segunda-feira, janeiro 24, 2011

Músicas, Bandas e Trilhas Sonoras para Nerds



Howdy?!

Isso mesmo que você leu, existem bandas que se denominam nerds, ou que fazem músicas especialmente para nerds. Mas isso existe? É o que vamos descobrir hoje.

Primeiro é preciso esclarecer uma coisa: Não existe esse negócio de Geek Rock ou algo semelhante. Um estilo musical ou variação do rock não é definida apenas pela letra da música, mas sim pela forma com que se toca, acordes, andamento da música, etc. Enfim, ritmo ou subgênero é muito mais do só letra, então o geek rock não existe, bem como qualquer outra classificação que o povão invente, para rotular as bandas que escuta, baseado APENAS nas letras das músicas.

Mas se não existe geek rock, esse post é sem sentido, não?

De forma alguma. Este post é para divulgar bandas que fazem letras diferenciadas com temas da cultura nerd. As vezes algumas bandas se denominam nerds, mas como bem sabemos, não é todo mundo que é nerd. Só porque tá na moda, não significa que um idiota qualquer que use óculos é um nerd. Mas para fazer algumas letras, de fato é necessário muito mais do que criatividade. Precisa ser nerd mesmo.


Bandas Genuinamente Nerds


A primeira parte deste post será sobre bandas genuinamente nerds. Eu as classifiquei assim , por que só fazem músicas nerds, ou que 90% de suas músicas sejam nerds. Música nerd é aquela que, para mim, trata de temas da cultura nerd, como, sci-fi, robôs, zumbis, quadrinhos, games, ciência, rpg, etc. Exemplos de bandas que trabalham com esse tipo de letra estão nessa primeira parte.


Barenaked Ladies


Você já ouviu falar numa série chamada The Big Bang Theory? Se já ouviu falar ou assistiu pelo menos um episódio dela, deve ter ouvido a música da apresentação. Então, o que pouca gente, que eu conheço que assiste a série, sabe é que a música da apresentação é dessa banda e que a versão completa tem 1:45 min.











 The History of Everything.


A banda está na estrada desde 1988, possui 2 Billboard Music Awards, 6 Juno Awards, 1 World Music Award e foi indicada 2 vezes ao Grammy Awards. Entre tantos hits eu cito aqui uns bem nerds, The Ballad of Gordon, The Ninjas, Fun & Game e Elf's Lament.



Jonathan Coulton


Esse aí é nerdzão mesmo!!! Um programador que  faz músicas sobre os seguintes assuntos: video games, science fiction e tecnologia. Vale salientar que Coulton escreve as letras e grava todos os instrumentos, ele não tem uma banda, ele é a banda, entre outros instrumentos, ele toca os seguintes: guitarra elétrica, baixo, bateria, acordeão, gaita, bandolim, banjo e cavaquinho. 














 That Spells DNA.


Entre outras músicas do Coulton temos, Your Brains, Still Alive, W's Duty, Code Monkey. Nerds, procurem músicas desse cara, é bem legal mesmo!! E assistam os clipes, são muito divertidos. Adorei esse cara.



Warp 11


Essa banda é icônica. Suas músicas são todas, isso mesmo, todas, baseadas em Star Trek!! Não só as músicas mas os nomes dos álbuns e, inclusive como os membros se intitulam, a formação é a seguinte:  O Capitão Karl Miller (baixo e vocal), Engenheiro Chefe Brian Moore (guitarra e vocal), Oficial Chefe das Ciências Kiki Stockhammer (teclado e vocal) e o Comandante John Merlino (bateria). 













Curtam Jerk My Kirk.




Entre tantos hits, temos: Don't Klingon, Suck My Spock, Suds me up Sulu, Why i'm in a Star Trek Band, Help me Spock. Aqueles que amam Star Trek, escutem esses hits, são muito legais!!



8-bit Weapon




Essa é para os fãs saudosistas de games de 8/16-bits. Eles usam consoles antigos como NES, Game Boy, Atari, Mega Drive e etc, para criar música. Diferente das outras bandas, que fazem músicas com letras bem nerds, esta aqui usam aparatos nerds, e por isso está aqui. E eu acho muito legal músicas de consoles antigos.






