quinta-feira, abril 07, 2011

Minha opinião sobre extraterrestres humanóides



Howdy?!


O Superman, o maior super-herói de todos os tempos. O ícone do heroísmo. Um extraterrestre. Só que fora a capacidade de voar, ser invulnerável, super-força e todos os poderes que você sabe que ele possui, ele é praticamente um humano. Anatomicamente falando ele é um humano. É sangue que corre em suas veias. E eu me pergunto, sempre, por que extraterrestres tem que ter características humanóides?

No nosso pequeno planeta encontramos uma variedade imensa de espécies, cada uma delas melhor adaptada a determinadas condições de tempo, terreno e etc. E por que, quando alguém vai criar um "novo" e.t., para o cinema, quadrinhos, televisão, não considera isso, e cria praticamente um humano maquiado?

Abin Sur
Freeza

Avatar

Temos aqui três exemplos de seres de outros planetas, que tem as mesmas características dos homo sapiens. 2 membros superiores, 2 membros inferiores, cabeça, tronco. Dois deles tem cauda, mas adicionar 2 ou 3 elementos, não é o suficiente para afirmar que são diferentes de nós.

Não entendo sinceramente porque quando se fala em vida "inteligente" pensamos em algo que tenha a constituição humana.

Lendo livros como, A Guerra dos Mundos, ou apenas considerando o evolucionismo, vemos o quão confuso e errado é este pensamento.

Por um momento, pense num planeta que seja totalmente coberto por água. Que esse planeta, não tem nenhuma porção de terra em que espécies terrestres possam se desenvolver.Todo tipo de vida aqui seria, por exemplo, aquática.
Agora eu pergunto à você, num mundo como esse, os seres humanos teriam algum tipo de vantagem?

Num mundo como esse, estruturas como barbatanas, caudas e outros mecanismos de propulsão seriam bem mais eficientes do que braços e pernas sem membranas. Portanto, creio que a vida nesse mundo poderia evoluir para algo bem semlhante as sereias e tritões. Também poderiam ser algo semelhante a um polvo, ou algo totalmente diferente de tudo o que conhecemos.

Fora a estrutura humanóide em si, penso também que olhos, boca, nariz e orelhas, são algo bem presentes no nosso mundo. Mas seriam essas estrutura necessárias em outros planetas? Teriam a mesma forma e posição, no corpo de habitantes de outros planetas?
 Por exemplo, no nosso planeta existem criaturas com "bocas" diferenciadas, o Tamanduá, por exemplo. E outras que praticamente não possuem olhos. Como seres abissais ou algumas espécies de topeiras. Em mundos praticamente sem luz, olhos seriam necessários? Seres que tem sua nutrição de outra forma, que não a ingestão de alimentos, possuiria uma boca com dentes? Em um mundo sub-aquático os seres se comunicariam através da fala? Ou através de sonares?
Tem até uma revista, que não lembro agora se é a Superinteressante ou a Mundo Estranho, que mostra como provavelmente seria a humanidade se vivêssemos embaixo d'água. Vou procurá-la e divulgar aqui.

Entre tantos animais diferentes que temos no nosso problema eu vou citar um bem conhecido. O ornitorrinco.

Estranho, mas eu acho muito legal!
Essa criaturinha é, até agora, o único mamífero que põe ovos. Fora isso, ele possui garras afiadas que contém veneno, possui bico de pato e "sua" leite! Isso mesmo! O Ornitorrinco não amamenta através de estruturas como, seios, ou tetas, ele "sua" leite e os filhotes precisam se amamentar através dos pêlos na região abdominal do animal. Não precisamos ir tão longe para encontrar criaturas bem diferentes de nós.

Pode ser também que estruturas como bicos, garras, nadadeiras e etc., em outros mundos, não sejam como as que existem aqui no nosso planeta.


Tropa dos Lanternas Verdes

Uma das coisas que me faz gostar dos Lanternas Verdes, é quando você vê uma imagem como essa. Tá certo que 99% deles são humanóides, mas eu sou interessado no restante. Quando reunidos, você encontra personagens com uma anatomia bem diferente da nossa. Tá certo que não é só isso que me faz gostar dos Lanternas. Mas é isso que procuro quando leio histórias, ou assisto filmes relacionados ao assunto.


Para se ter uma idéia de quão diferentes podem ser as formas de vida que habitam outros planetas, assistam uma série chamada: Safari Cósmico. Produzido pela Invicible Pictures e exibidos no Brasil pelo canal Discovery Science. Safari Cósmico fala sobre a possibilidade de vida extraterrestre existir, ou já ter existido em diversos outros mundos. É bem interessante, e dá para ter uma boa idéia do que devemos esperar quando se trata de vida extraterrestre.


Safari Cósmico

Parte 1


Parte  2


Parte 3


Parte 4


Parte 5


Um coisa que tem total influência sobre a idealização de conceitos de seres extraterrestres para as diversas mídias, é a opinião popular. Lembro de ler uma entrevista com James Cameron sobre Avatar. Ele disse que, se dependesse só dele, o conceito dos habitantes de Pandora seria um pouco diferente. Primeiro, as fêmeas não teriam seios, elas seriam diferenciadas dos machos através de outras características; Segundo, eles não seriam mamíferos, e se reproduziriam através de ovos, portanto não teriam cordão umbilical e nem umbigos.
Mas ao procurar a "opinião popular" ele constatou que o estranhamento seria total. E isso poderia colocar em risco a bilheteria do filme. Por isso ele acrescentou os seios, apesar de pequenos, e o umbigo.

Ou seja, se detalhes tão pequenos já causariam um grande estranhamento por parte do público, imagine se a constituição fosse extramamente diferente da nossa.

Escrevendo dessa forma pode parecer que eu abomino tudo relacionado a seres extraterrestres, cujo os mesmos não possuam um conceito diferente do humanóide. Mas não é bem assim, eu gosto muito de livros, séries, filmes e hqs sobre extraterrestres, mas acho que seria bem mais interessante e verossímil se, pelo menos, as bases do evolucionismo fossem levadas em consideração. E deixássemos a arrogância humana de lado, em achar que a forma humanóide é a mais perfeita e a mais ideal para todo tipo de mundo.

2 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Se formos considerar a teoria de que a vida pode ter surgido aqui na Terra através de um inteligência extraterrena ou que a vida surgiu através de meteoros caídos aqui na Terra, seres extraterrenos com características humanóides é perfeitamente aceitável. O Universo é muito vasto e desconhecido, o máximo que podemos fazer é especular e utilizar nossa imaginação para criar "teorias", fantasias, hipóteses... e quando se trata da ficção científica, seja na literatura, seja no cinema, devemos considerar que nós humanos iremos utilizar o conhecimento que temos do nosso mundo para "recriar" o que possa existir lá fora. Podem ser seres humanóides, podem ser seres com características de moluscos (polvos, lulas), características insetóides, etc... podem ser n possibilidade. Talvez exista até uma forma de vida, ou inteligência que seja totalmente fora da nossa concepção e entendimentos... O que vale, na minha opinião, é o nível de criatividade, e argumentos utilizados pelo autor para justificar o seu pensamento :)

Anônimo disse...

po, tbm tenho a mesma visao a respeito do assunto.... Inclusive em termos de escalas de tamanho... Gostei do artigo

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...