um abraço, e bons dados!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...