O nome dessa música "instrumental" é GameBoy Rocker.



Curtam também, Micro Boogie, Bit'n'Run, Closer, One Last Mission.



PowerGlove


Não, não é aquele controle antigão da Nintendo. Essa é uma das bandas mais conhecidas de game music do mundo!!! A banda é formada por quatro músicos competentes, Chris Marchiel e Alex Berkson nas guitarras, Nick Avila no baixo e Bassil Silver-Hajo na bateria. O mais legal dessa banda é que ela combina o metal com game music, e dá realmente certo, o som é de uma qualidade incrível!! Vale a pena conhecer. A banda tem tanta coisa boa que foi difícil escolher uma música pra mostrar para vocês. 





Vamos ouvir agora X-Men.




O nome da música é esse mesmo (X-Men), é uma das faixas do álbum Saturday Morning Apocalypse. Somente, nesse álbum, os caras gravaram versões Power Metal de músicas de abertura de desenhos como, Inspetor Bugiganga, Batman, Transformers, Os Simpsons, Os Flintstones. Sério, eu quase tive um orgasmo quando ouvi o tema do melhor desenho dos X-Men em Power Metal. Procurem pelo álbum também intitulado de Metal Kombat for the Mortal Man, já dá pra ver que tipo de música é tocada neste álbum!!! Muito bom mesmo.



Doctor Steel
Phineas Waldolf  Steel é o nome completo deste músico irreverente. Ele se define como músico, cientista louco e futuro imperador do mundo. Ele faz músicas com muitas referências a cultura nerd. Seus shows são bastante performáticos, combinando efeitos visuais com teatro de bonecos. Suas músicas falam corriqueiramente sobre robôs, temas relacionados a computação, dominação mundial, viagens espaciais, etc. São todas muito boas e os clipes são muito divertidos. 













Curtam Fibonacci Sequence.




Ele tem um repertório bem diversificado dentro dos temas que com que trabalha. Ele se apresenta nos shows vestido como cientista!!! Eu gostei demais desse cara também. Procurem pelas músicas, Spaceboy, Build the Robots, Planet X Mark the Spot, Atomic Superstar, e todas as outras.



Bandas Não Totalmente Nerds

Nesta segunda parte estão alguns exemplos de bandas que não fazem só músicas nerds, mas que, pelo menos,  alguma vez na vida já fizeram alguma música com temas da cultura nerd.



Blind Guardian
Quem conhece a banda e é fanzão, vai entender o porque dela aperecer por aqui. Pra quem não conhece, ela é uma banda de power metal da década de 80, formada por Hansi Kürsch como vocalista, André Olbrich e Marcus Siepen são os guitarristas e na bateria Frederik Ehmke. As músicas da banda são baseadas na cultura medieval, nas mitologias nórdica e grega e na obra de J. R. R. Tolkien. Tá certo que ela podia muito bem ser colocada na primeira parte deste post, mas considerei que nem todo nerd é rpgista ou gosta desse tipo de tema, então ela ficou por aqui, o que não é nenhum demérito. 


Curtam então a música intitulada Lord of the Rings.




Além de fazer uma música com este nome eles fizeram um álbum inteiro baseado no livro O Silmarillion de J. R. R. Tolkien. Nightfall in Middle-Earth. Com toda certeza esta é uma banda pra rpgista nenhum botar defeito. Se você já leu O Senhor dos Anéis, virou fã e não conhecia essa banda, trate de ir atrás das músicas, são todas maravilhosas. Curta também Valhalla, Nightfall, Noldor, All the King's Horses e todas as outras.



