domingo, outubro 03, 2010

O BobNerd viu: O último mestre do ar



Howdy?!

Pois é, a primeira vez que vou falar sobre um dos lançamentos do cinema deste ano. Era preu ter falado de outros. Mas vou dar logo minha opinião sobre esse filme que está mais recente. Os outros eu falo como exemplo do que não deveria ser feito, ou do que deveria ser feito.
Então pessoal vou abordar o filme nos pontos que eu considero importante e minha opinião no geral vai ser dada só no final, se você que achou só precisava ler o início e saber já de cara o que eu achei, se ferrou, vai ter que, pelo menos, ir até o fim da página e procurar a minha opinião.

E aviso que o texto abaixo conterá Spoilers, então se você não se importa continue lendo, se você já viu e quer ver a opinião de um outro fã da série, leia também.

Vamos primeiro aos pontoss fortes do filme.

Abertura

Uma das partes mais legais do filme, é a abertura. É bem fiel a do desenho. Sabe aquela parte em que aparece um dobrador de cada elemento executando seus movimentos de dobra, e Katara dizendo que elemento que é cada um?

Essa abertura é extremamente fiel, e quando eu vi pensei: Eles adaptaram isso?? (incrédulo) Então o filme vai ser bom.

Vejam e tirem suas próprias conclusões:


Os Cenários

Os cenários são bem legais, pelo menos os relevantes, como: Os Templos do Ar do Norte, do Sul, A Tribo da Água do Norte.

Ficaram bem interessantes, pelo menos o último citado acima, ficou muito bonito mesmo.

Os templos do ar ficaram bem interessantes também apesar de utilizarem como base, os templos hindus da índia. Eles usaram na íntegra mesmo, até porque os templos dos Nômades do Ar eram ruínas, então não tiveram muito trabalho para adaptar, creio eu.

Os cenários impressionam


Uma parte muito legal também é a Sala dos Avatares, ou seja, aquela câmara que no desenho possui as estátuas de todos os avatares anteriores a Aang. Ficou grandioso.

O cenário também chega a ser um defeito do filme, pois os templos do ar, que deveriam mostrar como era a vida de Aang e a cultura dos dobradores do ar, não foram utilizados dessa forma. Uma pena.

As "Dobras" dos Elementos

As tattoos do Aang ficaram legais.


Ficaram bem feitas também. No filme eles utilizaram movimentos de Tai Chi Chuan e Kung Fu, como os movimentos das bases para os dobradores elementais. No desenho também, mas no filme foi dado bem mais ênfase a esses movimentos. E estão de parabéns!!

Fora que ficaram bastante realistas. Em um momento, é bem verdade que, ficou bem artificial, quando Aang está aprendendo a dobra de água na tribo do norte. Tem um momento que o mestre está testando-o e fica bem artificialzinha. Pareceu o filme dos X-Men antigão que tinha Emma Frost.




Pra mim o ponto mais forte de todo o filme foi: APPA

Cativante!


O bisão voador ficou magnífico.  Foi emocionante vê-lo. O personagem mais carismático de todos no desenho. Mais até que o Aang. Eu até quis um pra mim quando eu vi no filme. As cenas de voo também ficaram muito naturais.

Então esse pra mim é o ponto alto do filme, Appa.

Ficou realmente bom.


Pontos Ruins do Filme

Agora a parte divertida, a hora de descer o pau nas coisas ruins. Mas sem esquecer das boas.

Velocidade

O filme mais rápido do mundo.


A pior coisa nesse filme pra mim foi a velocidade com que as coisas se desenrolam. Rápido é pouco !!!

O que torna o desenho belo, é a excelente história, o modo de viver de cada dos personagens, seus valores e COMO AS COISAS SE DESENVOLVEM !!!

E no filme você não tem isso, as coisas correm demais, as personalidades dos personagens não são exploradas de modo algum!! O filme chega a ser uma sequência de acontecimentos rápidos e sem desenvoltura, que vez ou outra pára para dar uma respirada. E nessas "respiradas" eles colocam unas cenas de luta mal acabadas que uma ou outra escapam!!

Sinceramente, as lutas de Besouro(o filme nacional do capoeirista), são bem mais emocinantes.

A única cena que escapa, para mim, é uma breve sequência em que Zukko e Aang lutam juntos contra um exército de dobradores de fogo. E mesmo assim só escapa quando estão lutando um de costas para o outro fazendo um coreografía bem legal.

Uma boa luta essa. Mas só essa.


Lógico que dá pra entender que não tinha como eles comprimirem uma temporada de um desenho em um único filme. Deu a entender que serão 3 filmes (se fizer sucesso), um para cada temporada do desenho. E neste filme, ficou uma droga, tudo ficou muito corrido e muito mal desenvolvido. O que é uma pena, pois a série tinha futuro, pelo menos é o que penso.

Não sei vocês sabem, e eu pretendo falar sobre isso aqui mais na frente, a série em quadrinhos The Walking Dead será adaptada para TV, e creio que isso seja um excelente primeiro passo para coisas assim. Existem HQ's, desenhos, e etc, que se adaptado para o cinema fica algo muito forçado pelo pouco tempo que tem para desenvolver algo grande demais. Neste caso falo de adaptar algo como uma temporada para um único filme. Talvez desse certo se fossem mais filmes, mas não foi isso que fizeram e sinceramente não ficou bom. Mas isso não é tudo. Continue lendo

Katara

Esqueça a Katara do desenho.


Pra mim ela é a grande cagada desse filme.

