segunda-feira, novembro 29, 2010

Gamer e a TV Digital Interativa



Greetings!! (vou ver o se isso fica melhor do que o Howdy?!)

Fazia tempo que eu queria falar sobre esse filme, ele não foi tão badalado como tantos outros. Mas pra mim mostrou algo bem possível de acontecer num futuro próximo aqui no Brasil.
O nome do Filme é Gamer, ele é de 2009 e tem Gerard Butler como um dos personagens principais. Vejam o trailer e Sinopse:



Sinopse: Num futuro próximo um revolucionário game on-line será a mais popular forma de diversão. Semanalmente, milhões de internautas assistem condenados lutando para sobreviver como se fossem personagens virtuais em um game. Kable (Gerard Butler), um prisioneiro, se tornará a grande estrela deste jogo. Para o jogador, Kable é um mero personagem, mas para o grupo de resistência ele é a peça chave para a vitória. No meio dessa batalha, e sob o comando de um adolescente, Kable terá que usar todas suas habilidades extravirtuais para vencer o jogo e derrubar o sistema.

Quando falei inicialmente que o que estaria próximo a se tornar realidade, não me referia ao controle de pessoas via internet. Me referia a interatividade da TV digital.

No mundo de Gamer, TV e Computadores chegam a ser a mesma coisa. As pessoas usam a TV para tudo, acessar a net, fazer compras, jogar games, etc. Algumas poucas pessoas ainda utilizam o computador separado da TV. E nesse mundo 2 Games fazem muito sucesso.

Um é uma game social, Society, bem parecido com o Second Life. Seu avatar é uma pessoas de verdade, que é paga para ser controlada por outras pessoas via internet (isso mesmo, um emprego do futuro). Esses "avatares reais" fazem o que o jogador quiser, e você os controla via sua TV que está conectada a WEB.

As duas imagens a seguir são desse game. A primeira é o profile do avatar do jogador. Ele está escolhendo a roupa que a personagem vai utilizar. E a segunda é o avatar utilizando a roupa escolhida no mundo de jogo. A terceira é o simpático jogador em sua humilde residência.

Escolha a roupa do seu avatar.


Você imagina como a pessoa que joga com esse avatar?


Não é onda não. Esse cara joga com aquele avatar!


O segundo jogo é chamado Slayers. Você também joga com "avatares reais", que nesse caso são prisioneiros condenados a pena de morte ou prisão perpétua. Eles jogam pela própria vida. E caso sobrevivam a um número determinado de partidas, eles alcançam a redenção. São libertados.

A primeira imagem mostra uma cena de uma partida de Slayers. O jogador e seu avatar. Assim como no Kinect, você não precisa de Joystick. E é jogado através de usa TV. Neste caso o quarto do cara tem uma tela de TV gigante que quando ligada parece que ele está no cenário do game. A segunda imagem mostra de um ângulo diferente a mesma partida de Slayers.

Slayers


Xbox 360?

No filme existem ainda cenas em que você o jogador utilizar sua TV para acessar sites, checar redes sociais, fazer videoconferências, etc.

E é nisso que quero chegar. Você já ouviu falar da google TV?

A Google TV, é uma plataforma da Google, que permitirá que qualquer pessoa tenha acesso a internet através de sua televisão, bastando apenas comprar um set-top-box ou uma TV compatível com o serviço.
E isso te proporcionará um maior conforto de interatividade ao assistir sua programação favorita. Para saber mais clique aqui.
Nos EUA acabam de ser lançados equipamentos Logitech e Sony que trará esse tipo de benefício para os telespectadores, bastando pagar o preço do equipamento. O acesso a internet será totalmente ilimitado como prometeu a Sony. Veja a matéria aqui.

Vejam estes vídeos:

Propaganda Google TV



Lançamento Google TV



Google TV Demo



Eu vejo um mundo de possibilidades após esse lançamento. Basta lembrar que tanto as TVs com o set-top-box imbutido quanto o set-top-box, terão um HD generoso, processador e memórias, ou seja, para um computador não falta quase nada.
O potencial deste tipo de plataforma é imenso. Você tem um hardware robusto para testar aplicações dos mais diversos tipos, inclusive, ao invés de perder tempo procurando o que assistir na grade de programação da sua TV por assinatura, dá pra fazer uma pesquisa pelo google diretamente nela, encontrando o que você quer de forma mais fácil e rápida.

E veja só o que o lançamento da Google já causou, outras fabricantes estão seguindo esta tendência.

Propaganda Samsung Internet@ TV



Samsung Internet@ TV Preview



Samsung Internet@ TV Review



Com isso cada vez mais fabricantes vão lançar seus produtos semelhantes, gerando concorrência, e nós, consumidores saimos ganhando. É necessário também que pessoas aqui do Brasil se interessem e desenvolvam aplicativos para esta nova plataforma. A google TV é gratuita mas os serviços são para os que residem nos EUA. Temos que desenvolver nossos serviços considerando o que está disponível para nós aqui.
Sendo assim essa nova plataforma abre as portas para um novo mercado de softwares. Se você quiser entrar nesse novo mundo como desenvolvedor, a UFPB tem sido o carro chefe da TV Digital Interativa no Brasil, clique aqui para ver as conquistas e o que ela tem desenvolvido.

É isso aí pessoal, mais uma vez os filmes nos mostrando um futuro bem possível de acontecer, interatividade total com a TV e uma fusão de TV e Computador. Assistam Gamer é bem legal e se você se interessou pela área, pesquise e desenvolva algo, as portas estão escancaradas!!!



Chega logo futuro, chega, chega chega!!!!!

4 comentários:

Andhora disse...

Ah, não :( Mais um filme que ainda não vi :~ FEAR

Andhora disse...

FIRST FIRST FIRST!!! FIRST-ésima da Silva Sauro \o/

Andhora disse...

Lido. Gostei da comparação que você fez utilizando os elementos do filme com elementos que já fazem parte da nossa realidade na era digital. Alguns dispositivos já são uma realidade, outros são projetos cada vez mais próximos de se tornarem reais e começarem a fazer parte do nosso cotidiano.

Muito bom...

Está de parabéns :)

Bob Mota disse...

Me respondam vocês: Quantos de vocês teem uma namorada como a minha? Nerd, Linda e Gosta de tudo que você gost?
Se você tem sabe o quanto que é raro. Se não tem, quando achar dê um jeito de segurá-la!!!!
Pois bem, meu amor, é muito bom ter você por aqui comentando nos meus posts. E como você é alguém da área de tecnologia, um elogio seu sobre um post meu nesta área é muitíssimo valioso!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...