Lyriel

Essa banda alemã é de 2003 e seu estilo, por muitos, é definido como Dark Romantic Celtic Rock,  com influências de baladas medievais, hard-rock, música clássica e folk music. Sua formação é seguinte: Jessica Thierjun – Vocal, Linda Laukamp – Cello, Oliver Claymore – Guitarra, Joon – Violin, Martin – Teclado, Sven – Baixo, Marcus Fidorra - Bateria. Até aí, tudo bem, nada de tão novo assim.
Você provavelmente já ouviu músicas em inglês, alemão, japonês, etc. Mas garanto que, muito provavelmente, NUNCA na sua vida você ouviu uma música em ÉLFICO!!! Exatamente, ÉLFICO!!! 







Curtam aí Lind e-huil.



Pra quem não sabe, n'O Senhor dos Anéis existe um apêndice que ensina a linguagem élfica (idealizada por Tolkien para sua obra, e conhecida também como Sindarin). Você duvida? Então, adquira o livro, confira o apêndice, aprenda élfico e escute a música. Quem sabe você consiga traduzí-la. No mais, a banda é recomendada para rpgístas e quem curte música que tenha influência da cultura medieval.



Trilhas Sonoras Famosas entre os Nerds

Nessa terceira parte vamos conhecer os responsáveis pelas trilhas sonoras mais famosas do mundo nerd. Não todas, mas pelo menos algumas das mais famosas.



Mark Snow

Provavelmente algumas pessoas não o conhece, mas deve ser fã do seu trabalho. Ele é o responsável pela trilha sonora de uma das séries mais famosas em todo o mundo, Arquivo X. Ele com toda certeza marcou uma geração com esta trilha, a série fala por si, não preciso exaltá-la. E a trilha cai como uma luva. É um bom exemplo de como dar o clima da série através da música. Foi um excelente trabalho que ele fez. 














Curtam então a trilha sonora mais famosa, entre as séries, do mundo todo.




John Williams



Não dá pra falar sobre esse cara em apenas algumas poucas palavras. Para tratar de sua obra seriam necessários vários posts. Eis os filmes que tiveram sua trilha sonora assinada por ele: E.T., Star Wars, Indiana Jones, Star Gate, Jurassic Park, Superman (os com Christopher Reeves), A.I. - Artificial Intelligence, Tubarão, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e mais um monte de filmes. Quando você souber que o filme tem a trilha sonora desenvolvida por John Williams, pode esperar um espetáculo sonoro sem comparação. 



Curtam a apresentação dele em uma das edições do Oscar.




Exemplo de banda brasileira com músicas nerds


MegaDriver
Essa ganhou uma sessão só dela por ser, pelo menos pra mim, a única banda brasileira que faz game music. Até o instrumentos dos caras é customizado. Uma guitarra com o corpo de um MegaDrive. E outra com a face do Sonic. Não acredita? Pesquisa sobre a banda. Além disso, eles também fazem versões de músicas de séries como Jaspion, Thundercats, etc. 







Curtam aí Sonic The HedgeHog Metal.



Finalizando

O meu HD ficou menor depois desse post. Descobri muitas bandas legais. Espero também ter esclarecido o que eu considero como música nerd ou banda nerd. Espero também que as informações das bandas estejam corretas e que não deixe nenhum de seus fãs decepcionados com o que falei sobre cada uma. Desculpe se algumas, ou várias, bandas ficaram de fora, pois seria necessário vários posts para tratar sobre todas elas, qualquer uma que desejem que apareça futuramente por aqui é só deixar comentários.
Quero agradecer especialmente a minha namorada Andhora, por me dar várias sugestões sobre como fazer esse post. Ela praticamente foi co-autora deste post. Visite o blog dela, é uma das minhas principais inspirações.
Notem também que eu não coloquei os sites das bandas neste post. Isso foi porque todos eles são fáceis de achar, é só digitar o nome da banda no Google.







Barenaked ladies




2 comentários:

Andhora disse...

Eu sabia que esse post ia ficar incrível! Eu amei...

Gostei da forma como vc organizou... Tinha algumas bandas aqui que eu nem conhecia e gostei ^^

Está de parabéns ;)

;**

Jonas disse...

Po muito legal, curti o post. A powerglove é bem foda tem ate uma musica da entrada do pokemon, simpsons, sonic, e por ai vai.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...