Você que assistiu a série com toda a certeza, lembra de uma Katara forte, longe de ser uma donzela indefesa, que muitas vezes superava o Aang na dobra de água. Ela inclusive aprendeu a dobra avançada de água, a dobra de sangue, que consiste em dobrar a água existente nos seres vivos. Ou seja, ela não é nada frágil, ela pode ter um dengo natural, pode ser manhosa as vezes, pode chorar em algumas partes da série.

Mas ela definitivamente não é uma dobradora medíocre como é mostrada o filme. Ela é quem ensina boa parte do que Aang sabe no desenho, e no filme ela foi...como é o contrário de evolução?....reduzida à uma garotinha frágil e até burra!!

Burra porque ela poderia ter dado um CACETE feio em Zukko, mas não ela só pára uma bola de fogo, a outra ela fica vendo chegar nela e leva na fuça !!!! E em alguns momentos do desenho Zukko chega a ter medo de Katara, porque sae que se ela quiser, ela faz dele uma mulherzinha!!!

O Senhor do Fogo

Esse sim é o Senhor do Fogo.


Ele mesmo !! Ele é um personagem que só é revelado mais à frente no desenho. E quando digo mais para frente, é porque isso só acontece perto do final. Você só vê a sombra do cara, aqui ele é aquele cara que aparece direto, fora que ficou tosco esse ator como o senhor do fogo. Ele não parece ser tão mal, ele parece aquele tio legal, solteirão, que te leva para beber cerveja escondido do seu pai quando você é adolescente!! Não vou falar mais, tirem suas conclusões.

Percebe a semelhança?


Dobradores de Terra

Os dobradores mais brutos do desenho.


Na série estes são simplesmente os dobradores mais ignorantes. Os mais agressivos são os do fogo. Mas aqueles mais brutos em termos de poder, são os da terra!! Fora que o povo do Reino da Terra não é fácil de domar !!! Daí aparece no filme uma prisão feita para os dobradores. E a prisão é no meio de um vale com, advinhem......, bastante TERRA!!!

Um prato cheio pra alguém que utiliza esse elemento. Fora que as melhores prisões segundo a série, são aquelas que privam o dobrador do elemento. Se você é dobrador de água, te colocam num lugar que não possua água, e por aí vai.  Pode ser um trabalho difícil de fazer, separar um dobrador de terra do seu elemento, mas enfiá-los no meio de um vale não é a melhor solução com toda a certeza !!!

E aí eles ficam lá quietinhos esperando o Avatar aparecer, aí o Aang fala unas besterias e o povo toma uma iniciativa.

Sinceramente, a opressão sobre o povo do reino da terra poderia ser mostrado de outra forma, assim eu achei forçado demais!!!

Conclusão

O filme tinha tudo para ser bom. Não sei se os motivos que apresentei acima são suficientes para dizer se o filme é bom ou não. No entanto como fã da série eu sei o que eu queria ver e imagino o que os demais fãs queriam, e não foi isso que tivemos.

Sinceramente eu gosto dos trabalhos do diretor M. Night Shyamalan, e fiquei decepcionado com esse. Não sei porque aconteceu algo assim com uma série tão rica, que poderia ser melhor desenvolvida.

Como você permitiu isso?


Creio que o que acabou mesmo com o filme foi o pouco tempo que tinham, e tentar comprimir o conteúdo de uma temporada em algumas horas. Talvez se fossem feitos mais filmes, o trabalho poderia ser melhor. Talvez também não fosse viável adaptar essa série para o cinema, por ser algo bastante complexo e grande. Complexo porque o desenho nos apresenta a uma cultura rica e diferente, bem trabalhada para um desenho, com formas de pensar dos personagens bem diferentes mas que tem um relacionamento estável. Vemos que cada uma das nações tem culturas diferenciadas, o que não foi trabalhado no filme, não como merecia ter sido trabalhado. E se for pensar direitinho, existem mais motivos para chegar a conclusão de que não foi uma boa adaptação, eu citei os mais gritantes na minha opinião.

Quando vi o trailer do filme, achei que o fariam a partir do gancho que deixaram no fim da série, que Zukko descobre que sua mãe está viva e que está escondida em algum lugar. Daí pensei que seria feito o filme em cima dessa história, o que eu acho que seria infinitamente melhor, porque seria uma história nova que poderia caber na quantidade de tempo que quisessem e poderia ficar algo não tão corrido e seria uma excelente homenagem à série.

4 comentários:

Andhora disse...

Ótima análise. Eu não posso falar muito porque eu não assisti a série toda... Só vi alguns episódios isolados... Mas pretendo assistir como eu te disse ^-^

O filme eu gostei bastante... Vamos ver se continuo achando isso depois que eu assistir a série em desenho ;S

Trailer Completo do Lanterna Verde – O Filme « Nerdices & Afins disse...

[...] É esperar para ver. Os trailers não são uma boa fonte de informação, como o objetivo dele é atrair os espectadores para o cinema, não se pode confiar neles. Muitas vezes fazem um exibição rápida das melhores cenas do filme e pronto, que foi o que fizeram com o Último Mestre do Ar (que foi discutido aqui). [...]

Anônimo disse...

O Filme saiu tão ruim que ganhou o Fambroesa de Ouro de pior filme do ano.

Fambroesa de Ouro : "Oscar" que premia os piores filmes, atores , etc ...

Bob Mota disse...

O prêmio foi mais do que merecido!! kkkkkkkkkkkkkkkkk! Tava em dúvida se torcia pra isso ou pra o do Crepúsculo que tava concorrendo. Mas é horrível. Eu costumo dizer sobre esse filme, que se você quer um bom filme, assista o trailer! Só o trailer!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...