domingo, fevereiro 13, 2011

Os limites estão sumindo? Ou já sumiram?


Howdy?!

Primeiro post no no Bob Nerd!! Que Alegria!!
Pela imagem já dá pra saber sobre o que iremos falar certo? Consoles. Mais especificamente sobre portáteis e a revolução que podem causar, ou já estão causando.

2011 mal começou e pode ser um ano que marque a história dos games no mundo. No Brasil temos o projeto Jogo Justo crescendo cada vez mais, quebrando barreiras e mostrando que é possível ter jogos acessíveis no nosso país. No mundo temos os lançamentos que causaram mais hype nos últimos meses, o PSPhone ( XPeria Play) e o NGP (Next Generation Portable), ou o PSP2.


O Jogo Justo já marcou a história do mercado de games no Brasil, e indiretamente pode marcar a história do mercado de games no mundo. Pois pode colocar o Brasil no mapa das grandes empresas de games.

A outra coisa que pode marcar, ou melhor, pode revolucionar a história dos games é a nova geração dos consoles portáteis.

Para entender melhor como essa revolução pode acontecer, temos que descer ao nível de hardware e fazer algumas comparações.

Comparando o PSP com o PS2.

Vejam estes dois links:
Especificações de Hardware do PSP: http://psp.about.com/od/hardwarefirmware/a/psp2000specs.htm
Especificações de Hardware do PS2: http://www.answerbag.com/q_view/1254#ixzz1Dcphh5o3

Comparando rapidamente essas configurações básicas, percebe-se que o poder de processamento do PSP chega bem perto do PS2. No entanto o PS2 tem um aproveitamento melhor do seu hardware, é mais robusto, e não possui a limitação imposta pela bateria. Sendo assim, o PSP fica para trás se for comparado com o PS2. Não podíamos esperar tanto, pois são plataformas diferenciadas.
Apesar do PSP passar por atualizações, com o PSP3000, PSP Go e etc, seu hardware e eficiência energética não o fizeram chegar tão perto do PS2. Fora o hardware em si, a mídia em que os jogos eram comercializados, também não contribuía para uma qualidade excepcional pois era bastante limitada.

Mas porque esse tipo de comparação? São dois consoles diferentes, com objetivos diferentes, para tipos de jogadores diferentes, então porque o senhor está comparando-os?

Prossiga lendo e descubra.

Comparação do PS3 e NGP (PSP2)

Vejam estes links:
Especificações de Hardware do NGP (PSP2): http://www.kotaku.com.br/conteudo/o-psp2-virou-realidade-saiba-tudo-sobre-o-novo-portatil-da-sony/
Especificações de Hardware do PS3: http://www.eurogamer.pt/forum_thread_posts.php?thread_id=161052

As configurações podem não ser idênticas mas saibam que o poder do NGP é o mesmo do PS3. Segundo Hideo Kojima, o que o PS3 pode fazer em tempo real, o NGP também pode. Para vocês terem uma idéia, o jogo Dungeon Defense da Unreal Engine 3, que está sendo desenvolvido para PS3, foi adaptado para o NGP em menos de uma semana. Ou seja, o hardware do NGP pode não ser o mesmo, mas só com esse dado, é perceptível que o NGP está realmente no mesmo nível do PS3. E o seu hardware está sendo aproveitado excelentemente!!
E este é o motivo da comparação dos hardwares, mostrar quão próximos estão os portáteis e consoles de mesa de uma mesma geração.
Vejam a demonstração do game Dungeon Defense.



Quando os limites são ultrapassados


As primeiras gerações dos consoles portáteis ficavam atrás, em termos de desempenho, dos consoles "de mesa" da mesma geração, fossem eles da Nintendo ou da Sony. O NGP então quebra esse tabú e mostra que não necessariamente, a partir de 2011, os portáteis precisam ser inferiores aos seus irmãos maiores.
Esse é o motivo da revolução no mundo dos games. Se for bem aproveitado pela Sony, não existirá diferenças entre jogar em casa num PS3 e jogar num NGP. Serious Gamers, poderão investir num console portátil, sem o estigma de que os portáteis não possuem jogos hardcore, ou com gráficos excelentes.

Leiam essa notícia: http://www.gameblog.com.br/sony-pode-em-breve-oferecer-aos-donos-de-ps3-um-servico-de-armazenamento-em-nuvem/

Imaginaram o mesmo que eu? Vejamos.
Eu estou lá com meu PS3, jogando Metal Gear - Rising, daí eu preciso viajar, ou fazer algo que não possa levar o meu PS3 e que me faça ficar um tempo considerável sem ter acesso ao meu console.
Mas não me preocupo, tenho meu NGP, tenho o Save armazenado nas nuvens e tenho o mesmo game para o console portátil. Eu o levo em minha viagem e posso continuar o jogo tranquilamente.
Para pessoas que não compram consoles por não pararem muito em casa, o NGP será o ideal. O poder do PS3 em suas mãos.


Recursos


Isso sem falar dos recursos adicionais do portátil.Touch Pad Traseiro (Multi touch pad), Sensores: Sistema de sensor de movimentos de seis eixos (giroscópio de três eixos, acelerômetro de três eixos), bússola eletrônica de três eixos, Wi-Fi....

Veja o trailer do portátil, dá para ter a idéia de como tais recursos serão utilizados nos futuros games.



Vejam agora o trailer de Uncharted para o NGP, utilizando os recursos do vídeo anterior.



Concluindo


O NGP é com certeza um marco no mundo dos consoles. Nunca um portátil teve o mesmo poder de processamento de um "console de mesa" da mesma geração. Mas isso é o mínimo. Fico imaginando o que pode surgir, a Sony não pode deixar essa oportunidade passar. Imaginem estes novos recursos utilizados nos mais diversos jogos. Como na franquia de Final Fantasy, a Square está procurando meios de renovar a série, e o NGP oferece meios para isso.
Os puristas ou sem criatividade, podem não conseguir imaginar games de RPG, ou tipos de games clássicos, com estes recursos, e aí é que está a graça do negócio. Os games podem surpreender muito. Estou muito ancioso para ver o que vem por aí. E você, tem a mesma opinião?

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...