domingo, setembro 19, 2010

Dia D RPG - Campina Grande - PB



Howdy ?!

Apesar de ter ido apenas no segundo dia, foi um dos eventos mais legais de RPG que eu já fui. Gostei muito de tudo que eu participei, acho que só faltou eu tirar mais fotos e ter levado o 1Kg de alimento. Se você gosta de/joga/mestra RPG, apesar de não ser da Paraíba, leia e conheça como são os eventos de RPG por aqui.
O que é o Dia D RPG ?

De acordo com o site do próprio evento, ele é definido da seguinte forma:

O Dia D RPG Brasil foi criado para integrar os esforços no maior número de cidades e regiões de nosso país de modo a elevar o conhecimento a respeito do RPG e suas características. Além disso, percebemos que por falta de algumas informações e conhecimentos específicos, diversas iniciativas e projetos pelo país deixavam de se concretizar por problemas estruturais ou operacionais. Assim, com a troca de informações entre estas comunidades fortalecemos o hobby e estimulamos o empreendedorismo, ajudando a concretizar os objetivos de cada organizador.

Mais informações no: http://diadrpg.org/o-evento/

Dúvidas esclarecidas, vamos ao evento.

Apesar de chegar lá todo quebrado e com muito sono, devido ao show do dia anterior. Minhas forças foram renovadas quando vi todas aquelas mesas cheias de jogadores e com dados rolando a torto e a direito.

Mesas a torto e a direito.


Teve diversão para todos os gostos. Além das mesas de RPG, tivemos Videogames para quem quisesse, nada mais, nada menos que dois "joguinhos muito fraquinhos": God of War III, e Street Fighter IV.  Fraco o negócio. Muito fraco neh não?!

Games+RPG, tem como ficar ruim?


Outra coisa que me surpreendeu, foi a venda de miniaturas. Precisamos muito de iniciativas assim por aqui. Muitas pessoas não veem isso como uma dificuldade, afinal a internet acabou com muitas fronteiras. No entanto, tendo o produto próximo ao consumidor, facilita a disseminação do hobby. Pois é bem mais fácil, creio eu, alguém se interessar por um produto que está a poucos metros de onde você mora, do que você arriscar comprar suas miniaturas de terceiros que vendem através dos seus perfis em fórums ou redes sociais. Parabéns para a iniciativa de se vender minis durante o evento.

As mesas estavam interessantes, mas duas delas me chamaram atenção,

Mestre Cleriston


A Lenda dos 5 Anéis
Bem Mortal.


e o The Call of Chtulhu
Não tem muito a ver com a obra original.


Foi uma surpresa por que foram justamente as mais diferentes, fugiram um pouco do clássico, Fantasia Medieval (D&D e cia) e Horror Gótico (Vampiro: A máscara, Lobisomen: O Apocalipse), nada contra nenhum dos dois, eu já joguei ambos e foi muito divertido, sendo que jogar coisas diferentes também é muito bom.

A mesa em que joguei foi a de The Call of Cthulhu, que apesar de ser D20 System, foi muito legal experimentar esse tema, especialmente quando sou fã da obra do Lovecraft. Todos os PJ's morreram, mas foi muito divertido.

Outra mesa bastante interessante é a de Star Wars Saga. É interessante porque creio que não é um gênero muito explorado por aqui, o de ficção científica. Uma iniciativa muito bem vinda.

Realmente muito bom!!


Eu queria ter preparado algo bem diferente para mestrar nesse encontro mas infelizmente não consegui a tempo. Estava pensando no aclamado Diaspora, ou Eclipse Phase, ou Shotgun Diares, ou o All Flesh Must to be Eaten.

Percebam que os dois últimos destes quatro, não são ficção científica, são cenários pós-apocalípticos em que você tem que sobreviver num mundo dominado por zumbis. Legal não ?!?! Mas eu os citei por serem totalmente diferentes do D20 System ou do sistema da White Wolf.

Creio que estes eventos servem justamente para isso, divulgar o novo, revenrenciar o clássico. Agradando assim a gregos e troianos. Mostrando que o RPG é bem mais abrangente. Que não envolve apenas temas clássicos, mas o que você quiser jogar.

Então fica a dica para os mestres para os próximos eventos, se puderem, e quiserem, mestrem coisas bem diferentes.

Outro ponto bastante positivo do encontro foram as palestras. Mas antes de falar delas, é preciso dizer que tivemos presenças especiais na edição deste ano. O casal Daniel e Elisa Ramos (ambos do Paragons), que deixaram as areias da capital para participar do evento, ponto pra eles, valeu pela presença e venham mais.

Pano pra Manga presente sempre!!


Não posso deixar passar a presença da Pano Pra Manga, loja online de camisas com estampas divertidas, eles tem ótimos modelos e sempre tem marcado presença nos eventos daqui da cidade. Adoro as camisas, tenho que adiquirir a minha o mais breve possível.

Tá, falei muito, mas não falei sobre as palestras. Apesar de não ter visto nenhuma. Elas foram muito elogiadas.

A da Elisa sobre a construção de personagens.

Elisa, a noiva do Dan Ramos


A do Danielfo (do Pensotopia)  foi sobre humor e RPG.

Danielfo e sua palestra engraçadíssima


E a do Felipe (também do Pensotopia) falou sobre a evolução de D&D das origens até a 4th edition.

Evolução do D&D


Todos adoraram, não teve um troll que não tenha gostado delas. Para saber melhor sobre elas acesse o Pensotopia, e leia a resenha do Danielfo. A palestra da Elisa inclusive já tinha sido publicada no Paragons (clique aqui).

Para encerrar tiveram também os sorteios e as promoções.

Eu vi o sorteio da promoção "Tire um jogador da sua masmorra", que se eu tivesse conhecimento tinha participado, os mestres que levassem mais jogadores da sua mesa para o encontro participaria, eu só levei 2.

Teve também o da "Qual a aventura mais louca para se jogar com GURPS 4e", que a vencedora levou pra casa o novíssimo Gurps 4ª edição. Que ainda não tinha sido enviado pela Devir, mas ela com certeza reberá.

A outra promoção foi para quem levasse 1Kg de alimento para o evento, a mais importante, vale salientar.

A foto dos campeões:

Arsenal do Aventureiro


Livro dos Monstros


Lugares Misteriosos

Então pessoal, é isso aí. O evento foi muito bom, e percebam que tudo isso aconteceu no segundo dia só. Queria eu ter participado dos dois dias, mas não deu. Saímos do evento com a promessa de outro voltado apenas pra RPG, fora esse, e O Dia dos Jogadores de RPG que acontece no carnaval.

Nós jogadores, precisamos de eventos assim, sempre conhecemos outros jogadores, as principais mesas da cidade, os interesses do pessoal. É sempre muito bom.

Até a próxima.

4 comentários:

Tiago Deividy disse...

Excelente resenha. Espero que no próximo encontro venham mais pessoas. Abraços!

Bob Mota disse...

Obg pelo elogio e por passar por aqui. Eu pretendo divulgar mais material de RPG aqui no blog. Sobre eventos, pode contar com o Nerdices & Afins para isso.

Dan Ramos disse...

Fala Mota! Massa a sua resenha e o blog, não conhecia! Viesse pro HQPB aqui em João Pessoa?

Abs!

Bob Mota disse...

Opa Dan !! É uma honra ter você por aqui!!
Kra, infelizmente eu não pude ir. Fiquei arrependido. Tava até com uma grana reservada para HQ's caso eu fosse.
Mas não deu. Fiquei sabendo pelo Danielfo que foi muito bom !! Espero poder aparecer no próximo evento.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...