domingo, março 13, 2011

Minha homenagem ao dia da mulher



Howdy?!

O dia internacional da mulher foi semana passada, e infelizmente não pude postar nada no dia. Mas aqui estou para corrigir esse erro. Este, é um feriado diferente de tantos outros, puramente comerciais, e deve ser considerado.

Antes vamos lembrar, para alguns, descobrir, o significado do dia internacional da mulher.

Tudo começa no dia 8 de Março de 1857, em New York, quando as funcionárias de uma de uma fábrica de tecidos fizeram uma grande greve, para reivindicar melhores condições de trabalho. Melhores salários, menos horas de trabalho, tratamento digno, etc.
A manifestação foi reprimida de forma brutal.As mulheres foram presas dentro da fábrica, e esta foi incendiada. 130 mulheres morreram carbonizadas neste dia.

Incrível não? E os donos não sofreram nada. Naquela época as mulheres quase não tinham direitos.


Em 1910, numa conferência na Dinamarca, foi que decidiram homenagear aquelas mulheres nesta data, criando o Dia Internacional da Mulher. Mas só em 1975 a ONU oficializou a data, que passou a ser comemorada em boa parte dos países a partir de então.

Hoje, as mulheres tem muito que comemorar, mas ainda está longe de ser o ideal. Mulheres continuam recebendo menores salários que os homens, sendo desrespeitadas nos seus locais de trabalho, apanhando dos maridos, enfim, muitas vezes tratadas como inferiores, outras vezes como incapazes, outras vezes como delicadas e frágeis demais.

Para homenagear este dia histórico eu decidi falar um pouco sobre a Mulher Maravilha. Recentemente descobri a personagem fascinante que ela é. E resolvi mostrar para vocês, a minha nova visão sobre ela e sobre as mulheres, após conhecer a Diana Prince.

Em 1941 surgiu uma personagem nos quadrinhos que vem quebrar todos os conceitos da época a respeito das mulheres. A Mulher Maravilha. Muito mais do que uma heroína ou personagem de quadrinhos. Ela chocou a sociedade, conquistou os homens e mulheres, virou um símbolo, uma inspiração.

O Primeiro Uniforme

A revolução que essa personagem causou começa já com o visual. Sim, pois o primeiro contato, de qualquer leitor, com a hq é com a capa. E na década de 40 uma personagem mulher aparece com uma mini-saia, quando a mesma só foi popularizada 20 anos depois, na década de 60.
Só com essa informação, percebe-se que a intenção dessa personagem, desde o princípio é chocar, é ser a frente do seu tempo, sempre! Seja visualmente, seja no comportamento.

Desde as primeiras história a Mulher Maravilha mostra que não está nessa sociedade, estranha, para ser enrolada por homens ou ser tratada como inferior. Você entende boa parte do que ela representa lendo essa magnífica hq: Coleção DC 70 anos - 3 de 6 - As Maiores Histórias da Mulher Maravilha.

Vale muito a pena ler essa hq
Nesta hq, estão 10 histórias da Mulher Maravilha. Histórias que vão de 1942 até 2001, mostrando as principais fases da heroína. Você acompanha a evolução da personagem, do uniforme, da sociedade a sua volta, etc.

O que acho bastante interessante, e um diferencial nela, é sua origem. A Mulher Maravilha nem para nascer precisou da "ajuda" do homem. Desde o nascimento, o seu crescimento, o seu treinamento e toda sua construção como indivíduo teve, exclusivamente, a participação de mulheres. Sim pois ela foi moldada por sua mãe no barro, e Afrodite deu a vida a criança.

Preciso comentar o seguinte, que o nascimento dela é uma referência a própria bíblia. Lá Adão foi moldado por Deus no barro, e Eva veio da costela dele. A partir do homem. Talvez a origem represente a independência do homem na sua criação. Pode representar a perfeição dela também. Criada por uma mulher em conjunto com uma divindade, como o próprio Jesus.

Interessante também é o lugar em que ela cresceu. O modo da Mulher Maravilha pensar e agir está diretamente ligado pela sociedade em que ela vive.




A Ilha Paraíso, Themyscira, é habitada somente por mulheres. Artes, Política, Gestão, Negócios, Combate, Táticas de Guerra, TUDO, todas as decisões são tomadas por mulheres. Elas não são vistas como fracas. Existem aquelas que não preferem o combate, mas em Themyscira, nenhuma mulher é considerada fraca. Muito menos inferior. Aliás, inferior a que, ou a quem? Numa sociedade sem homens, elas não tem nem com quem, nem precisam, se comparar a ninguém. Mulheres são mulheres em sua totalidade, seres viventes que lutam pelo seu lugar no mundo.

Agora imaginem o choque da Mulher Maravilha ao desembarcar numa sociedade totalmente oposta. Onde as mulheres são tratadas como inferiores, não possuem tantos direitos quanto os homens, não podem ser independentes, etc.
A princípio ela podia se intimidar, mas não. Ela não se intimida, pode não entender a nossa sociedade. Questionar o funcionamento? Sim. Se intimidar? Não.
Ela chega na nossa sociedade pretendendo inspirar, mudar os conceitos que o povo tem. Mostrar para as mulheres e para os homens, que eles são iguais, que podem realizar feitos incríveis se assim desejarem, que cada um pode ser grande.

Insipirando mulheres oprimidas


Fora isso, a Mulher Maravilha não abaixa a cabeça para homem nenhum, nem pro Superman. Eu assisti 3 grandes animações da DC, e em nenhuma delas, em momento algum, Diana, por medo ou qualquer outro motivo, deixa de dizer o que pensa e de fazer o que quer. Muito pelo contrário, se preciso for, ela está disposta a sair na mão com qualquer um. E que prevaleça a opinião do mais forte.

E aí Superman? Encara?
Creio que a Mulher Maravilha é um exemplo de mulher. Após conhecer melhor a personagem, virei fã. Ela é incrível, como muitas mulheres a nossa volta. Penso que certas pessoas deviam deixar o preconceito de lado, ler mais hqs inspiradoras assim, e mostrar para suas filhas como uma mulher deve ser. Forte, Corajosa, Inspiradora, Bela, Charmosa. E também mostrar desde cedo, para os meninos, o que as mulheres são. Que o preconceito existente é sem sentido, elas são tão incríveis, senão mais, do que os homens.

Fala sério, quantos homens você conhece que trabalha 8 horas por dia, e ainda tem que administrar uma casa, cuidar dos filhos, e ainda do cônjuge?

O preconceito, apesar de menor, ainda existe. Mascarado ou não. E espero que enquanto ainda exista preconceito, existam histórias como essa, para inspirar as pessoas. E que existam também pessoas como a Mulher Maravilha, para mostrar que isso não é só possível na ficção.

1 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Que post magnífico. Tenho muito orgulho em ser mulher... e vc trouxe a esse post uma figura que é sem dúvida inspiradora (ou ao menos deveria ser) para todas as mulheres. Muito obrigada por tratar com respeito esse dia. E que a mulher seja tratada com respeito todos os dias :D

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...